Todos os sábados, bem cedinho, por volta das cinco da matina, os mascates da região da Zona da Mata alagoana e Arapiraca começam a levantar as tendas para a feira da cidade de Viçosa.
Lá se encontra de tudo, temperos, carnes, peixes, cereais, artesanato, calçados, roupas, macaxeira, inhame (produto tÃpico da cidade) e as incrÃveis ervas medicinais da cultura popular tradicional, vendidas em alto e bom som com microfone e tudo por Sinval da Garrafada, natural de Mata Grande no sertão alagoano.
É barbatimão e aroeira para inflamação, óleo de pequi colhido na Serra do Araripe para dor de ouvido, macela do reino para o fÃgado, endro é pra parar de fumar, sabonete de juá resolve toda qualidade de coceira e alergia, pitó, azeite de mamona e couro seco de jacaré e lagarto, pra queimar em defumador e tratar derrame!
Tem de tudo mesmo, perguntei ao Sinval de que era feito a “pomada pra pancadaâ€, aparentemente o carro chefe de seus produtos, junto com as garrafadas medicinais, ao que ele me respondeu “e tu quer aprender é? Aqui é pra venderâ€.
O famoso fumo de Arapiraca também pode ser encontrado na feira de Viçosa. Os principais tipos são crueira, cabelinho e raspa de cacete.
Os peixes são vendidos frescos e salgados, a maioria proveniente do Rio São Francisco, como cará, piranha, pescada, pilombeta, manjuba, bagre, entre outros.
Alguns feirantes atraem seus clientes pela simpatia, como CÃcero Tempero e sua amada Rosileide, pais de dois filhos e mais um a caminho. Ciço sorri e faz graça com as pessoas que passam, na expectativa de vender bastante pimenta do reino e cuminho.
dica mto bacana e fotos lindas! parabéns pelo texto.
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 30/4/2007 16:07
Parabéns pela dica, Marcelo. Muito bem ilustrada.
Sabe o que eu sinto alta? Alguns preços de produtos pra gente ter uma idéia...
Abraço!
Muito boa mesmo. Bem ilustrada e bem testemunhada (adoro dicas com historinhas e diálogos). Adorei as fotos, todas. Abraço
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 2/5/2007 19:11
Obrigado pessoal! Apesar do dia de chuva conseguimos boas imagens, principalmente graças ao fotografo Gustavo Acioli que me acompanhou até Viçosa. Minha câmera acabou a bateria pouco depois da foto do artesanato (adoro o fusquinha) e ele salvou o dia.
Egeu, não faz muito sentido enumerar preços da infinidade de produtos de uma feira, ficaria uma coisa “cachimbo X reais, candeeiro tantos reais, peixe cará tal preço, ratoeira...†percebe?
Abraços.
Marcelo,
Viçosa é mesmo uma pérola. Pena que a atração pela praia esvaziou o nosso interior.
Quem sabe com a interiorização da UFAL, esse processo se reverta?
Informa a página do "Gato do Mato Expedições".
Obrigado Alexandre! Viçosa é uma beleza mesmo, o nome da cidade não nega.
Sobre Gato do Mato, veja aqui no Guia Overmundo.
Abraço.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!