Espaço Cultural Sylvio Monteiro

Divulgação/Mazé Mixo
1
Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ
16/5/2007 · 160 · 7
 

Um casarão de dois andares chama a atenção de quem passa pela Rua Getúlio Vargas, em Nova Iguaçu. À primeira vista, pode ser apenas pela nada discreta cor de suas paredes: amarelo, quase gema de ovo. Mas quem vai além das aparências, descobre muitas atrações num lugar privilegiado no Centro do município da Baixada Fluminense. Inaugurado em 2004, o Espaço Cultural Sylvio Monteiro reúne, em seus dois andares, galerias de arte e uma sala para oficinas educativas. E, num prédio anexo, um teatro e uma biblioteca.

No térreo do casarão, fica uma exposição permanente de esculturas, em madeira, do artista Geraldo Marçal dos Reis, o Dadinho, e a Sala de Produção Educativa, onde ocorrem diversas oficinas, como as de argila, montagem de porta-retratos, da palavra (que estimula a pesquisa em dicionários). As atividades costumam ser agendadas e atrair, principalmente, grupos de alunos de escolas públicas e particulares, acompanhados por seus professores. No segundo andar, fora a pequena sala da administração do espaço, há uma maior para exposições itinerantes - que, dependendo do número de obras à mostra, também podem ocupar o hall, o térreo e até mesmo as varandas do casarão.

Nos fundos do terreno, fica o prédio anexo. O teatro, que tem capacidade para 140 pessoas e funciona no térreo, já recebeu talentos como o sambista Monarco, o grupo teatral Nós do Morro, o duo cubano Chekerê e o cineasta Roberto Berliner.

Por sua vez, a Biblioteca Municipal Central Cial Brito, que está instalada no terceiro andar do mesmo prédio, disponibiliza cerca de 15 mil livros para pesquisa e empréstimo à comunidade, além de ter um acervo multimídia. Também dispõe de uma sala especial para o público infantil, que foi inaugurada pelo escritor Ziraldo e recebeu o nome de “Menino Maluquinho” – todas as sextas-feiras, às 17h, o público é convidado a participar da atividade “Contação de Histórias”, com a participação de contadoras da própria biblioteca e voluntários do Espaço Municipal da Terceira Idade.

A biblioteca ainda abriga uma unidade do projeto Telecentro Comunitário de Nova Iguaçu. Nos 10 computadores ali instalados, o público tem acesso gratuito à Internet para suas pesquisas.

Defensor da arte popular na Baixada Fluminense, o ator, compositor, teatrólogo e animador cultural Sylvio Monteiro, já falecido, certamente aprovaria o espaço cultural que leva o seu nome.

onde fica
Espaço Cultural Sylvio Monteiro
Rua Getúlio Vargas 51, Centro – Nova Iguaçu (ao lado da estação ferroviária, na rua da Paróquia N. S. de Fátima e São Jorge).
por que ir
É uma ótima opção de lazer cultural gratuito ou a preços populares, como no caso dos espetáculos no teatro. A programação inclui talentos já consagrados e artistas locais, em busca de uma oportunidade de mostrar seu trabalho.
Também é um espaço para lazer em família. A criançada, por exemplo, pode se divertir tanto na Biblioteca Infantil Menino Maluquinho como nas oficinas educativas.
quando ir
Galerias de arte e Sala de Produção Educativa, de 3ª feira a domingo, das 10h às 17h. A biblioteca funciona de 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h.
quem vai
Público de todas as idades.
quanto custa
Entrada gratuita. No teatro, espetáculos gratuitos ou a preços populares.
contato
(21) 2667-2157 e 2667-2631 (biblioteca)

comentários feed

+ comentar
Egeu Laus
 

Meus parabéns, Tetê. Boa dica!
Aproveita e corrige o título...
Abraço!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 13/5/2007 20:43
sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Muito obrigada, Egeu.
Abraço.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 13/5/2007 21:04
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Maravilha, Tetê, ótimo serviço. E a casa é linda, hein? Abraço

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 14/5/2007 13:13
sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Muito bonito!
Tetê, parabéns! é necessário conhecermos nossas riquezas históricas e culturais.
Abraços.

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 25/5/2007 22:15
sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Voltei para votar,
Com muito gosto.
Beijos

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 24/3/2008 23:55
sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Valeu, Helena e Pedro.
Beijos!

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 26/3/2008 16:39
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

saudade das suas colaborações! linda casa!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 21/7/2008 16:33
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados