Cidade de Deus recebe projeto Academia na Praça

1
News Assessoria · Rio de Janeiro, RJ
17/6/2011 · 0 · 0
 

Comunidade pacificada recebe o mesmo projeto já presente nas areias da Zona Sul e no Complexo do Alemão. Meta é melhorar a qualidade de vida da população através do esporte


Há alguns anos era impensável imaginar reais melhorias na Cidade de Deus, uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro. Porém, em 2009 esse panorama começou a mudar. A região foi a segunda na capital fluminense a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). No ano seguinte, foi instalada a primeira UPA e no dia 18 de junho mais uma intervenção benéfica à população chegará ao local: a ONG Arte e Vida inaugurar o projeto Academia na Praça, que, de forma gratuita aos moradores, levará diversas atividades esportivas à boa parte dos cerca de 60 mil moradores do sub-bairro. A Academia na Praça da Cidade de Deus será mantida com recursos captados junto ao Banco Santander através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Este é mais um projeto da ONG Arte e Vida, que há 11 anos instala nas areias das praias do Rio de Janeiro, de forma itinerante, academias de musculação como essa que será levada à comunidade. O mesmo projeto também se faz presente no Complexo do Alemão, desde abril de 2011. A atividade esportiva funciona em parceria com o Ministério dos Esportes, Prefeitura do Rio de Janeiro e Banco Santander. O comprometimento com a melhoria da qualidade de vida da população carioca é o principal objetivo das academias, que agora estão presentes nas Zonas Norte, Sul e Oeste da cidade. Além de opção de esporte, o projeto se mostra um elo para integração social e lazer.

A unidade da Cidade de Deus manteve a gratuidade aos alunos, característica essencial do projeto. Ficará instalada, de forma permanente, na Praça Padre Júlio Groten. A única exigência para ingressar na academia é a apresentação de um exame médico, que poderá ser feito na Unidade de Pronto Atendimento da comunidade. Serão cadastrados alunos com idade mínima de 15 anos para todas as modalidades, porém, para a turma de Capoeira, as vagas também poderão ser preenchidas por crianças.

A Academia na Praça disponibiliza uma estrutura com 25 aparelhos de musculação construídos em aço inoxidável, equipe com quatro professores de educação física, que elaboram séries para musculação e cuidam das aulas de ginástica, abdominal e alongamento, sempre auxiliados por seis estagiários. Outros três profissionais especializados ficam responsáveis pelos treinamentos de yoga, tai chi-chuan e capoeira.

Para se inscrever, o aluno deverá levar documento de identificação com foto e atestado médico. No ato do preenchimento do cadastro também haverá um questionário sobre saúde pessoal. A academia funcionará em horários alternativos ao de maior incidência dos raios solares. Assim, o funcionamento ocorre de segunda a sexta, das 6h às 10h e das 16h às 20h, sábados de 7h as 10h. Mantendo-se fechada apenas em horários de chuva.

onde fica
Academia gratuita na Cidade de Deus
por que ir
Comunidade pacificada recebe o mesmo projeto já presente nas areias da Zona Sul e no Complexo do Alemão. Meta é melhorar a qualidade de vida da população através do esporte
quando ir
Segunda a Sexta - das 6h às 10h e das 16h às 20h. Sábados das 7h às 10h.
*Em caso de chuva a academia permanecerá fechada, sendo reaberta após o fenômeno passar.

quem vai
Alunos entre 15 e 88 anos
quanto custa
É gratuita

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados