ENTRE IGREJAS E VINÍCOLAS

Carlos Gueller
Nova Trento recebe 30.000 visitantes/mês que procuram paz. Mas há os vinhos!
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
6/7/2007 · 91 · 6
 

A chamada é, no mínimo, interessante: Nova Trento é a segunda maior Estância Turístico-Religiosa do país. Para quem não sabe, foi nesta pequena cidade catarinense que viveu – depois de ter emigrado para cá vinda da Itália – aquela que é tida como a primeira santa brasileira, Madre Paulina.

A cidade, é verdade, sofreu com o repentino sucesso alcançado dentre o público católico brasileiro. Foi que, de repente, os 10.000 habitantes da pequena cidade tiveram de se acostumar com a chegada de, em média, 30.000 visitantes por mês.

O município dispõe de dois santuários: o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, construído para comemorar a passagem do século XIX para XX e o Santuário Santa Paulina, erguido em forma de homenagem a mais ilustre moradora da cidade. Este último – e um verdadeiro gigante arquitetônico – é capaz de abrigar para uma missa, sentadas, 3.000 pessoas na nave central.

Além dos dois santuários citados, a cidade conta com uma diversificada gama de igrejas de várias épocas (o que pode interessar a quem estuda arte ou arquitetura sacras) e outros diversos monumentos erguidos ao longo dos anos em homenagem à Santa Paulina.

Apesar de receber tantos visitantes, a base econômica do município não é o turismo. Nova Trento ainda é sustentada pela agricultura, onde se destacam o cultivo de milho, fumo, feijão e, especialmente, uva. Os imigrantes italianos oriundos de Trento trouxeram consigo o melhor da tradição da feitura do vinho colonial – aquele produzido artesanalmente, geralmente por famílias que plantam, colhem e manufaturam a uva para obter o néctar de Baco.

Para se ter idéia da força de produção da pequena cidade, suas vinícolas consomem toda a produção de uvas do município e ainda importam mais de 500 toneladas da fruta dos municípios de Videira, SC e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O resultado é a produção de mais de UM MILHÃO DE LITROS de vinho, distribuídos em 10.000 garrafões anuais.

O abastecimento dos vinhos coloniais ocorre, principalmente, nos municípios vizinhos da cidade, chegando com força a Blumenau, principal distribuidor da produção neo-trentina para o restante do país. No entanto, não é preciso vir a Blumenau para buscar os famosos vinhos de Nova Trento; o ideal é que se visite a cidade e se visite as vinícolas do município. É a melhor forma de se encontrar com produtores de um dos melhores vinhos do sul do país.

onde fica
Acesso pela rodovia BR-101/SC-411, passando por Tijucas, Canelinha e São João Batista. Para quem vem do oeste, o acesso é pela BR-470/SC-411, passando por Brusque. Os aeroportos mais próximos são o de Florianópolis, a 85km de distância e o de Navegantes, a 90km de distância.
por que ir
Além do turismo religioso e além do contato com produtores de vinho, Nova Trento é um grande reduto ecológico. Ideal para quem quer fugir da movimentação urbana.
quando ir
O ano inteiro, embora em JULHO comemore-se o dia de Santa Paulina, o que significa muita gente por lá.
quem vai
Turistas religiosos, apreciadores de vinhos e turistas ecológicos.
website
http://www.sc.gov.br/portalturismo/Default.asp?CodMunicipio=80&Pag=1

comentários feed

+ comentar
Marluce Freire Nascasbez
 

Labes,

Belíssima matéria e uma encantadorara imagem, parabéns!

Para mim uniste o útil ao agradável, gosto de rezar e também de "vinhar", ou de vinho! rsrsrs

Marluce

Marluce Freire Nascasbez · Carnaíba, PE 3/7/2007 16:46
sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Muito boa dica, Labes. E que céu é esse... Maravilhoso! :-)
Abraço.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 3/7/2007 20:38
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

Labes, que igreja linda! Só faltou dizer qual é essa igreja: Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro ou Santuário Santa Paulina?!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 4/7/2007 08:21
sua opinião: subir
Labes, Marcelo
 

>> Marluce, eu também gosto de vinho!

>>Céu ótimo, sim, embora eu não deixe de desconfiar que se trata de edição de imagem... Mas podemos ser otimistas e imaginarmos um lindo céu de inverno, que por aqui é sempre assim azul.

>> Guilherme, este é o Santuário de Santa Paulina; não o apresentei no texto. Desculpa.

Abraços para vocês.

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 4/7/2007 16:33
sua opinião: subir
CCorrales
 

Boa dica sobre as 3 faces de Nova Trento.
Abs

CCorrales · São Paulo, SP 5/7/2007 15:13
sua opinião: subir
linney
 

Agradeço pelas informações.
Linda a foto!!!

linney · Canoas, RS 6/7/2007 22:24
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados