Em 1969, foi criada a Feira Hippie, em Belo Horizonte. Ainda então na Praça da Liberdade, a feira servia para que os artistas ("hippies", afinal, quase todo mundo era naquela época) vendessem os seus artesanatos.
A feira foi crescendo e a era dos hippies passou. Quando 1991 chegou, a praça não tinha mais capacidade para abrigar tantas barracas. A Avenida Afonso Pena, a maior da capital mineira, tornou-se o novo endereço e um novo e bem oficial nome foi dado: Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena. Mas não adianta, todo mundo continua conhecendo mesmo como "Feira Hippie".
Atualmente, o artesanato é apenas mais um dos produtos vendidos nas centenas de barracas. Com o tempo a comida de rua passou a ser o principal atrativo para muita gente. Só de churrasquinhos, caldos, sanduÃches e salgados são mais de cem vendedores. E, acredite, em certos momentos do dia, há filas para todos eles.
Os produtos que lá circulam chegam de diversas regiões do estado. Das peças artesanais do Vale do Jequitinhonha até as roupas de frio do Sul de Minas. No meio disso tudo: quinquilharias, bijouterias, sapatos e homens-estátuas.
Sergio, que interessante saber que a Feira de BH tem esse tamanho. Aqui em São Paulo, nossa feira tÃpica de artesanato "hippie" era a da Praça da República. Atração nos guias, atraia turistas estrangeiros e de outros estados. Com o passar dos anos foi decaindo, até que a Prefeitura (gestão Pitta, sucessor de Paulo Maluf) a proibiu.
A feira terminou voltando, mas ainda não recuperou seu caráter, força e brilho.
Abraços
Na foto, nem parece que são só dois quarteirões! Mas é imensa mesmo a feira, tanto que eu sempre dou a dica:
* Quem quer comprar sapatos, bolsas e demais coisas que podem ser feitas em couro, deve entrar pela Av CarandaÃ/Rua Guajajaras.
* Quem quer bijuterias, entrar na Av. Ãlvares Cabral e caminhar para a direita.
* Para coisas de bebês e roupas, entre na Av. Ãlvares Cabral e caminhe para a esquerda.
* Móveis e decoração, comece pela Rua da Bahia.
A comida você encontra no começo, no meio e no fim. Eu, que morei ali na esquina anos e anos, recomendo mais as barraquinhas do meio da feira.
Nas laterais rola uma "feira paralela", com cachorrinhos do lado Ãmpar e muitos "artistas" do lado par (na calçada do parque). Na entrada da rua da Bahia, tem a Feira do CD Independente, que merece sempre uma passadinha.
Ah, outras dicas essenciais para quem vai fazer compras: leve dinheiro trocado e dividido (bolsa, meia, calcinha, vale tudo), pesquise e pechinche. Sacoleiras de todo o Brasil enchem a feira a partir de umas 9h, se você for depois disso, prepare-se para trombar com as maiores sacolas do mundo e com barracas sem mercadoria - elas levam tudo!
O comentário da Camila é mais útil que a minha dica! :D
Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 21/5/2007 18:09Sem a sua dica, meu comentário não existiria, Serginho. ;)
Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 21/5/2007 18:40Corrales, acho que Feira Hippie é tão conhecida em BH que nenhum prefeito teria coragem de acabar com ela. É muito público, muita gente circulando, muita coisa sendo vendida... enfim, muitos fatores giram ao redor da Feira Hippie.
Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 21/5/2007 18:44
Sergio, espero que nada aconteça mesmo. Eu acho muito bacana ter esses espaços . Em São Paulo, os aspectos polÃticos prevaleceram. "Rola" muita estória de propina para fiscais da Prefeitura e as gestões que se sucedem terminam querendo desfazer o que a anterior fez, essas coisas.
Abraços
Indiquei seu texto para um amigo de BH. Bye.
CCorrales · São Paulo, SP 21/5/2007 18:58O Brasil não é feito só de Rio Janeiro e São Paulo, e muito mais que isso a arte e as verdadeiras manifestações culturais brasileiras não estão na tv elitista, antidemocrática e maldosa que só dá espaço para o que pode ser vendido e que possa manipular o público. Vamos pra rua minha gente! Grande dica!!! Gostei muito!
sumido · Campinas, SP 22/5/2007 23:06boa noite gostaria de saber como faço pra chegar na feira moro em vila velha ES.
ester · Vila Velha, ES 5/9/2007 21:24
Bom demais, a feira.
abço.
Oi, Ester. O googlemaps responde a sua pergunta assim (
Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 13/12/2007 17:18
Bom dia, gostaria de saber qual os hotéis mais próximos a Feira Rip?
Obrigada
Muito bom. No cotidiano de minha rua, fervilha a dimensão do Mundo!!! Abraço raterno. jbconrado.
ayruman · Cuiabá, MT 21/5/2009 18:59ai ai ai sim sim muito bom espaço da feira rip grande ja trabalhei muito lá mais hoje queru um espaço e ñ conssigo e muito dificil ;;;;
anrebaqlao · Belo Horizonte, MG 30/9/2009 11:23Olá pessoal! Alguém tem a informação sobre como adquirir um espaço na Feira Hippie de BH??
Mi Perdigão · Vila Velha, ES 16/2/2010 10:26
oi pessoal, passei pela feira hippie em BH, e achei simplesmente magnÃfica a diversidade cultural que achei nesse lugar. Muito bom mesmo. Gostaria de uma ajuda de vocês, quando passava pela feira, uma figura me chamou a atenção, não lembro seu nome mas gostaria de encontrar. O artista estava na calçada com seu violão no melhor estilo acústico e com seu fiel companheiro dançarino tocando e cantando músicas de Rock estilo Chuck Berry, lembro que escutei umas das músicas que falava sobre o "Rock que não acabou, e Chuck Berry Deixou..." ou algo assim. Na ocasião, não comprei o CD, mas depois fiquei curioso para escutar o restante das músicas, alguém faz idéia de onde posso encontrar aquela figura?
Sérgio,
Parabéns!
Moro em BH e faço este passeio obrigatório quando estou na Capital.
AMO BEAGÃ e a FEIRA tb.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!