Uma grande contradição sempre ocupou o cotidiano dos artistas da minha querida Baixada Fluminense. É notoriamente sabido que a região é rica de talentos e ostenta uma produção cultural intensa e interessante. Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: onde estão essas pessoas? Se a produção cultural é farta, os espaços para escoar essa produção são cada vez mais escassos, ou administrados por pessoas que não estão na mesma sintonia que os artistas. A ponte entre artista e público dificilmente se completa, o que inviabiliza a plenitude da experiência da criação artÃstica.
Em Nova Iguaçu essa história não é diferente. A cidade contabiliza uma população superior a 800 mil habitantes. É muita gente para poucos espaços culturais, ou poucas opções interessantes para tanta gente. O que existe de diferente por lá é a organização de alguns dos artistas no sentido de resolver essa complexa equação. “A classe artÃstica da cidade carece e grita por possibilidades, por espaços pra reprodução das suas respectivas habilidades. Uma nova casa para Cultura em Nova Iguaçu abrigando os mais variados eventos culturais é realmente o sonho de todos artistasâ€, me contou Nike, um dos idealizadores do Espaço Na Encolha.
O Na Encolha já existe a quase 3 anos. Neste curto, porém batalhado, espaço de tempo o Espaço já conseguiu concretizar algumas tradições. A programação mais antiga é a noite do Reggae Roots na Encolha. O projeto foi um dos primeiro eventos realizados pela casa e sobrevive até hoje, religiosamente, toda quinta-feira, botando a Baixada pra dançar com bandas de fora e da região.
Atualmente o Na Encolha atravessa um importante momento de reestruturação fÃsica, com a reforma do palco e a instalação de novos equipamentos. E reorganiza sua programação oferecendo a rapaziada de Nova Iguaçu opções realmente novas. A noite de terça-feira, por exemplo, é dedicada aos espetáculos no estilo “stand-up show†com apresentações de comédia. Outro ponto alto da programação é a parceria com o cineclube Buraco do Getúlio. As sessões, dedicadas a filmes longa-metragem, ganham o tÃtulo de Buraco na Encolha e acontecem num perfil diferente de como costuma fazer em sua sede.
Outro passo importante que está sendo dado para a organização do Na Encolha é o processo de institucionalização do espaço como ONG. Esta é a estratégia que o pessoal que corajosamente toca o espaço encontrou para tentar viabilizar os novos projetos. “Vamos oferecer oficinas de DJ, de percussão, aulas de improvisação teatral e estamos fechando uma turma de escrita para comédia - com o intuÃdo de fortalecer a comédia local e alimentar a nossa noite de terçaâ€. É na encolha que essa galera vai transformando o cotidiano da cidade e criando novas possibilidades de entretenimento e cultura. Vale a pena dar uma passada por Nova Iguaçu e chegar na encolha pra sentir um pouquinho do clima que rola no espaço.
Muito bacana. Nova Iguaçu tem gerado notÃcias culturais muito interessantes! Vida longa a esses projetos.
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 30/5/2008 09:51
A Baixada é o Centro de uma outra onda!
Parabéns ao "Na Encolha"
é nois
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!