Cristo? Pão de Açúcar? Parece uma dica de pontos turísticos bem conhecidos do Rio de Janeiro, mas não é. A cidade maravilhosa em questão é Pão de Açúcar, no médio sertão alagoano, às margens do São Francisco.
Mas as coincidências não param por aí. Do outro lado do rio, encontra-se a cidade sergipana de Niterói! É a paisagem carioca do sertão do Velho Chico, definitivamente, o rio da integração nacional.
O mirante do Cristo pode ser visto de toda a cidade, em um morro próximo das margens, é possível chegar de carro até o “pé” do monumento, onde tem uma espécie de praça e um restaurante.
Depois de uma boa caminhada em declive, a vista lá do alto é impressionante, grandes serras ao longe de um lado, Pão de Açucar e sua praia logo abaixo, e Niterói lá, do outro lado do rio, como diria Drexler.
Uma paisagem que merece a visita.
Depois do calor da caminhada, a melhor dica é um bom mergulho na praia bem ao lado do morro do Cristo.
Na orla da cidade é possível encontrar vários bares e restaurantes. Nos fins de semana, as praias ficam bem movimentadas com o fluxo de banhistas de outros municípios da região.
Marcelo, como sou de uma família de alagoanos, já ouvira falar na cidade de Pão de Açúcar, mas nunca a visitei. Fiquei curiosa pelas belas fotos que você postou aqui. E, ainda tem direito a Niterói do "outro lado da poça" (com todo respeito ao Velho Chico), como os cariocas costumam referir-se carinhosamente à Baia de Guanabara, que separa a cidade de Araribóia da capital carioca.
Abraço.
Legal, Marcelo. Já tinha lido sobre Pão de Açúcar nesta matéria aqui do Viktor Chagas sobre os cristos espalhados pelo pais. A praia parece ser bacana mesmo, de água verdinha...
Thiago Camelo · Rio de Janeiro, RJ 1/10/2007 18:22
Olá Tetê e Thiago. Muito bacana a matéria do Viktor. Em Palmeira dos Índios aqui no interior tem outro Cristo desses.
A praia de Pão de Açúcar é uma beleza, a água é verdinha mesmo e o mergulho renova as energias do viajante.
Abraços!
deu muita vontade de ir conhecer a cidade.
tudo muito belo e convidativo.
parabéns pela matéria!
Os índios chamavavam Jacyobá = espelho da lua. O local onde o rio faz um remanso. Deviam estar com a razão pois imaginem como deve ser bonito numa noite de lua cheia neste local!!! Muito interessante Marcelo.
Osmar Duarte · Maceió, AL 6/10/2007 21:54Belíssima cidade Marcelo. Parabéns. Com certeza iremos conhecê-la também. A imponência do Velho Chico nos orgulha.
Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL 5/7/2008 21:19Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!