Encontro de diretores de teatro em Brasília

1
Objeto Sim · Brasília, DF
28/10/2007 · 25 · 1
 

I ENCONTRO DE DIRETORES DE TEATRO
DE 01 A 03 DE NOVEMBRO 2007
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL-BRASÍLIA e ESPAÇO CULTURAL 508 SUL


Evento vai reunir o mestre italiano Eugenio Barba e diretores brasileiros como Cibele Forjaz e Hugo Rodas

Trocar experiências, conhecer novas possibilidades, buscar ferramentas para evoluir. Estas são as inspirações que movem cursos de aperfeiçoamento nas mais diversas áreas. Em teatro, é comum haver oficinas e cursos voltados para atores e técnicos. No entanto, nunca se vê um trabalho especialmente voltado para a direção teatral. A carência, já manifestada por diretores em encontros de teatro, será preenchida com um evento promovido pelo Circo Teatro UdiGrudi em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Entre os dias 1o e 3 de novembro, acontecerá em Brasília o I ENCONTRO DE DIRETORES DE TEATRO, reunindo o italiano Eugenio Barba, um dos maiores nomes do teatro contemporâneo, e diretores de consagrada atuação no Brasil, como Cibele Forjaz, Renato Ferracini e Hugo Rodas. Durante três dias, serão realizadas, além da oficina para diretores, demonstrações de trabalho, no Teatro do CCBB, e mesa-redonda, no Espaço Cultural 508 Sul.

A oficina para diretores contará com participantes que se inscreveram até o dia 1o de outubro. Dentre mais de 50 propostas enviadas por e-mail, foram selecionados 30 diretores de Brasília e de diversas outras cidades. Eles participarão de oficina ministrada por Eugenio Barba: Conversa Dinâmica sobre O Ofício do Diretor. Serão, no total, 15 horas de aulas, realizadas no Espaço Cultural 508 Sul.

O Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil vai acolher as demonstrações de trabalho apresentadas pela atriz britânica Julia Varley, uma das mais antigas integrantes do Odin Teatret, o grupo de teatro que Eugenio Barba mantém na Dinamarca. Julia apresentará os trabalhos O Irmão Morto e O Tapete Voador, sempre às 21h, com entrada franca. O Irmão Morto explica como os espetáculos são criados no Odin Teatret, apresentando as diferentes fases do processo no qual texto, ator e diretor interagem. A atriz demonstra os diferentes estágios do trabalho, desde o princípio, com um texto poético que gera um poema espacial, a performance, passa pelo processo de criação do ator que concebe, ele mesmo, sua partitura corporal, até a síntese, quando o texto traduzido em forma e ação precisa, adquire o ritmo e a densidade necessários.

Já a demonstração de O Tapete Voador utiliza elementos dos espetáculos do Odin Teatret nos quais a atriz tem participado nos últimos trinta anos, com foco no trabalho vocal e na relação com o texto. "Texto é um tapete que tem que voar longe." Com essa frase como ponto de partida, a "demonstração" percorre o caminho de Julia Varley pelos últimos 30 anos de trabalho no Odin. Poucas explicações essenciais acompanham o trabalho vocal que exemplifica a passagem do mundo da forma escrita para a conquista espacial, da frieza do papel à liberdade de interpretação. As demonstrações de trabalho oferecem aos espectadores noções bem exatas de como se desenvolve o trabalho de concepção de personagem pelo ator, sob a luz de Barba, e dos ensaios na companhia do diretor.

No dia 3 de novembro, uma mesa redonda aberta ao público discutirá o papel do diretor. Com o título O Diretor: Artista e Artesão, a conversa unirá Eugenio Barba, o diretor uruguaio-brasileiro Hugo Rodas (nome dos mais importantes do teatro de Brasília), o paulista Renato Ferracini (ator/pesquisador do grupo Lume, um dos mais estáveis do teatro brasileiro contemporâneo, radicado em Campinas) e a diretora e iluminadora paulista Cibele Forjaz, com trajetória intimamente relacionada ao teatro de pesquisa no Brasil. A mediação será feita por Fernando Villar, di

onde fica
Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília
por que ir
Uma boa oportunidade de se discutir teatro com nomes importantes como o de Eugenio Barba
quando ir
Início do encontro: 01 de novembro
quem vai
Diretores de teatro, atores, estudantes, e público que aprecia o bom teatro
quanto custa
Entrada franca
website
www.objetosim.com.br
contato
objeto sim(61) 3443 8891

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Carmem, muito bacana tua dica. Trocas de idéias são sempre válidas, ainda mais envolvendo gente de países diferentes. Mas queria te dar uma sugestão: como o evento tem data certa, acho que seria melhor postar na Agenda do site. O Guia é um espaço como um guia turístico cultural, um passeio, um restaurante, um teatro... Ou até eventos que acontecem toda semana, todo mês, periódicos, enfim. COmo ainda está na fila de edição, daria para deletar daqui (clicando na lixeirinha) e postar de novo no Agenda. Veja o que acha. Abraço

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 26/10/2007 17:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados