Comunidade Fortaleza – Doutrina do Santo Daime

Eliz Tessinari
1
Fabiana Mesquita · Rio Branco, AC
8/6/2008 · 123 · 10
 

Ayahuasca (vinho ou cipó das almas), Hoasca, Daime, Vegetal, Yagé – e mais uma dúzia de nomes – é a bebida sacramental que serve de base para uma doutrina de cunho cristão iniciada nas primeiras décadas do século XX, pelo neto de escravos Raimundo Irineu Serra, denominada Santo Daime.

A bebida, de uso bastante difundido pelos povos indígenas da região amazônica, é obtida pela cocção de duas plantas, o cipó Jagube (banesteriopsis caapi) e a folha Rainha (psicotrya viridis) ambas nativas da floresta tropical. Ela tem propriedades enteógenas, isto é, produz uma expansão de consciência responsável pela experiência de contato com a divindade interior, presente no próprio homem.

Com evolução dessa doutrina surgiram várias comunidades que seguem os ensinamentos de seus Mestres-Conselheiros. É o caso do Centro Eclético Flor do Lótus Iluminado (Cefli) - Comunidade Fortaleza - fundado em 1997 no município de Capixaba, a 100 km de Rio Branco.

O Cefli tem como fundador o Mestre-Conselheiro Luiz Mendes (68) e uma estrutura com mais de 20 alojamentos em meio aos encantos da floresta, parque ambiental, loja de artesanato, casa do seringueiro, da copaíba, trilha ecológica e banhos naturais. Recebe durante todo o ano pessoas de várias partes do Brasil e do mundo: Brasília, São Paulo, Chile, Inglaterra, Bélgica, Portugal, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França... Todos com o objetivo de se encontrarem espiritual, cultural e ecologicamente.

Para o Mestre Luiz Mendes "é importante alimentar o sentimento de confraternização entre os visitantes e o sentimento de importantes mudanças. Dispensamos então o nosso tratamento individualizado até porque somos todos irmãos. Tem muito amor, mas também muita disciplina”. A idéia é tentar compreender que existe um ser superior que requer a permanência das pessoas sobre alguns princípios cristãos, valorizar o meio ambiente despertando a cidadania e a conscientização sobre a biodiversidade e manter vivas as tradições amazônicas.

Saturnino Nascimento, dirigente do Cefli, explica que o local, por possuir 600 hectares de florestas, virou um lugar de refúgio para os bichos da região. "É um zoológico aberto. Aqui não matamos nem formigas. Aqui temos o nosso próprio patrimônio silvestre. Já tentamos fazer o registro formal ao Ibama. Chegamos lá com o trabalho todo pronto, levantamento da área, mas o Ibama não abraçou o projeto. Segundo o órgão, precisa-se de dois engenheiros florestais e enfrentar uma enorme burocracia. Enfim, não vimos muita vontade, por isso vamos tocando nosso projeto de patrimônio silvestre por conta própria", frisou o dirigente.

onde fica
No município de Capixaba a 100 km de Rio Branco, às margens do Rio Xipamano, na fronteira com a Bolívia.
por que ir
Além de o Cefli ser o refúgio para os animais silvestres, é também o abrigo para as pessoas que necessitam fugir de sua agitada vida cotidiana, como forma de recarregar suas forças para enfrentar mais uma jornada de trabalho pela frente.
quando ir
Quando quiser.
quem vai
Quem está familiarizado com o chá, seguindo a religião ou que queira apenas descansar.
website
http://www.luizmendes.org

comentários feed

+ comentar
Ilhandarilha
 

Fabiana, como capixaba, fiquei curiosa com o nome do município onde se localiza o Cefli. Você sabe pq do nome?
Abraços

Ilhandarilha · Vitória, ES 7/6/2008 11:02
sua opinião: subir
Eliz Tessinari
 

Olá! Capixaba porque em 1972 a família de Hélio Tessinari (Castelo - Es), veio em busca de uma vida melhor em terras acreanas. Com a vinda do Sr. Hélio para o Acre, outras famílias a exemplo do mesmo, também vieram. Assim, em meio à floresta, formaram uma comunidade que posteriormente tornou-se uma vila, conhecida inicialmente como Vila Santo Antônio, mas devido ao fato de a família de Hélio ser muito querida, passou a ser chamada de Vila Capixaba, hoje, município de Capixaba.

Eliz Tessinari · Capixaba, AC 8/6/2008 23:50
sua opinião: subir
Eliz Tessinari
 

ah, o Cefli fica a 23 km da zona urbana de Capixaba, às margens do Rio Xipamano, na fronteira com a Bolívia.

Eliz Tessinari · Capixaba, AC 8/6/2008 23:53
sua opinião: subir
Eliz Tessinari
 

outro detalhe: 8º encontro mundial no Cefli. Previsão: 31 de dezembro de 2008 a 9 de janeiro de 2009)

Eliz Tessinari · Capixaba, AC 8/6/2008 23:57
sua opinião: subir
Fabiana Mesquita
 

Eliz, então você pertence à família que fundou a cidade e nem pra me contar, né... Interessante, porque a maioria dos acreanos descendem de nordestinos, principalmente cearenses. Poderia contar mais sobre os primeiros anos de sua família no Acre até a fundação do município o overblog. O que acha?
Bjos

Fabiana Mesquita · Rio Branco, AC 8/6/2008 23:59
sua opinião: subir
Eliz Tessinari
 

Ótimo Fabi, será um prazer! muito me alegra falar de minha cidade querida!

Eliz Tessinari · Capixaba, AC 9/6/2008 00:01
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

verdade.... mto inusitada essa migração capixaba pro acre!!!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 9/6/2008 14:14
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Olha só! Sabia da migração capixaba pra Rondônia, mas essa pro Acre não conhecia. Minha mãe nasceu em Castelo, como o fundador da Vila Capixaba.
Abraços

Ilhandarilha · Vitória, ES 10/6/2008 20:38
sua opinião: subir
Rafael D.
 

Já tinha ouvido falar muito sobre a ayhuasca e mestre irineu, muito boa sua contribuição, a história realmente é impressionante. Abraços.

Rafael D. · Belo Horizonte, MG 5/7/2008 19:22
sua opinião: subir
Carol Alencar
 

Realmente a doutrina é linda! Todos aqueles que queiram buscar uma elevação espiritual, e um conhecimento intenso da existência divina procurem algum ponto de daime. Recomendo e afirmo com muita clareza que mudará sua vida! Viva o poder do Santo Daime!!!!

Carol Alencar · Campo Grande, MS 30/3/2009 19:30
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados