Exposição Mestres da Gravura se despede da Bahia

1
Seven Star · Rio de Janeiro, RJ
26/8/2014 · 1 · 0
 

O Museu de Arte da Bahia, a Fundação Biblioteca Nacional e Petrobras apresentam, a exposição “Mestres da Gravura”, até 31 de agosto de 2014. Pela primeira vez, Salvador recebe a mostra que possui 170 obras representativas da gravura europeia pertencentes ao acervo da Fundação Biblioteca Nacional. A curadoria é de Fernanda Terra, mestre em Museologia e Patrimônio e pós graduada em Historia de Arte e Arquitetura.

As 170 gravuras presentes na exposição fazem parte do acervo de 30 mil itens da Fundação Biblioteca Nacional, cuja origem remonta à Real Biblioteca, trazida ao Brasil por ocasião da vinda da corte portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808. As obras que estarão expostas para o público são xilogravuras e exemplares de diversas técnicas diferentes de gravação em metal surgidas no período do Renascimento ao Iluminismo, fruto do trabalho de 81 artistas que traduzem, com sensibilidade e destreza de gestos, não apenas a construção do pensamento religioso e filosófico, mas também ideias, ações, descobertas e costumes promovidos pela cultura europeia ao longo de quatro séculos.

Na exposição, há gravuras chamadas originais realizadas por grandes artistas e gravuras de interpretação realizadas por exímios gravadores com amplo domínio da técnica. Entre as gravuras originais estão obras de Dürer, Rembrandt, Callot, Goya e Hogarth, cujas linguagens poéticas se caracterizam por sua inventividade, ineditismo e força expressiva. Por sua vez, as gravuras de interpretação apresentam obras-primas da pintura, da escultura e do desenho, tendo constituído, durante muito tempo, uma das mais importantes formas de difusão da arte e de divulgação dos artistas.
“Gravar é dar vida às linhas do tempo. Das tramas delicadas do desenho sobre uma superfície bordaram-se com linhas incisivas, ao longo da história, algumas das mais sutis e notáveis obras de arte” – Fernanda Terra, curadora.

A exposição faz parte de uma itinerância patrocinada pela Petrobras/ Edital Circulação de Exposições.

Serviço:


Exposição Mestres da Gravura
Local: Museu de Arte da Bahia
Endereço: Rua Sete Setembro 2340 – Corredor da Vitória Salvador BA
Visitação: até 31 de agosto de 2014
Horário: Terça a sexta das 13h às 19h, sábados e domingos das 14h às 19h
Ingressos: Entrada Franca
Informações: 071 -3117-6902
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Patrocínio: Petrobras
Produção: Artepadilla

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Aline Borba e Heloisa Castro
(21) 3352-1905 / 97901-9575
aborba@sevenstarmkt.com.br // heloisa@sevenstarmkt.com.br

onde fica
Museu de Arte da Bahia
por que ir
Última oportunidade para conferir a exposição
quando ir
até 31 de agosto
quem vai
Museu de Arte da Bahia
quanto custa
Entrada Franca
contato
Aline Borba e Heloisa Castro (21) 3352-1905 / 97901-9575 aborba@sevenstarmkt.com.br // heloisa@sevenstarmkt.com.br

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados