Chagall e La Fontaine juntos no Museu Correios

1
Seven Star · Rio de Janeiro, RJ
15/10/2014 · 0 · 0
 

O Museu Correios apresenta a exposição inédita Marc Chagall, Fábulas de La Fontaine, de 30 de outubro de 2014 a 11 de janeiro de 2015, com curadoria de Enock Sacramento. A mostra apresenta uma série de 97 gravuras em metal realizadas pelo artista russo Marc Chagall entre 1927 e 1930, sobre a obra do fabulista francês Jean de La Fontaine. Além de admirar, o público poderá ouvir, ler e vivenciar as obras por meio de livros de áudios disponíveis na exposição. A mostra é patrocinada pelos Correios e tem entrada gratuita.
A exposição “Marc Chagall, Fábulas de La Fontaine”, apresenta 97 reproduções de gravura em metal (42 x 33,5 cm), realizadas entre 1927 e 1930, editadas por Ambroise Vollard em 1952. A mostra é composta por 9 grupos com 10 obras de mesmo contexto e mais um grupo com 7 obras de contextos similares. Dez fábulas são reproduzidas em áudio, a fim de proporcionar a inclusão de não videntes à mostra e a interação do público em geral com as estórias. Dentre estas dez fábulas, o público poderá escolher sua preferida e levar uma cópia para casa. Há ainda a possibilidade de ler as fábulas por meio de livros dispostos pelo espaço do museu – ação desenvolvida a fim de fomentar a leitura, principalmente do público infanto-juvenil – em um ambiente fantástico-fabuloso que estimula a curiosidade e aproxima o público às obras.
“E, se agora me perguntarem: ‘Por que Chagall?’ Respondo: ´Ora, precisamente porque sua estética me parece bem mais próxima e, em certo sentido, aparentada à de La Fontaine, ao mesmo tempo densa e sutil, realista e fantástica.” Essas palavras de Ambroise Vollard – marchand de Chagall – permitem a compreensão do sincretismo envolvido entre as obras do artista russo e as fábulas do escritor francês. Os temas de Chagall buscam explorar um universo mágico, que vai além da realidade e universalidade. Marc Chagall consegue representar em suas obras toda uma diversidade de sentimentos, enaltecendo a subjetividade e sugerindo em sua estrutura semi-simbólica a narratividade presente na fábula.

Para o curador da mostra, Enock Sacramento: “Trata-se de uma oportunidade rara de conhecer esta série em que o mais importante artista plástico judeu do Século XX recria plasticamente a fina ironia dos textos alegóricos do escritor francês”.
Informações e Entrevistas:
Aline Borba e Heloisa Castro
aborba@sevenstarmkt.com.br // heloisa@sevenstarmkt.com.br
(21) 3352-1905 // 9 7901-9575


Serviço:
Exposição “Marc Chagall, Fábulas de La Fontaine”
Local: Museu Correios
Endereço: SCS quadra 4, bloco A, 256, ed. Apolo - Asa Sul, Brasília - DF, 70304-915
Visitação: 30 de outubro de 2014 a 11 de janeiro de 2015.
Horário de visitação: terça a sexta, das 10 às 19h. Sábados e domingos, das 12h às 18h.
Informações: (61) 3206-9448
Entrada franca
Classificação Livre
Realização: Arte Impressa
Patrocínio: Correios
Acesso para pessoas com necessidades especiais

onde fica
Museu Correios
por que ir
Exposição inédita no Museu Correios traz 97 fábulas de La Fontaine ilustradas pelo artista russo Marc Chagall. Dez delas são narradas especialmente para o público.
quando ir
30 de outubro de 2014 a 11 de janeiro de 2015
quem vai
Realização: Arte Impressa
Patrocínio: Correios
quanto custa
Entrada gratuita
contato
Aline Borba e Heloisa Castro aborba@sevenstarmkt.com.br // heloisa@sevenstarmkt.com.br (21) 3352-1905 // 9 7901-9575

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados