Alan Langdon é o idealizador do cineclube Sopão de Filmes.
O cara mexe com cinema há aproximadamente dez anos, e é colaborador do Overmundo. Bons motivos para que o blog que ele mantém com a programação dos cineclubes de Floripa seja conhecido aqui também (no site e na própria cidade, na qual é praxe reclamar da cena cultural). O nome é simples e direto: Cineclubes Floripa. Esclareço: estou falando de duas coisas ao mesmo tempo: do Cineclube Sopão de Filmes, motivo central do post, e do blog Cineclubes Floripa, que serve como referência da cena florianopolitana.
Como sempre, o problema não é que as coisas não aconteçam, mas sim que as pessoas não ficam sabendo. Para colocar o grão de areia possÃvel, divulgamos aqui a idéia.
O Sopão de Filmes é uma idéia interessantÃssima. O pessoal vai, assiste à programação e, de lambuja, toma sopa e/ou cachaça.
O Alan é co-diretor do documentário Sistema de Animação, sobre o baterista Toicinho (Lourival Galiani). Para ver trailer do documentário, postado no banco de cultura, clique aqui.
Para acessar o site do Alan: www.CASAdoALAN.com.br
Para ter uma idéia de como funciona a coisa no cineclube, veja a programação da edição mais recente do Sopão.
P.S.: Durante o processo de edição me comuniquei com o Alan, que sugeriu uma mudança fundamental, o toque etÃlico da dica, que optei por negritar.
Abaixo, uma descrição extraÃda de trechos do release que ele me mandou por e-mail:
O que é o Sopão de Filmes?
"Iniciado em 2003 quando o cineasta Alan Langdon buscava uma oportunidade informal para trocar experiências com outros realizadores de Florianópolis, o cineclube Sopão é um projeto que visa criar um espaço de entrada franca para a projeção e discussão informal de obras audiovisuais principalmente de Santa, além de outras partes do Brasil e afora. Assim abre-se espaço para diálogo, troca de idéias e técnicas; enfim, intercâmbio criativo e cultural. Atinge-se um público variado, contribuindo para a formação e conscientização de espectadores do cinema e vÃdeo. O Sopão já projetou obras de cineastas brasileiros incluindo Clarissa Campolina, Helvécio Marins Jr, Kleber Mendonça Filho, Christian Caselli, Zé Rafael Mamigonian, Jefferson Bittencourt, Fernanda Fraiz, Paulo Maistto, Christian Abes, Silvia Biehl, André Arieta, coletivo .cinema8ito., Iara Iguti, Marco Martins e Loli Menezes (Vinil Filmes), Carolina Coral, Petter Baiestorf, Gurcius Gewdner, Grazielle Vieira, Leonardo Gomes, Alan Langdon, Expressão Sarcástica, equipe Pintô Sujêra, Fê Luz, Guilherme Ledoux e Rita Pilfner, além de artistas internacionais como Jeroen Offermant, Bill Plympton, Christy Caracas, Signe Baumane e Mike Overbeck. No clima informal do evento, geralmente uma sopa é servida acompanhada da opcional cachaça. O público fica à vontade no espaço Pomar das Artes, seja no deck ou dentro da sala, sentando em cadeiras, puffs e almofadas espalhadas pelo chão. Após as sessões ocorrem bate-papos informais entre o público e realizadores presentes, estreitando o entendimento entre os dois e desmistificando o processo de realização de filmes."
Bacana. Uma idéia pra copiar por ai (e por aqui). Cinema com sopa é bom - principalmente no inverno.
Ilhandarilha · Vitória, ES 5/9/2008 14:28Ótimo o nome do cineclube! E muito legal ser itinerante, não restringir as exibições a um lugar só.
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 5/9/2008 14:50
Ilha e Helena, valeu pelos comentários.
Quanto à natureza itinerante do cineclube, é legal mesmo, mas na verdade pelos papos que bati com o Alan constatei que é raro ser em outros lugares. Acontece em geral mesmo no Pomar das Artes.
De qualquer maneira, estou tentadÃssimo a propor uma parceria entre Sopão e Bilica (parece até nome de história em quadrinhos). :)
Bom...
É isso. Abraços,
Felipe
Legal, Felipão! Só não me liguei na sopa. Pra mim bem que podia ser cinema & causone, cinema & frango com quiabo (ou catupiry)... coisas leves assim.
Na boa: Pedida e tanto cinema com qualquer acompanhamento.
Abs
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!