ESTAÇÃO EISENBAHN

Neto Noir Studio
Na Estação Eisenbahn provam-se as melhores cervejas e se vê sua produção.
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
20/7/2007 · 75 · 12
 

Blumenau é a terra da Oktoberfest, a maior festa da cerveja do país – inspirada, por acaso, na festa de mesmo nome de Munique (München), na Alemanha. Apesar do título de “terra da cerveja”, grande parte das edições anuais da famosa festa de outubro foram à base de chopp das grandes marcas que dominam o mercado brasileiro. Aliás, é com esta proposta que surgiu a Eisenbahn: criar uma alternativa ao paladar dos verdadeiros apreciadores de cerveja.

É claro que não se trata de uma tarefa fácil. Os proprietários da Eisenbahn tiveram de ir à Europa para encontrar um mestre cervejeiro — que acabaram trazendo consigo —que soubesse os segredos milenares da verdadeira cerveja. Gerhardt Beutling é formado mestre pela Weihenstephan, criada em 1040, e trabalha com isso há quase trinta anos.

A cerveja Eisenbahn ainda segue a Reinheitsgebot, Lei Alemã da Pureza, criada em 1516, que não permite que mais de quatro ingredientes sejam misturados na produção do líquido germânico mais apreciado. A pequena cervejaria produz 14 tipos diferentes de cerveja que podem ser compradas — e terem seu processo de fabricação acompanhado — na própria fábrica, onde tem um bar...

A Estação Eisenbahn é separada da fábrica por uma parede de vidro. Dessa forma, o cliente que aprecia seu líquido bávaro pode observar a cerveja ser produzida ao seu lado. Além do atrativo fabril, a Estação ainda oferece, como não poderia deixar de ser, um variado cardápio germânico, com pratos típicos coloniais. Três vezes por semana, há atrações musicais e, cuidado com a cãibra na língua, os grupos Alpenmusikanten e Hausmusikanten, de quarta a sexta-feira animam quem estiver no bar.

Além de ver a fábrica através do vidro, o cliente também pode visitar a fábrica em seu real interior e provar o chopp saindo direto do seu reservatório de descanso, antes de ser embalado.

Aos poucos, a cerveja Eisenbahn passou a figurar na lista das melhores cervejas do Brasil e do mundo, segundo revistas especializadas, justamente em função daquilo que pensaram seus idealizadores quando de seu início: criar uma marca de cerveja que fosse ao contrário das grandes marcas, das grandes cervejas sem gosto. Pois bem, conseguiram. E agora, a qualidade desse saboroso líquido bávaro pode ser conferida de perto, de pertinho, ali onde é produzida a cerveja, ali na torneirinha por onde ela sai...

onde fica
Cervejaria Sudbrack Ltda.
Rua Bahia, 5181 - Salto Weissbach
89032-001 Blumenau SC

"A partir do centro de Blumenau, seguindo pela Avenida Beira Rio, contorne a Prefeitura e siga à direita pela Rua Martin Luther até o cruzamento com a Rua Bahia, onde está o prédio abandonado da antiga Industria das Gaitas Hering.

Seguindo à esquerda, prossiga pela sinuosa Rua Bahia, passando pelo Jornal de Santa Catarina, junto a Ponte Metálica do Salto do Norte. Depois de 3Km da ponte, você já estará no No. 5181, dentro de nossa fábrica saboreando sua Eisenbahn direto da fonte."

*Do site da cervejaria.
por que ir
Para provar uma cerveja que vai muito além do comum consumido por aí.
quando ir
De terça-feira a domingo, a partir das 18:00.
quem vai
Apreciadores de boa bebida, boa culinário e de um verdadeiro ambiente agradável.
quanto custa
O passeio pela fábrica com degustação de chopp é R$3,00.
No bar, paga-se por aquilo que se consome.
website
www.eisenbahn.com.br
contato
Fone: 47 3330-7371
Fax: 47 3330-8146

comentrios feed

+ comentar
Marluce Freire Nascasbez
 

Labes,

Degustei teu texto com cerveja! Hum!!! Também essa imagem apetitosa e uma texto maravilhoso desse, dá até vontade de ir aí a pé! rsrsrs

Marluce

Marluce Freire Nascasbez · Carnaíba, PE 17/7/2007 17:10
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Labes, Marcelo
 

Ora, Marluce, te esperamos! Aparece mesmo!

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 17/7/2007 17:17
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Helena Aragão
 

Labes, sou a maior fã da Eisenbahn! Que bom saber de todos esses detalhes! Já mandei essa nota para vários amigos pinguços que vão amar!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 19/7/2007 17:40
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Labes, Marcelo
 

Opa! Então, Helena, poder aparecer por aqui e beber direto da torneirinha! Mas não esquece de me convidar, por favor. Abraço.

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 19/7/2007 19:23
sua opinio: subir
Marcus Costa
 

Labes,

Muito bom o texto. É importante divulgar as microcervejarias, que produzem com uma qualidade infinitamente superior às grandes. A Eisenbahn é maravilhosa (e a Strong Golden Ale se destaca, junto com a Rauchbier).

Essa cultura de cerveja artesanal está crescendo bastante no Brasil. Vale a pena provar dessas cervejas. Abaixo listo algumas:
Falke Bier (www.falkebier.com.br) - MG
Stadt (www.stadtbier.com.br) - DF
Mistura Clássica (www.misturaclassica.com.br) - RJ
Botto Bier (www.bottobier.com.br) - RJ
Fraga (www.cervejariafraga.com.br) - RJ
Schmitt (www.schmittbier.com.br) - RS

E quem quiser conhecer um pouco mais, vá aos seguintes sites:
www.acervacarioca.com.br
http://edurecomenda.blogspot.com
http://oglobo.globo.com/blogs/cervejaso/

Marcus Costa · Rio de Janeiro, RJ 20/7/2007 09:02
sua opinio: subir
Helena Aragão
 

Nossa, Marcus! Preciso conhecer essas cervejas, não conheço nenhuma, cruzes! Aproveito para deixar outro link do Overmundo que tem tudo a ver com essa nota degustativa! Abraços a todos.

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 20/7/2007 12:33
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Marcus Costa
 

Helena,

A lista é muito maior. Rolou, no mês passado, em SP, a Brasil Brau: www.brasilbrau.com.br, feira bienal do setor cervejeiro, com muita degustação de cervejas artesanais (infelizmente não pude ir).

Algumas dessas cervejas podem ser encontradas no Aconchego Carioca: www.overmundo.com.br/guia/aconchego-carioca , e poderão ser consumidas também no concurso da ACervA Carioca, em 29/09/2007.

Muito bom o texto sobre a rota da cerveja de SC.

abraços

Marcus Costa · Rio de Janeiro, RJ 20/7/2007 14:43
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Labes, Marcelo
 

Pois é, temos uma série de cervejarias artesanais que - não duvido mesmo - produzem cerveja e chopp dos melhores. No entanto, acho sempre difícil encontrar exemplares destas por aqui. É mais fácil, por exemplo, encontrar cervejas uruguaias e alemães do que encontrar as brasileiras artesanais.

Fiquei surpreso no dia em que estava em Porto Alegre e encontrei Eisenbahn para vender na rede Zaffari-Bourbon. Depois, somente, é que descobri que a marca é comercializada em muitas cidades do Brasil, na maioria capitais, através das redes de grandes mercados. Sem dúvida, é um passo adiante não somente na comercialização da marca, como também no fortalecimento de mercado das pequenas cervejarias.

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 20/7/2007 14:53
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Helena Aragão
 

Labes, se não me engano a Eisenbahn é vendida nos supermercados Zona Sul por aqui.
Marcus, ótima dica esse site e bo saber desse concurso no Rio, hein? Quando tiver mais perto, você dá a dica na Agenda? Fiquei curiosíssima!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 20/7/2007 17:04
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Marcus Costa
 

Helena,
Aqui no Rio, um ótimo mercado para comprar cervejas especiais (nacionais e importadas) é o Farinha Pura, da Cobal do Humaitá.
Pode deixar que vou divulgar o concurso na Agenda.

Labes,
Entra em contato com o pessoal da AICCA que eles podem te dar algumas dicas de locais em SC. O site da associação é www.aicca.com.br

Marcus Costa · Rio de Janeiro, RJ 20/7/2007 17:29
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Labes, Marcelo
 

Muito obrigado, Marcos. São informações muito úteis, certamente. E tenho certeza que continuarão sendo para quem encontrar esta colaboração em busca de informações sobre cerveja.

Grande abraço.

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 23/7/2007 02:58
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
armandofontes
 

Eisenbahn é um divisor de aguas na minha vida no mundo além-pilsen

armandofontes · Belo Horizonte, MG 2/10/2007 16:35
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados