Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Cultura Yanomami

1
daniel valentim · Juiz de Fora, MG
4/3/2006 · 50 · 1
 

Os Yanomami são uma sociedade indígena de caçadores e agricultores presentes no Norte da Amazônia, nas fronteiras entre o Brasil e a Venezuela. Em termos culturais podem ser divididos em quatro subgrupos, que falam línguas diferentes, mas originadas na mesma família. Eles permaneceram completamente isolados até 1910, e os contatos permanentes, mesmo com frentes extrativistas ou missionárias, só começou depois dos anos 50, intensificando-se a partir da década de 70. Desde então, a cultura Yanomami vem sendo ameaçada pelos interesses econômicos em seus territórios (tanto da iniciativa privada quanto pública).

tags

onde fica
Quem estiver interessado nas fotografias, vá direto ao http://www.proyanomami.org.br/v0904/index.asp?pag=htm&url=http://www.proyanomami.org.br/arte_c_yano.htm.
Para ir direto aos jornais, visite o: http://www.proyanomami.org.br/v0904/index.asp?pag=htm&url=http://www.proyanomami.org.br/v0904/jornais_yanomami/j.htm.
por que ir
No site da Comissão Pró-Yanomami você encontra informações sobre a cultura desse povo, desde aspectos da cosmologia, história, notícias atuais, projetos de defesa de seus direitos, depoimentos de índios e até edições de pequenos jornais publicados pelas próprias comunidades Yanomami (download em formato PDF). Além disso, o visitante pode ver uma bela exposição fotográfica realizada pela artista Cláudia Andujar durante seu contato com o referido povo.
contato
Site: http://www.proyanomami.org.br.

comentários feed

+ comentar
TINO
 

Daniel essa preocupação na preservação da cultura e muito interresante pessoas como vc nós orgulha de ser brasileiro.Não desista

TINO · Guarulhos, SP 26/4/2007 11:42
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados