Um casarão de dois andares chama a atenção de quem passa pela Rua Getúlio Vargas, em Nova Iguaçu. À primeira vista, pode ser apenas pela nada discreta cor de suas paredes: amarelo, quase gema de ovo. Mas quem vai além das aparências, descobre muitas atrações num lugar privilegiado no Centro do municÃpio da Baixada Fluminense. Inaugurado em 2004, o Espaço Cultural Sylvio Monteiro reúne, em seus dois andares, galerias de arte e uma sala para oficinas educativas. E, num prédio anexo, um teatro e uma biblioteca.
No térreo do casarão, fica uma exposição permanente de esculturas, em madeira, do artista Geraldo Marçal dos Reis, o Dadinho, e a Sala de Produção Educativa, onde ocorrem diversas oficinas, como as de argila, montagem de porta-retratos, da palavra (que estimula a pesquisa em dicionários). As atividades costumam ser agendadas e atrair, principalmente, grupos de alunos de escolas públicas e particulares, acompanhados por seus professores. No segundo andar, fora a pequena sala da administração do espaço, há uma maior para exposições itinerantes - que, dependendo do número de obras à mostra, também podem ocupar o hall, o térreo e até mesmo as varandas do casarão.
Nos fundos do terreno, fica o prédio anexo. O teatro, que tem capacidade para 140 pessoas e funciona no térreo, já recebeu talentos como o sambista Monarco, o grupo teatral Nós do Morro, o duo cubano Chekerê e o cineasta Roberto Berliner.
Por sua vez, a Biblioteca Municipal Central Cial Brito, que está instalada no terceiro andar do mesmo prédio, disponibiliza cerca de 15 mil livros para pesquisa e empréstimo à comunidade, além de ter um acervo multimÃdia. Também dispõe de uma sala especial para o público infantil, que foi inaugurada pelo escritor Ziraldo e recebeu o nome de “Menino Maluquinho†– todas as sextas-feiras, à s 17h, o público é convidado a participar da atividade “Contação de Históriasâ€, com a participação de contadoras da própria biblioteca e voluntários do Espaço Municipal da Terceira Idade.
A biblioteca ainda abriga uma unidade do projeto Telecentro Comunitário de Nova Iguaçu. Nos 10 computadores ali instalados, o público tem acesso gratuito à Internet para suas pesquisas.
Defensor da arte popular na Baixada Fluminense, o ator, compositor, teatrólogo e animador cultural Sylvio Monteiro, já falecido, certamente aprovaria o espaço cultural que leva o seu nome.
Meus parabéns, Tetê. Boa dica!
Aproveita e corrige o tÃtulo...
Abraço!
Maravilha, Tetê, ótimo serviço. E a casa é linda, hein? Abraço
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 14/5/2007 13:13
Muito bonito!
Tetê, parabéns! é necessário conhecermos nossas riquezas históricas e culturais.
Abraços.
Voltei para votar,
Com muito gosto.
Beijos
saudade das suas colaborações! linda casa!
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 21/7/2008 16:33Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!