Feira Cultural do Vaporzinho

Luís Osete
1
Luís Osete · Juazeiro, BA
21/9/2008 · 90 · 1
 

Vapor Saldanha Marinho, Orla Nova de Juazeiro-BA. Final da tarde de domingo, 14 de setembro de 2008. Enquanto o sol ia se despedindo de um céu sem nuvens, Mãe da Mata foi chegando com seus apetrechos: objetos artesanais vindos diretamente de sua loja cultural.

“Domingo é o dia de maior movimento em minha loja. Eu a deixo fechada e venho pra cá. Juntar os artistas de Juazeiro é meu projeto de vida”, afirma ela. Depois de esperar seis meses por uma resposta da prefeitura sobre a utilização do espaço próximo ao Vaporzinho, recolheu algumas de suas produções artísticas e veio para a rua, sozinha.

Seis meses depois, luta para trazer outros artistas ao centro do palco. Já tem 30 cadastrados(as) em sua loja cultural, em todos os segmentos de arte. Pessoas como Marlus Daniel, que desde os nove anos pinta telas. Aos 21, pretende fazer sua primeira exposição: só com imagens de flores.

Por sinal, Marlus está dando um curso de flores a dona Zilda Castro, que começou a pintar depois de criar os filhos. Duas trajetórias diferentes de uma mesma arte, que se unem em torno do sonho de certa Mãe: da Mata.

As telas de dona Zilda ainda estavam secando, próximas à caldeira do Vaporzinho: “Terminei de pintar ontem...”. O marido dela era maquinista. Singrou o Rio São Francisco pela última vez a bordo do Vapor Saldanha Marinho. Este lugar de encantos, sonhos, lembranças, projetos de vida e pôr do sol...

onde fica
Vapor Saldanha Marinho, Orla Nova de Juazeiro-BA.
por que ir
Para apreciar a arte que é produzida cotidianamente pelos(as) intrépidos(as) artistas de Juazeiro.
quando ir
Todo domingo, das 17 às 22h.
quem vai
Pessoas de todas as idades, entre turistas e comunidade local.
quanto custa
Os preços das obras são bem variados.

comentários feed

+ comentar
Ana_e_Lauro_Alagoas
 

Belo projeto! Parabéns pelo guia, nos mostrando a arte em Juazeiro.
Abraços,
Ana e Lauro.

Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL 17/2/2009 13:29
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

zoom
zoom
A ponte ao fundo... zoom
A ponte ao fundo...
Dona Zilda e suas telas... zoom
Dona Zilda e suas telas...
zoom

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados