Corrida da Galinha

[http://www.flickr.com/photos/64361221@N00/230539366/]
1
Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ
23/9/2006 · 182 · 2
 

A primeira vez que ouvi a respeito dessa maravilha, confesso que fui induzido pelo repórter a achar a coisa meio pitoresca. Agora, depois de seis meses de Overmundo, já começo a rever minha opinião. É um atrativo turístico afinal de contas, oras. Uma versão interiorana dos Jogos Olímpicos. Um turfe sertanejo. Uma fórmula um matuta.

Aliás, uma fórmula um em que os pilotos não sentam no cockpit, não podem nem tocar neles. Ou melhor, nelas. Para quem pensou que eu estava falando de carros, uma dica: a pista tem apenas 120 metros. Não, não são os 120 metros rasos, nem os 120 com barreiras. A pista em questão, por mais nonsense que essa dica possa soar, é o galinhódromo de São Bento do Una.

O galinhódromo é onde é disputada anualmente a famosa Corrida da Galinha, que já está partindo para a sua 10ª edição. As semelhanças com as rinhas de galos, perdição do sr. Duda Mendonça, param por aí. Os animais até que são bem tratados nessa cidadezinha do agreste de Pernambuco.

Quem acha que isso tudo é só judiação com os bichinhos, vai gostar das outras modalidades. É que, além da Corrida da Galinha, tem quatro outras competições: a Pena, plumas e paetês, para a galinha (só para as fêmeas de verdade) mais elegante; a Seguro nos 30, para o humano (só para humanos de verdade) que conseguir pegar uma guiné mais rápido; a Canto do galo, para quem imitar (também só para humanos, por razões óbvias) o cacarejar de um galo com mais perfeição; e a Coma seu frango (tadinhos...), que premia aquele que comer mais rápido dois galetos.

A média da competição, segundo se conta, chega aos 300 participantes. E quem estiver por lá apenas de passagem e não puder levar os seus puros-sangues, basta alugar um animal, no utilíssimo serviço de Rent-a-chicken, patrocinado pelos competidores que têm aves sobrando.

As corridas são divididas por gênero, que é para dar mais equanimidade. Galos de um lado. Galinhas do outro. E o prêmio é de um milhão e 500 reais. Um milho bem grande para a competidora, e R$500 para o piloto, que só pode ficar de longe, ajudando a galinha (ou o galo) a ciscar.

onde fica
No Galinhódromo, no Centro de São Bento do Una
por que ir
Alguém aí vai me perguntar: mas você já foi ao galinhódromo? E eu vou responder: não, ir eu nunca fui. Mas achei o máximo a idéia dos meus conterrâneos.
quando ir
Geralmente os eventos são realizados lá pelo meio do ano, em julho
quem vai
Galinhas (sem meias palavras).
contato
Procure o Marcos Valença, organizador do evento.

comentários feed

+ comentar
Farion
 

haha muito interessante. Quero uma dessas aqui! ;)

Farion · Curitiba, PR 6/10/2006 14:01
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Alana
 

pow... Rent-a-chicken, quero um serviço desses...
Já vi várias reportagens sobre essas tais corridas. Sempre achei graça. Mas, esse teu "olhar" sobre elas, me fez ter um outro tbm, rs. Tô começando a achar que é uma alternativa válida, e que se pode chamar de "atrativo turístico tbm", rs.

Alana · Guarujá, SP 13/10/2006 13:44
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados