“A maior feira do sertão alagoanoâ€! Propagandeiam, animados, os feirantes e organizadores da feira popular do municÃpio de Piranhas, a cidade lapinha do Rio São Francisco, no semi-árido alagoano.
Todo domingo fervilha de gente na parte alta da cidade, ou ainda, Piranhas Nova, como costumam chamar a área onde foram construÃdos conjuntos habitacionais para os trabalhadores da Hidrelétrica de Xingó, quando da sua construção.
Como toda boa feira, começa as 5:00 da matina e termina por volta de 13:00 da tarde, quando o sol do sertão é tão violento que nem o tÃpico chapéu de couro do sertanejo é capaz de segurar tanta quentura, e o trabalhador da feira de Piranhas pode relaxar com um mergulho nas águas frias do São Francisco.
Muitos artigos de couro rústico, de bode e bovino, como botas, chapéus e outros acessórios que protegem o vaqueiro dos espinhos da caatinga, e que não deixa de ser um estilo da região. Pra atestar que moda do sertão não é só uma qualidade de cantiga.
A feira apresenta uma diversidade de gêneros artesanais em barro, madeira e outros materiais, vindos de várias cidades ribeirinhas do São Francisco, como Penedo e Piaçabuçu, além de algum artesanato indÃgena do municÃpio sertanejo de Pariconha.
A feira tem de tudo que possam imaginar, comidas de todos os tipos, verduras e frutas, roupas, muitas cores e coisas. Gostei da peixaria, pela limpeza e variedade de peixes frescos, pescados ali perto no Chico, como o surubim e a deliciosa tilápia.
Que legal essa feira, Marcelo! e as fotos estão ótimas, me deram vontade de ir lá pra ver ao vivo. Fiquei bem curiosa pra saber o que tem naquelas garrafinhas coloridas...
Boa dica e bom texto!
Oi Pssil! Obrigado pelo comentário.
Então, quando vi as garrafas coloridas, pensei que eram as clássicas “raspadinhasâ€, que vendiam no centro de Maceió, de vários sabores e servida com muito gelo raspado, e que agora estão completamente extintas por aqui, mas descobri que as garrafas da foto são produtos de limpeza artesanais.
Abraço
Parada obrigatória quando visitar Piranhas!
Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 12/2/2008 18:17Estarei por aà este ano e com certeza um ponto a visitar. Boa dica!
Cintia Thome · São Paulo, SP 12/2/2008 21:58Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!