É tudo de graça!

abcspíndola/b.cappellari
Ah! meus 15 anos...
1
Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS
11/10/2007 · 156 · 11
 

Eu contava os trocados que me sobravam do sustento após dar minha cota às despesas da casa da família de quatro pessoas que éramos. Separava para a gasolina da motocicleta de 50 cilindradas que comprara em 10 prestações e para a condução de ida ao trabalho e de retorno da escola noturna em dias de chuva, quase um terço do mês, em média, para o almoço e o lanche das 18 horas, para a compra de um livro dos bons, recomendados e falados na turma da Esquina Maldita, na década de ’70, geralmente Sartre, Marcuse, Camus, Beauvoir, Trotsky, Lênin, Florestan, Caio Prado, Machado de Assis, Dyonélio Machado, Erico Verissimo e aquelas novidades como H. Hesse, Castañeda, Garcia Márquez, Cortazar, Borges, Galeano, Neruda...
Não chegava para todos.
Muito troquei livros com pessoas amigas e em sebos.
Muito li em biblioteca pública e da escola.
É por essa razão que faço aqui a anotação dos sítios que me deixam literalmente de queixo caído e baba escorrendo pelo canto da boca.
Tudo de graça (paga-se a conexão de Internet, por suposto).
Nem precisa dizer mais nada deles, para não perder o tempo que você possa usar para visitar e baixar as suas favoritas.
Boa viagem!

Espaço Machado de Assis
http://www.machadodeassis.org.br/2005/espaco.htm

IG Ler – livros grátis

http://www.ig.com.br/paginas/novoigler/download.html

Livros grátis
http://www.editora.avbl.com.br/livrogratis.htm


Como dizia aquela vovó no reclame publicitário: ah! Meus 15 anos...

onde fica
Espaço Machado de Assis
http://www.machadodeassis.org.br/2005/espaco.htm

IG Ler – livros grátis
http://www.ig.com.br/paginas/novoigler/download.html

Livros grátis
http://www.editora.avbl.com.br/livrogratis.htm
por que ir
Para ler.
quando ir
Quando quiser e puder.
quem vai
Quem queira.
quanto custa
Grátis.
website
http://www.machadodeassis.org.br/2005/espaco.htm
contato
http://www.ig.com.br/paginas/novoigler/download.html

comentários feed

+ comentar
Candice Gonçalves
 

Que maravilha poder compartilhar essas obras de arte em prosa nesses dias tão corridos e caóticos. Acredito ainda estar feliz hoje, por conta dos momentos que dedico às minhas leituras diárias. Elas, as leituras, juntamente com outras tantas delícias da vida, fazem de mim uma pessoa renovada e curiosa a cada dia novo.

Parabéns pela indicação, pela lição de economia em prol da leitura e, especialmente, pela oportunidade encontrada de dividir isso com outras pessoas.

A ti, o meu aplauso e votos de um feriado cheio de prazeres da leitura. Beijocas, Candice. Votadíssimo!

Candice Gonçalves · Crato, CE 11/10/2007 00:29
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Adroaldo.Muitos livros foram herdados de meu pai que deixou em meus ouvidos de menina, 8 anos de idade, as falas de alguns mestres, que me vem agora com o mesmo som...naquele momento da infância, primeira metamorfose, mudanças de hábitos, escola particular para pública, mas que muito me honra ter entrado no Instituto de Educação "Carlos Gomes" (escola Normal) de Campinas, SP. Ali, a Bibliteca era riquíssima e todos os dias , escrevendo com minhas mãos, em folhas do caderno do MEC, copiava versos de Olavo, Machado e tantos outros, depois à máquina na velha Remington de papai...Este teu presente alegrou
meu dia...E a saudade, hoje, foi sentida com alegria...Obrigado pelo presente...


* Agradeço a tua chegada em Restias das Águas...e aqui você tem meu voto.
abçs e tenha um "helloween" com muitos doces...

Cintia Thome · São Paulo, SP 11/10/2007 05:24
sua opinião: subir
Elizete Vasconcelos Arantes Filha
 

Adroaldo. Meu amigo querido. Não é atoa que ficocheia de rapapés contigo. Até meu pensamento você tá lendo! (rss). Querido, eu estava procurando informações sobre esses livros para indicação para lunos em fase de vestibular.(Machado de assis ainda é o Rei do vestibular). Vou te contar um segredinho, um fato que tenho muito orgulho de verdade. Fiz vestibular na USP em 1986 e acertei todas as questões de literatura com convicção. Apenas uma foi no Chute... brigada visse!!!?
Passe lá no FILHO DE DEUS!
Elizete

Elizete Vasconcelos Arantes Filha · Natal, RN 11/10/2007 08:27
sua opinião: subir
Sérgio Franck
 

Adroaldo, um dia desses comentei sobre um postado da Juli, que você deve conhecer, também é daí do Sul. Achei muito criativa a maneira com que ela usou este espaço. Vejo que você fez o mesmo agora, só que, prestando um baita serviço de utilidade pública. Quem ganha somos todos nós, usuários do site que, ao apredermos métodos de economia, ainda somos levados e, sem sair de casa, até as prateleiras virtuais da melhor e mais rica das fontes literárias.

Eu já tinha votado, agora comento com muito prazer, amigo.

abço.

Sérgio Franck · Belo Horizonte, MG 11/10/2007 09:40
sua opinião: subir
analuizadapenha
 

OPi... Um prêmio pra vc pelo serviço prestado, super interessantes estas informações, andava a cata de alguns endereços. A lembrança da esquina é genial, os autores citados compunham nosso repertório básico de leitura da época,acrescentaria Cecilia Meirelles, Clarice Lispector, Walt Whitman(?), Maiakowski, Graciliano Ramos (obrigatória), Joaõ Cabral de Melo Neto, crônicas de F.Sabino e o docissímo Vinicius (disctutível para alguns). Alguns encapados, principalmente a Necessidade da Arte de E. Fischer... Bárbaros. Como diz por aqui, inté.

analuizadapenha · Natal, RN 11/10/2007 12:40
sua opinião: subir
sandra vi
 

puxa parabéns brigadão
pelo texto pelos links

sandra vi · Petrópolis, RJ 11/10/2007 22:36
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Agradecido, Sandra.

Ana, brilhante lembrança de Maia e W. Withmann. João Cabral, então, imperdoável tê-lo não citado, como a Cecília e Clarice.
Bem o fizeste. Grato. Gracialiano, por obrigação e muito prazer em ler. Sabino era no mínimo semanal o encontro, como Vinícius, em prosa, verso e canto. Também Nélson Rodrigues. E, já, Millôr Fernandes. Até Cabeça de Papel do outro P. Francis.
Fischer, Fischer... hummmm. Qual?
Encapados eram O Capital, O 18 Brumário, O Que fazer? Nexus, O Manifesto..., esse teve até uma edição ilustrada em quadrinhos pelo Rô Marcenaro. Uma pérola!
Sou bem assim desde que me conheço por gente, há meio século: distribuo o que tenhho de bom. Às vezes não muitos mais pensam que é bom, mas que se há de fazer. Grato, Franck.

Passarei no Filho de Deus, Filha.
Grato por teus rapapés, mas continuo achando ainda não de todo merecidos.
Eu fiquei com menos um e meio no vestibular da Ufrgs em Português e Literatura. Errei duas ou três questões em Literatura. Acho que no Modernismo, porque não vira nem a cor daquela riqueza toda, que fiz ginásio e científico de '65 a '72, o pau comendo solto e as bocas amordaçadas.

Cintia,
Papai estudara em seminário. Saiu para ir à Geurra. Acabou lá antes de embarcar, ele já no porto de São Luís. Lera muito, mas não tinha livros. Economizou um montão pra me dar os Lusíadas e uma Larrouse de presente de 14 anos, eu já no ginásio. Foi a partida...
Que bom ter-te alegrado. Acho isso muito ótimo demais de tri.

Gratíssimo, Candice.
Também, além de tudo de bom que dizeste, pelo que fico em débito, preservamos as florestas, não é fato?













Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 11/10/2007 23:43
sua opinião: subir
analuizadapenha
 

oi... "A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas é a de abrir as portas fechadas. (Ernst Fisher, 1973)," encontrei um comentário do livro aqui no culturareligare.wordpress.com/category/necessidade-da-arte/ . No momento não lhe chegou a lembrança, mas decerto conheces, se não aprecie. Foi um companheiro aquela altura da importância e qual pesrpectiva do entendimento da arte. Vc noitece, eu amanheço.. rs. Bons dias e abraços.

analuizadapenha · Natal, RN 12/10/2007 07:03
sua opinião: subir
ana_isabelle
 

oi, Adroaldo.
belo histórico de escritores e, portanto, de leitura. e belo texto.
além da indicação de sites que demonstram realmente saber a importância da leitura para os leitores, que também o são ou devem ser propagadores daquilo que possibilita sensações, arte e conhecimento.

ana_isabelle · Fortaleza, CE 17/10/2007 00:51
sua opinião: subir
Osvaldo Xavier
 

Muito bom, adorei a indicação dos sites. A internet foi a maior colaboração do homem para a expansão do conhecimento mundial.

O único espaço livre que ainda resta, para todos! E que continue assim para sempre.

Vou colaborar e deixar minha dica também de site que disponibiliza obras para download livre (todas livres de direitos autorais):
http://www.downgratis.com/livros/

Espero que seja útil e Viva a informação livre \0/
Abraço a todos!


att,
Osvaldo Xavier

Osvaldo Xavier · Campinas, SP 30/10/2012 14:22
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Bom tê-lo aqui, Osvaldo. Partilhamos de idéias comuns.

AVISO AOS NAVEGANTES!
Dos três sítios listados acima, na época, só do AVBL se mantém ativo. Não ei dizer se os demais migraram para outro endereço ou se finaram.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 30/10/2012 16:09
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados