Por que não pode tocar Beethoven no rádio? E Schumann? E Lizst? E por que não pode tocar Villa-Lobos? Ora, claro que pode. Ainda mais numa rádio cuja proposta tende para o educacional. Apresento-lhes a Rádio Furb.
Com regência do maestro Frank Graf, o programa Clássicos de Ontem e de Hoje é realmente abrangente. Tendo à frente um especialista em música clássica, Clássicos de Ontem e de Hoje não pretende ser somente um programa em que se pode ouvir música clássica. Frank Graf vai mais longe e através de comentários sutis, explica sobre a época da composição, fala sobre o compositor (quais as suas influências e quem foi influenciado por ele) e explica ainda, por exemplo, que “o dodecafonismo é a música clássica incompreendida do século XXâ€.
Graf, em si, já tem uma importância história enorme. É o mais ilustre maestro do Vale do Itajaà e, quem sabe, de Santa Catarina. E o conhecimento que traz consigo em tantos anos de música não poderia ser melhor dividido e multiplicado, senão através de seu programa de rádio.
A grande verdade é que, ao contrário dos programas convencionais das rádios comerciais Brasil afora, Clássicos de Ontem e de Hoje é um programa que nos faz parar. Seja para ouvir Graf e sua profunda voz, acolhedora, seja para apreciar o que ele têm para nós no dia de hoje.
A Rádio Furb Fm abrange cinco municÃpios do Vale do Itajaà (Blumenau, Timbó, Indaial, Pomerode e Massaranduba), na freqüência 107,1 MHz, mas pode ser acessada através da internet, no site da Rádio.
Já o programa do maestro Frank Graf está no ar de segunda a sexta-feira, das 12 às 13 horas e com reprise no outro dia de manhã cedo, das 6 às 7 horas da manhã. Para quem gosta de música clássica, seja dos tempos idos dos séculos anteriores, seja a música clássica atual, e para quem quer aprender alguma coisa além de somente ouvir orquestras sinfônicas de todo o mundo, eis um programa necessário.
Olá, Labes:
É sempre um prazer ler as suas dicas, até pela fluência do seu texto. Chama a atenção no seu relato o fato de que o programa está inserido no chamado horário nobre da grade de programação. Está no lugar que merece, mas sabemos que em geral não é assim.
Graças as suas dicas vou relembrando o tempo em que estive em Blumenau e tenco um panorama da vida cultural da região.
Um abraço.
Corrigindo: " ... e tendo um panorama da vida cultural da região."
Levi Orlando · Porto Alegre, RS 27/8/2007 18:34
Então, Levi, muito obrigado por aparecer novamente acrescentando algo à colaboração. Mas, me diz: quando e por quanto tempo moraste por aqui?
Grande abraço.
Labes.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!