CAIXA CULTURAL apresenta
CINEMA FALADO
Segunda edição do projeto convida o escritor Marçal Aquino a comentar o filme Os Chefões, obra-prima do diretor Abel Ferrara
Uma das vozes mais potentes e singulares da literatura brasileira contemporânea, dono de um estilo de narrativa ágil e, ao mesmo tempo, reflexivo, que já migrou para o cinema em roteiros de filmes cultuados como Os Matadores e O invasor, de Beto Brant, o paulista Marçal Aquino é o segundo convidado do projeto CINEMA FALADO, realizado mensalmente pela Caixa Cultural. O autor de romances como o recente Eu receberia as piores notÃcias de seus lindos lábios, que abrem novas possibilidades para o gênero policial, indicou uma obra-prima do cinema mundial como um dos filmes que o influenciaram ao longo da vida. Marçal Aquino escolheu Os Chefões, do norte-americano Abel Ferrara. O filme será exibido no dia 13 de novembro, à s 19h00, no Teatro da Caixa Cultural e, em seguida, Marçal conversará com a platéia, com mediação do curador do projeto, Sérgio Moriconi. CINEMA FALADO tem entrada franca.
Os Chefões é uma produção de 1996 e está situada entre as grandes obras de Ferrara. O filme volta aos tempos da Lei Seca dos Estados Unidos, especificamente para os primeiros anos da década de 1930, para mostrar a tragédia que se abate sobre a famÃlia Tempio, formada por italianos mafiosos que imigraram para os Estados Unidos. Estão no longa-metragem vários elementos que poderiam integrar uma obra de Marçal Aquino: uma narrativa fragmentada, o recurso de ir e vir no tempo para compor, aos poucos, o mosaico da ação, personagens complexos, questionamentos existenciais e diálogos que sempre querem dizer mais do que aparentam.
MARÇAL AQUINO
Nascido em 1958, na cidade de Amparo (SP), Marçal Aquino é hoje um dos mais celebrados autores brasileiros. Com um estilo que ele já definiu como “hiper-realistaâ€, Aquino coloca em cena personagens comuns do cotidiano das cidades brasileiras, enfocando seus sonhos e seus desesperos, “sua miséria e sua maravilhaâ€, costuma dizer. São policiais corruptos, bandidos pequenos, matadores, prostitutas, fracassados de várias espécies, perdidos num cotidiano bárbaro, que ele retrata com sua escrita fina e sob as lentes da ficção.
Jornalista, escritor e roteirista de cinema, Marçal trabalhou como revisor, repórter e redator nos jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde e eventualmente ainda atua como jornalista free-lancer. Assina obras de ficção adulta e livros juvenis e faz roteiros para o cinema, tendo atuado como consultor no IV Laboratório de Roteiros Sundance/RioFilme, a convite do Sundance Institute, dos E.U.A., em 2002.
Aquino já lançou, em prosa, os livros O invasor, Faroestes, O amor e outros objetos pontiagudos (que recebeu o Prêmio Jabuti 2000), As fomes de Setembro (Prêmio V Bienal Nestlé de Literatura – Conto, 1991), Miss Danúbio (Prêmio do Concurso de Contos do Paraná), Cabeça a prêmio, FamÃlias terrivelmente felizes e Eu receberia as piores notÃcias dos seus lindos lábios. Sua poesia está em duas obras: Abismos – Modo de usar e Por bares nunca antes naufragados. No terreno da literatura juvenil, são dele os tÃtulos O mistério da cidade-fantasma, O jogo do camaleão, O primeiro amor e outros perigos, A turma da rua Quinze e Coleção Sete Faces.
Marçal é também um celebrado autor de roteiros para cinema. Alguns baseados em suas próprias obras – como Os matadores, Ação entre amigos e O invasor, de Beto Brant, e Nina, cujo roteiro foi escrito em conjunto com o diretor, Heitor Dhalia – e outros com adaptações de romances de terceiros – casos de Cão sem Dono, de Beto Brant e Renato Sciasca, sobre livro de Daniel Galera, e O Cheiro do Ralo, dirigido por Heitor Dhalia, sobre o primeiro romance do desenhista Lourenço Mutarelli.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!