Viajar de ônibus é legal, mas não se pára onde se quer. Viajar de carro é legal, mas tem que tomar cuidado com as estradas, que andam cada vez mais violentas e a vista nem é aquilo tudo. Por que, então, não viajar de bicicleta?
Pensando nisso, o Clube de Cicloturismo, junto do Governo do Estado e Secretaria de Estado de Turismo criaram roteiros no Vale do Itajaí a fim de que os ciclistas pudessem ao mesmo tempo passear e estar em segurança: todo o tempo, o roteiro tenta evitar as estradas de asfalto, aliando segurança e beleza, no que diz respeito aos lugares por onde os ciclistas passam.
Estão incluídos no roteiro os municípios de Timbó, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros, Pomerode, Rodeio, Ascurra, Apiúna e Benedito Novo. O ciclista pode fazer todo o roteiro, que inclui passar por todos os municípios, num percurso de 300 quilômetros ou optar por perfazer somente alguns deles, entre município e outro.
O roteiro cicloturístico é dividido entre parte alta e parte baixa. A primeira, de Timbó a Rodeio, mantém-se ao nível do mar (incluindo-se aí subidas e descidas) e é perfeita para quem tem um condicionamento físico regular. Já para percorrer a parte alta, dá-se a indicação aos ciclistas mais experientes. Esta parte do roteiro traz bem mais dificuldades e exige muito mais do cicloturista. Primeiro, porque as estradas vão realmente mata adentro e depois porque trata-se de subida de serra, onde se vai de quase 0 a 700 metros de altitude.
Para fazer todo o caminho de 300 quilômetros, o ciclista precisará de uma semana; é que no roteiro formal estão incluídas hospedagem e alimentação e se prefere que o ciclista siga as orientações de local e horário para não ter o perigo de ficar no meio da mata — no meio da noite.
Iniciativa pioneira no país, o roteiro cicloturístico do Vale do Itajaí tem chamado a atenção de ciclistas do país inteiro, que vêem ali a união do esporte com o turismo. E há muito que se ver. Basta dar uma olhada nas fotos.
Como existe uma relação temática, deixo um link.
Abraços,
Felipe
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!