Parece que um curso de cinema vai demorar a chegar ao Vale do ItajaÃ. O mais próximo que existe é em Florianópolis. Mas a produção, ou melhor, a necessidade de produzir cinema tem se alastrado pelo Vale. São cada vez mais produções em vÃdeo – a sério – que demonstram o interesse que existe por aqui em produzir e exibir construções cinematográficas.
A Cia. Carona de Teatro, percebendo a demanda de interessados em cinema, criou a Oficina de Roteiro e Produção de Curta Metragem, tendo à sua frente o cineasta blumenauense Andreas Peter. Com Andreas à frente das aulas semanais, os interessados terão acesso a um plano de ensino com conteúdo suficiente para efetuarem a criação e a produção de seus próprios filmes.
Aprofundando os temas ministrados, temos: linguagem cinematográfica, roteiro técnico, planejamento (departamentos, funções, equipamentos), pré-produção, produção, imagem e som, desprodução, pós-produção, finalização e montagem.
O que os alunos aprendem na teoria, também o fazem na prática. Ou melhor: as aulas teóricas são somente o primeiro passo, já que os alunos adquirem o conhecimento prático realizando seus próprios curtas. E para driblar a dificuldade geralmente encontrada para a exibição dessas produções, os curtas metragem fazem a vez na Mostra Carona de Teatro: enquanto os alunos de teatro da Companhia apresentam suas peças, é também o momento de os alunos do curso de produção e roteiro exibirem seus filmes.
O Curso de Produção e Roteiro em Curta Metragem é uma parceria da Cia Carona com o Ibes – Instituto Blumenauense de Ensino Superior – que cede o espaço para a realização das aulas.
Certamente, uma iniciativa que colaborará em muito para a produção em vÃdeo catarinense.
Aqui também, temos o curso de pós-graduaçao em cinema, mas de futuro incerto. Se numa região industrializada e onde se respira cultura - sou barriga-verde com muito orgulho, embora esteja longe, nao esqueço minhas raÃzes - ensino de cinema está assim, imagine aqui.
wiene · Cuiabá, MT 18/7/2007 15:00Não sei quando saiste daqui, Wiene, mas a nossa região tem seguido rumo à des-industrialização e o que se respira - ainda que não muito - é mais poluição do que cultura. Acho muito válido mesmo. Eu, por exemplo, tenho três curtas pra fazer, mas não tenho como: tem até pessoal que sabe como, mas não conseguimos material. Se institucionalizar a coisa ajuda, talvez daqui a um tempo consigamos mais facilmente os equipamentos. Muito obrigado por ter passado por aqui. Abraço.
Labes, Marcelo · Blumenau, SC 18/7/2007 15:06Sou apaixonado por cinema,meu sonho é atuar e depois ser diretor.Gostaria de ter contato com pessoas que fazem curta e ver o que posso ajudar ,para ganhar experiencia.Acredito que seria muito bom se tivesse faculdade de cinema em blumenau,o mais perto é Floripa e ai quem pode ,a gente tem que trabalhar o dia todo,como vai viajar até Florip e estudar émuito gasto,(gasolina,mensalidade etc.)Mas euanto não tem se alguem tiver fazendo algum trabalho de curta ou longa e precisar de ajuda ,pode ser iluminação , atuar ,o que for to dentro.
SÈRGIO JOSÉ HENRIQUE · Blumenau, SC 15/1/2010 18:58
Ainda tem esse curso de
CURSO DE PRODUÇÃO E ROTEIRO EM CURTA METRAGEM em Blumenau?
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!