Estão abertas as vagas para o Curso de Formação de Contadores de Histórias no SESC de Itajaí.
O SESC-SC, que há muito tempo tem trabalhado junto aos municípios onde possui sedes para trazer espetáculos de contação de histórias para crianças e adolescentes, vislumbrando o valor da oralidade na cultura popular brasileira, agora oferece curso para quem estiver interessado em aprender como realmente se conta uma história.
O programa, interessantíssimo por sinal, pode ser melhor conferido no site da instituição, mas aqui podemos mostrar um pouco do que se trata.
Tratando desde o histórico dos contadores de história às qualidades que eles têm, o curso trata de técnicas de memorização às expressões corporal e vocal. Sendo assim, o contador de histórias adquire a capacidade de não somente contar, como emocionar o seu espectador.
Além de questões de memorização, voz, e técnicas corporais, o curso também abrange a consturção de bonecos para a contação de histórias. E na mesma oficina. Assim, ao mesmo tempo em que o contador aprende como se portar para contar histórias, também aprende a manipular outro ator, o boneco, do qual certamente fará uso durante suas encenações.
Com objetivos claros, o que o curso pretende é formar adequadamente quem possa levar adiante a cultura oral através de histórias que tenham o que dizer. Por outro lado, o curso propõe a originalidade cultural de Santa Catarina em contraponto à homogeneização que sofre a cultura catarinense em decorrência de culturas de outros estados, onde geralmente são produzidos os materiais didáticos e lúdicos utilizados pelas crianças das redes de ensino do estado.
Muito procurado por educadores, este curso atravessa Santa Catarina e agora chega novamente a Itajaí, onde acontece em todo o mês de novembro.
Interessante,
e que as pessoas nunca deixem de lado velhos e bons hábitos,
como este, de contar histórias. Elas animam e povoam a imaginação das nossas crianças, e estimulam um olhar próprio, diferente do que faz, por exemplo, a televisão.
Abraços!
Labes, que bacana. Como contadora de histórias que fui (quem sabe ainda sou), vibro com a difusão de cursos desse tipo e com a recuperação de uma tradição preciosa. Ainda mais quando não pretende simplesmente reproduzir modos e fórmulas de outras bandas.
Abraço,
Labes, pena que estou tão longe... Adoro contação de histórias. Já fiz um aqui na minha cidade com o grupo Gwaya de Goiânia. Muito bons! Falta-me apenas tempo para dedicar-me, mas é uma ótima pedida para professores e acho que pra qualquer pessoa, independente de sua profissão. Uma verdadeira terapia!
Letícia, uma vez contadora de histórias, sempre contadora de histórias! rs
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!