Espaço Na encolha

.divulgação.
.terça-feira é dia de comédia no espaço na encolha.
1
joao xavi · São João de Meriti, RJ
29/5/2008 · 136 · 3
 

Uma grande contradição sempre ocupou o cotidiano dos artistas da minha querida Baixada Fluminense. É notoriamente sabido que a região é rica de talentos e ostenta uma produção cultural intensa e interessante. Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: onde estão essas pessoas? Se a produção cultural é farta, os espaços para escoar essa produção são cada vez mais escassos, ou administrados por pessoas que não estão na mesma sintonia que os artistas. A ponte entre artista e público dificilmente se completa, o que inviabiliza a plenitude da experiência da criação artística.

Em Nova Iguaçu essa história não é diferente. A cidade contabiliza uma população superior a 800 mil habitantes. É muita gente para poucos espaços culturais, ou poucas opções interessantes para tanta gente. O que existe de diferente por lá é a organização de alguns dos artistas no sentido de resolver essa complexa equação. “A classe artística da cidade carece e grita por possibilidades, por espaços pra reprodução das suas respectivas habilidades. Uma nova casa para Cultura em Nova Iguaçu abrigando os mais variados eventos culturais é realmente o sonho de todos artistas”, me contou Nike, um dos idealizadores do Espaço Na Encolha.

O Na Encolha já existe a quase 3 anos. Neste curto, porém batalhado, espaço de tempo o Espaço já conseguiu concretizar algumas tradições. A programação mais antiga é a noite do Reggae Roots na Encolha. O projeto foi um dos primeiro eventos realizados pela casa e sobrevive até hoje, religiosamente, toda quinta-feira, botando a Baixada pra dançar com bandas de fora e da região.

Atualmente o Na Encolha atravessa um importante momento de reestruturação física, com a reforma do palco e a instalação de novos equipamentos. E reorganiza sua programação oferecendo a rapaziada de Nova Iguaçu opções realmente novas. A noite de terça-feira, por exemplo, é dedicada aos espetáculos no estilo “stand-up show” com apresentações de comédia. Outro ponto alto da programação é a parceria com o cineclube Buraco do Getúlio. As sessões, dedicadas a filmes longa-metragem, ganham o título de Buraco na Encolha e acontecem num perfil diferente de como costuma fazer em sua sede.

Outro passo importante que está sendo dado para a organização do Na Encolha é o processo de institucionalização do espaço como ONG. Esta é a estratégia que o pessoal que corajosamente toca o espaço encontrou para tentar viabilizar os novos projetos. “Vamos oferecer oficinas de DJ, de percussão, aulas de improvisação teatral e estamos fechando uma turma de escrita para comédia - com o intuído de fortalecer a comédia local e alimentar a nossa noite de terça”. É na encolha que essa galera vai transformando o cotidiano da cidade e criando novas possibilidades de entretenimento e cultura. Vale a pena dar uma passada por Nova Iguaçu e chegar na encolha pra sentir um pouquinho do clima que rola no espaço.

onde fica
O Espaço Na Encolha fica escondidinho na Rua: Manoel da Silva Falcão N °739.
Bairro California, Nova Iguaçu.
por que ir
Para encontrar toda sorte de artistas, pensadores e bons loucos da região.
quando ir
O ritmo do Espaço é frenético, vale a pena dar uma olhadinha na programação para saber dia e hora da sua atividade favorita.
quem vai
Galera de Nova Iguaçu e região interessada em manifestações culturais plurais.
quanto custa
Algumas atividades são gratuitas.
Outras são oferecidas sempre por um precinho camarada.
website
www.naencolha.com
contato
Telefone: 21 3773-8730
E-mail: espaconaencolha@gmail.com

comentários feed

+ comentar
Aepan
 

Excelente
Parabéns...
Airton
Estrela-RS

Aepan · Estrela, RS 28/5/2008 23:54
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Muito bacana. Nova Iguaçu tem gerado notícias culturais muito interessantes! Vida longa a esses projetos.

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 30/5/2008 09:51
sua opinião: subir
igor barradas
 

A Baixada é o Centro de uma outra onda!
Parabéns ao "Na Encolha"
é nois

igor barradas · Duque de Caxias, RJ 17/6/2008 21:13
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

.palco aberto para apresentações de artistas da baixada. zoom
.palco aberto para apresentações de artistas da baixada.
.rapaziada se divertindo na encolha. zoom
.rapaziada se divertindo na encolha.
.terça é dia de dar risada. zoom
.terça é dia de dar risada.
.oficina de grafitti, a molecada botando a mão na tinta. zoom
.oficina de grafitti, a molecada botando a mão na tinta.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados