Feira de Piranhas

Marcelo Cabral
1
Marcelo Cabral · Maceió, AL
12/2/2008 · 134 · 4
 

“A maior feira do sertão alagoano”! Propagandeiam, animados, os feirantes e organizadores da feira popular do município de Piranhas, a cidade lapinha do Rio São Francisco, no semi-árido alagoano.

Todo domingo fervilha de gente na parte alta da cidade, ou ainda, Piranhas Nova, como costumam chamar a área onde foram construídos conjuntos habitacionais para os trabalhadores da Hidrelétrica de Xingó, quando da sua construção.

Como toda boa feira, começa as 5:00 da matina e termina por volta de 13:00 da tarde, quando o sol do sertão é tão violento que nem o típico chapéu de couro do sertanejo é capaz de segurar tanta quentura, e o trabalhador da feira de Piranhas pode relaxar com um mergulho nas águas frias do São Francisco.

Muitos artigos de couro rústico, de bode e bovino, como botas, chapéus e outros acessórios que protegem o vaqueiro dos espinhos da caatinga, e que não deixa de ser um estilo da região. Pra atestar que moda do sertão não é só uma qualidade de cantiga.

A feira apresenta uma diversidade de gêneros artesanais em barro, madeira e outros materiais, vindos de várias cidades ribeirinhas do São Francisco, como Penedo e Piaçabuçu, além de algum artesanato indígena do município sertanejo de Pariconha.

A feira tem de tudo que possam imaginar, comidas de todos os tipos, verduras e frutas, roupas, muitas cores e coisas. Gostei da peixaria, pela limpeza e variedade de peixes frescos, pescados ali perto no Chico, como o surubim e a deliciosa tilápia.

onde fica
Mercado Público, Piranhas Nova.
por que ir
A diversidade dos produtos, a culinária local, o artesanato, a cultura sertaneja.
quando ir
Manhãs de domingo.
quem vai
Todo mundo vai na feira.
quanto custa
Preços variados, mas em geral é barato, preço de feira.
contato
Seu Eraldo: (82) 9341-8745

comentários feed

+ comentar
Pssil
 

Que legal essa feira, Marcelo! e as fotos estão ótimas, me deram vontade de ir lá pra ver ao vivo. Fiquei bem curiosa pra saber o que tem naquelas garrafinhas coloridas...
Boa dica e bom texto!

Pssil · Porto Alegre, RS 11/2/2008 17:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

Oi Pssil! Obrigado pelo comentário.
Então, quando vi as garrafas coloridas, pensei que eram as clássicas “raspadinhas”, que vendiam no centro de Maceió, de vários sabores e servida com muito gelo raspado, e que agora estão completamente extintas por aqui, mas descobri que as garrafas da foto são produtos de limpeza artesanais.
Abraço

Marcelo Cabral · Maceió, AL 12/2/2008 09:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Alê Barreto
 

Parada obrigatória quando visitar Piranhas!

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 12/2/2008 18:17
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Estarei por aí este ano e com certeza um ponto a visitar. Boa dica!

Cintia Thome · São Paulo, SP 12/2/2008 21:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados