Há quem diga que Paris é a capital do cinema e que por lá, mais do que em qualquer outra cidade, os habitantes vivem a sétima arte de modo pleno.
Não é um Quartier Latin, nem é esta a intenção, mas se existe um lugar no Rio de Janeiro que se aproxima desta invejável experiência francesa, este lugar é o bairro de Botafogo.
Porque se é verdade que em um quarteirão do famoso bairro francês é possÃvel entrar em dois cinemas diferentes, ao menos em uma quadra de Botafogo isto também acontece. O Estação Botafogo (3 salas, total de 387 lugares) e o Espaço de Cinema (3 salas, total de 599 lugares), ambos na Rua Voluntários da Pátria, ficam a menos de 100 metros um do outro. Ambos são do Grupo Estação, exibidor conhecido por colocar em cartaz filmes com perfil menos blockbuster.
Se a disposição for maior, andando apenas dois quarteirões, outro cinema já aparece. Dentro do Botafogo Praia Shopping está o Cinemark Botafogo (6 salas, total de 1248 lugares), onde você vai encontrar justamente as opções preteridas pelas salas dos dois cinemas da Voluntários da Pátria. Filmes com apelo comercial. Homem-Aranha 3, por exemplo, vi por lá. Ao recente Beijo Roubado, por sua vez, assisti no Espaço de Cinema.
Fora do shopping, um quarteirão (e meio) depois, as pernas estacionam mais uma vez no Unibanco Arteplex (6 salas, total de 1014 lugares). Inaugurado há pouco menos de três anos, o complexo tem como proposta ficar no meio do caminho entre o dito "cinema de arte" e o cinema mais comercial em voga num multiplex. DaÃ, naturalmente, vem o nome.
Se a disposição e a vontade de conhecer cinemas no bairro continuar, uma última opção: um pouco mais distante da área do "quadrado mágico" cinéfilo fica o cinema do Rio Sul (4 salas, total de 675 lugares), dentro do shopping mais famoso do bairro e tão voltado para os filmes pipoca quanto o Cinemark Botafogo.
Os amantes de cinema ainda tem opções de um cineclube que costuma rolar ao sábados na Casa de Rui Barbosa, que fica bem próxima às demais salas de exibição do bairro. E ainda, claro, há as locadoras voltadas para todos os perfis: das mais completas, como a do Estação Botafogo, O Cinéfilo e Video Session, àquelas voltadas para os últimos lançamentos, caso da gigante Blockbuster.
cada bairro do rio é um mundo paralelo. cinematograficamente paralelo.
nada como ter tantos filminhos a algumas passadas :)
Elisa Menezes · Rio de Janeiro, RJ 27/5/2008 11:38
Thiago, achei interessante pra caramba isso de juntar várias dicas num post só. Muito mesmo.
Abraço
Botafogo oferece estas maravilhas.Até para o canecão pode se ir a pé.
clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 30/5/2008 04:04
Bem Legal !!!
Gostamos e Votamos
Abraços
Thiagão,
Grande serviço!
Antigamente a Tijuca - Praça Saens Peña e seu entorno - oferecia os cinemas de rua. Eram vários, enormes (dois andares), passando os principais lançamentos. Agora todos viraram Igrajas e/ou lojas de departamento.
Tiosão
Muito obrigado a todos pelos comentários!
Tio Luis!!! Que honra ter vc aqui no Overmundo e, sobretudo, lendo os meus textos :)
Eu gosto muito de cinema de rua. É um outro clima, parece que faz parte da nossa vida, que está ali, logo na calçada misturado a tantas outras coisas. É ruim demais, na minha opinião, ir a cinemas dentro do shopping: é preciso passar por mil lojas, subir uma porção de escadas, enfrentar uma multidão para, enfim, chegar à sala da sessão. Botafogo é uma rara exceção neste sentido, onde há mais cinemas de rua do que dentro de shoppings. Beijo grande!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!