Conjunto Arquitetônico da Praça da República

1
Josué · Recife, PE
19/1/2007 · 134 · 2
 

Nenhuma praça do Recife apresenta tanta beleza e pompa como a Praça da República, localizada no bairro de Santo Antônio. Repleta de construções neoclássicas, verdadeiras jóias da arquitetura pernambucana, a praça, instalada no coração da antiga cidade Maurícia, também possui jardins belíssimos e bem cuidados. Seria herança dos antigos jardins do Palácio de Vrijburg? Bom, pelo menos estão sob o olhar do busto do Conde Maurício de Nassau, governante do Brasil Holandês.
Descendo a Ponte Princesa Isabel, quatro edifícios se destacam nesse rico conjunto: o Teatro de Santa Isabel, o Palácio do Campo da Princesas, o Palácio da Justiça e o Liceu de Artes e Ofícios.
O Teatro de Santa Isabel é um dos 14 teatros-monumento do país tombado pelo IPHAN. Foi construído em 1850, pelo engenheiro francês Louis Vauthier, com trabalho não-escravo, uma inovação na época. Já recebeu até a grande Ana Pavlova!
O Palácio da Justiça foi construído em 1930, no mesmo local onde existiu o Forte Ernesto, erguido pelos holandeses. O prédio é imponente com dois pilastrões nas escadarias de granito e uma imensa cúpula, a maior do Brasil.
O Palácio do Campo das Princesas é a sede do governo de Pernambuco e foi construído em 1841, no mesmo local onde havia o Palácio de Vrijburg, residência de Nassau. Recebeu essa denominação quando, em visita ao Recife, D. Pedro II lá se hospedou com suas filhas.
O Liceu de Artes e Ofícios foi inaugurado em 1880 e era mantido pela Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco, que ministrava aulas de desenho, arquitetura, aritmética e primeiras letras. O Liceu foi extinto em 1950 e, atualmente, o seu acervo e prédio estão sob a guarda da Universidade Católica de Pernambuco.
Entrando ali ao lado do Palácio da Justiça, você ainda irá se deparar com outro conjunto arquitetônico sensacional, dessa vez barroco, que é o da Rua do Imperador, mas esse fica pra outra dica.

onde fica
Praça da República, no bairro de Santo Antônio, Recife (Ilha Antônio Vaz)
por que ir
Para admirar um conjunto arquitetônico de beleza ímpar!
quando ir
Durante todo o ano
quem vai
Amantes de história e de arte, turistas, recifenses da gema...
quanto custa
Totalmente de graça

comentários feed

+ comentar
André Dib
 

Boa dica Josué, mas seria legal uma foto pra quem não conhece o local, não é?

André Dib · Recife, PE 1/3/2007 11:37
sua opinião: subir
Josué
 

Pois é, menino, mas é que na hora não tinha!
Valeu, André!

Josué · Recife, PE 2/3/2007 05:20
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados