| |
|
|

Na Feira Hippie as barracas vão até o horizonte
Imagem
As cores distinguem o que é vendido em cada grupo de barracas
Em 1969, foi criada a Feira Hippie, em Belo Horizonte. Ainda então na Praça da Liberdade, a feira servia para que os artistas ("hippies", afinal, quase todo mundo era naquela época) vendessem os seus artesanatos.
A feira foi crescendo e a era dos hippies passou. Quando 1991 chegou, a praça não tinha mais capacidade para abrigar tantas barracas. A Avenida Afonso Pena, a maior da capital mineira, tornou-se o novo endereço e um novo e bem oficial nome foi dado: Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena. Mas não adianta, todo mundo continua conhecendo mesmo como "Feira Hippie".
Atualmente, o artesanato é apenas mais um dos produtos vendidos nas centenas de barracas. Com o tempo a comida de rua passou a ser o principal atrativo para muita gente. Só de churrasquinhos, caldos, sanduíches e salgados são mais de cem vendedores. E, acredite, em certos momentos do dia, há filas para todos eles.
Os produtos que lá circulam chegam de diversas regiões do estado. Das peças artesanais do Vale do Jequitinhonha até as roupas de frio do Sul de Minas. No meio disso tudo: quinquilharias, bijouterias, sapatos e homens-estátuas.
tags: Belo Horizonte MG pontos-de-encontro comida bebida gastronomia artesanato festa musica feira-hippie compras turismo avenida-afonso-pena comportamento hippies
 |
onde fica |
 |
| |
Na Avenida Afonso Pena, entre Rua da Bahia e Guajajaras. Ela começa no posto da Belotur e termina um pouco antes do Central Shopping. |
|
 |
por que ir |
 |
| |
Embora o povaréu que por ali circula já seja em si um acontecimento, os preços baixos são o principal diferencial. Com menos de R$ 5,00 dá para voltar para casa com o estômago abastecido, pronto para se recuperar da noite anterior. |
|
 |
quando ir |
 |
| |
Sempre aos domingos, das 6 às 14 horas. Circulando no fim da madrugada pela avenida já é possível ver a enorme mobilização que acontece para a realização da feira. |
|
 |
quem vai |
 |
| |
Esse é outro atrativo. Os tipos freqüentadores são bem diferentes. Para alguns, a feira é o último ponto da noite ainda de sábado. Já o público mais velho acorda cedo para pegar o início da feira, quando a oferta de produtos e a limpeza é maior. Portanto, não raramente o caos da bebedeira de uma noite inteira se mistura aos singelos velhinhos mineiros. |
|
 |
quanto custa |
 |
| |
Quase tudo é bem barato. Mas é bom ficar esperto com a carteira de dinheiro, para o barato não sair caro. |
|
 |
contato |
 |
| |
(31) 3277 4914 |
|
|
 |
comentários  |
postar novo comentario |
 |
| |
 |
Sergio, que interessante saber que a Feira de BH tem esse tamanho. Aqui em São Paulo, nossa feira típica de artesanato "hippie" era a da Praça da República. Atração nos guias, atraia turistas estrangeiros e de outros estados. Com o passar dos anos foi decaindo, até que a Prefeitura (gestão Pitta, sucessor de Paulo Maluf) a proibiu.
A feira terminou voltando, mas ainda não recuperou seu caráter, força e brilho.
Abraços
CCorrales · São Paulo (SP) · 20/5/2007 19:32
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Na foto, nem parece que são só dois quarteirões! Mas é imensa mesmo a feira, tanto que eu sempre dou a dica:
* Quem quer comprar sapatos, bolsas e demais coisas que podem ser feitas em couro, deve entrar pela Av Carandaí/Rua Guajajaras.
* Quem quer bijuterias, entrar na Av. Álvares Cabral e caminhar para a direita.
* Para coisas de bebês e roupas, entre na Av. Álvares Cabral e caminhe para a esquerda.
* Móveis e decoração, comece pela Rua da Bahia.
A comida você encontra no começo, no meio e no fim. Eu, que morei ali na esquina anos e anos, recomendo mais as barraquinhas do meio da feira.
Nas laterais rola uma "feira paralela", com cachorrinhos do lado ímpar e muitos "artistas" do lado par (na calçada do parque). Na entrada da rua da Bahia, tem a Feira do CD Independente, que merece sempre uma passadinha.
Ah, outras dicas essenciais para quem vai fazer compras: leve dinheiro trocado e dividido (bolsa, meia, calcinha, vale tudo), pesquise e pechinche. Sacoleiras de todo o Brasil enchem a feira a partir de umas 9h, se você for depois disso, prepare-se para trombar com as maiores sacolas do mundo e com barracas sem mercadoria - elas levam tudo!
Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte (MG) · 21/5/2007 18:04
6 pessoas acharam útil
Sua opinião:
|
 |
O comentário da Camila é mais útil que a minha dica! :D
Sergio Rosa · Belo Horizonte (MG) · 21/5/2007 18:09
2 pessoas acharam útil
Sua opinião:
|
 |
Complementam-se.
CCorrales · São Paulo (SP) · 21/5/2007 18:19
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Sem a sua dica, meu comentário não existiria, Serginho. ;)
Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte (MG) · 21/5/2007 18:40
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Corrales, acho que Feira Hippie é tão conhecida em BH que nenhum prefeito teria coragem de acabar com ela. É muito público, muita gente circulando, muita coisa sendo vendida... enfim, muitos fatores giram ao redor da Feira Hippie.
Sergio Rosa · Belo Horizonte (MG) · 21/5/2007 18:44
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Sergio, espero que nada aconteça mesmo. Eu acho muito bacana ter esses espaços . Em São Paulo, os aspectos políticos prevaleceram. "Rola" muita estória de propina para fiscais da Prefeitura e as gestões que se sucedem terminam querendo desfazer o que a anterior fez, essas coisas.
Abraços
CCorrales · São Paulo (SP) · 21/5/2007 18:56
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Indiquei seu texto para um amigo de BH. Bye.
CCorrales · São Paulo (SP) · 21/5/2007 18:58
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
|
O Brasil não é feito só de Rio Janeiro e São Paulo, e muito mais que isso a arte e as verdadeiras manifestações culturais brasileiras não estão na tv elitista, antidemocrática e maldosa que só dá espaço para o que pode ser vendido e que possa manipular o público. Vamos pra rua minha gente! Grande dica!!! Gostei muito!
sumido · Campinas (SP) · 22/5/2007 23:06
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
|
boa noite gostaria de saber como faço pra chegar na feira moro em vila velha ES.
ester · Vila Velha (ES) · 5/9/2007 21:24
2 pessoas acharam útil
Sua opinião:
|
|
Bom demais, a feira.
abço.
Sérgio Franck · Belo Horizonte (MG) · 13/12/2007 16:47
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Oi, Ester. O googlemaps responde a sua pergunta assim (
Sergio Rosa · Belo Horizonte (MG) · 13/12/2007 17:18
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
|
Bom dia, gostaria de saber qual os hotéis mais próximos a Feira Rip?
Obrigada
LIDY · São Gotardo (MG) · 2/3/2009 10:45
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Muito bom. No cotidiano de minha rua, fervilha a dimensão do Mundo!!! Abraço raterno. jbconrado.
ayruman · Chapada dos Guimarães (MT) · 21/5/2009 18:59
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
|
|
|
| |
Adicione seu comentário: para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
|
|
 |
|
 |
|
|