Talvez você nunca tenha ouvido falar de Cordisburgo, já que é uma cidadezinha com pouco menos de 10 mil habitantes. Talvez você nunca tenha ouvido falar também dos "miguilins". Mas não tenho dúvidas que vocês conhecem bem a importância da obra de Guimarães Rosa. Ligando tudo: o escritor nasceu nessa pequena cidade mineira, e hoje, os pequenos Contadores de Estórias Miguilim recontam as estórias que Guimarães contou uma vez.
As estórias contam muito da cultura local caracterÃstica que serviu de inspiração para as páginas do escritor. Para achar os meninos na cidade é só procurar pela casa onde nasceu o escritor. Hoje funciona lá o Museu Casa de Guimarães Rosa, onde são guardadas e exibidas peças e materiais do escritor. Para que a visita se torne realmente interessante você tem que pedir para que um dos garotos seja o seu guia e conte as estórias.
A história de Guimarães Rosa é muito interessante e teve um fim inesperado. Morreu três dias após assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, homenagem que ele recusou durante muito tempo. Durante o discurso de posse, ele disse "...a gente morre é para provar que viveu".
Já havia ouvido falar sobre os Miguilins, em uma conversa com o adorável copoanheiro e roseano Bicarato. A iniciativa é não apenas genial, mas tem uma mágica própria. Principalmente naquilo que traz para a vida destas crianças...
Grande post.
Agora, uma dica. Porquê não fazer um post só sobre a Gruta de Maquiné? Lugar tão formidável merece um post próprio no Guia.
Abraços do Verde
Oi Daniel. Valeu pela dica. Vou preparar um post sobre a Gruta de Maquiné. E relendo agora eu percebi o tanto que eu repeti a palavra "escritor" num mesmo parágrafo. Que coisa. Erro meu.
Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 17/1/2007 18:47
Sabe que eu nem havia aquendado à repetição? :D
O texto está bom, companheiro!
Aguardamos pelo texto sobre a Gruta de Maquiné.
Que tal colocar o link dele aqui quando for publicado?
Abraços do Verde.
Oi Sérgio, bem legal o texto e as informações e se tratando de Guimarães Rosa quanto mais a palavra "escritor" aparecer no paragrafo melhor! o cara era escritor ao cubo....Valeu o post!
Marcelo Candido Madeira · Rio de Janeiro, RJ 19/1/2007 20:48É de emocionar ver esses meninos " cantando" histórias de Guimarães Rosa. Escrevi cantando por que tem uma melodia a escrita deste Grande escritor. E a região de Codisburgo é linda! Conheci "Andrequice". É assim que se escreve? Cidade de Manuelzão de Guimarães. É lindo tbm.
Equipe Clube das Gerais · Belo Horizonte, MG 17/3/2007 18:56
Olá, Sérgio.
Achei esta sua colaboração fazendo busca no site por MAQUINÉ. É que revisitei Cordisburgo recentemente, desta vez com equipamento fotográfico, e queria indicar a cidade como dica no Over. Fiz várias fotos na gruta e na cidade.
Em Codisburgo, conversei com algumas pessoas. Estou reunindo informações para um livro que estou preparando sobre peculiaridades do povo e dos lugares do Brasil.
Gruta do Maquiné é uma atração turÃstica de peso, Sérgio. Merece sim uma publicação com fotos, como sugeriu o Duende. Já há algo no site? Podemos interagir sobre isso?
Abraço.
Sérgio.
Acabo de publicar uma dica com fotos da Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas-MG. As imagens estão AQUI.
Em 2008 fui a Cordisburgo e passei pelo museu. Ouvi alguns trechos narrados por crianças que participam do projeto e que mantêm a história do municÃpio, cultura e a vida de Guimarães Rosa.
Muito bom!!!
Vale a pena visitar o pequeno municÃpio e conferir.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!