Feira Orgânica da Glória

Helena Aragão
Você compra tomates saudáveis e ainda confere um showzinho ao vivo
1
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ
3/9/2007 · 191 · 21
 

Um casal de amigos é freqüentador assíduo. Todo sábado de manhã é dia de bater ponto na pracinha da Glória. Lá, poucas e valiosas barracas de madeira com toldo vermelho vendem o que você raramente encontra no supermercado – pelo menos, por um preço razoável: alimentos sem agrotóxicos.

Mesmo com toda a propaganda, eu nunca tinha ido à Feira Orgânica da Glória. Confesso que ficava com preguiça de pegar o metrô, ainda mais no sábado de manhã, ainda que eu tenha um anjinho natureba que fica me recomendando comprar essas coisas (enquanto o diabinho, na outra orelha, grita: compra batata-frita! Chocolate!)

Neste sábado tomei fôlego e fui. Valeu, sobretudo pelo tomate. Comprei e não me arrependi: no almoço ele fez um sucesso danado. O gosto é diferente pacas e isso me deixou um tanto preocupada. Se o tomate orgânico é de um vermelho mais escuro e é mais saboroso, isso significa que todo o tomate que comi na vida tem agrotóxicos?? Melhor não pensar nisso...

A feirinha vai além das verduras e frutas. Tem atrações extras como shows, exibições de yoga e workshops de grupos alternativos de alimentação (desta vez tava o Terrapia). Volta e meia eles também promovem viagens para os sítios onde os alimentos são produzidos. Simpático, não?

onde fica
Na Rua do Russel na altura do número 300. É aquela praça que tem o monumento de gosto duvidoso em homenagem ao Getúlio – o maior cabeção de bronze do ex-presidente. Perto do Hotel Glória.
por que ir
Ainda que você não dê muita bola para a corrente natureba cada vez mais em voga, vale até como experiência antropológica.
Mas se você quer comer saudável, vai ficar impressionado com as opções e com a diferença dos produtos. Dizem que é de viciar.
quando ir
Todo sábado, de 7h às 13h.
quem vai
Naturebas, donas-de-casa, hippies, casais saudáveis, curiosos
quanto custa
De graça
website
Não achei um site específico. Se tiver alguém avisa!

comentários feed

+ comentar
Tetê Oliveira
 

Helena, fiquei curiosa pra conhecer esses tomates (eu adoro tomates!). Pena que seja tão longe de New Iguaçu.
Beijo.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 31/8/2007 19:23
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Helena,
Você beliscou as provinhas da francesa que vende queijos artesanais?

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 31/8/2007 21:31
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Sugestão: nos posts de feirinhas e correlatos que tal colocar alguns preços pra gente poder ter uma base daqui há alguns tempo?
Abraço!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 31/8/2007 21:33
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

oi helena,
o problema dos orgânicos ainda é o preço, né?! achei interessante seu comentário sobre o sabor do tomate livre de agrotóxicos.

outro dia li na época o resultado de um estudo que diz que não há diferença nutricional entre alimentos orgânicos e dos "contaminados" e que a alteração do sabor vai mais da forma de cultivo, ou seja, o orgânico não "tem mais nutrientes"... a questão que fica é: até que ponto o estudo é tendencioso?

mas independente da discussão, o grande benfício dos orgânicos está na forma como eles são cultivados. há preocupação com o meio ambiente, com a qualidade de vida dos agricultores... e por aí vai. esse é o grande barato.

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 3/9/2007 10:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bruna Célia
 

Amei a matéria... gostei do sei texto... tem a leveza e a simplicidade que todo texto deveria ter.
Escreva mais!

abs

Bruna Célia · Goiânia, GO 3/9/2007 11:14
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Oi gente! Valeu pelos comentários! Não, Egeu, acho que cheguei meio tarde e já não tinha provinhas. E foi mal pelos preços, péssima repórter e em dia de folga, não apurei! O saquinho com uns 5 tomates agrotóxico-free é R$ 3,00. Como diz o Mattoso, é caro... Mas vale a pena. Aliás, Mattoso, legal tudo isso que vc fala. Fiquei curiosa com esse estudo e é verdade, tem cara de estudo encomendado... Vai saber. Bruna, valeu mesmo!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 3/9/2007 13:47
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
dudavalle
 

Aih Egeu acho que ela eh suiça , mas independente da nacionalidade o queijo de cabra eh muito bom. Um dos melhores atrativos da feira.
Agora tem uma aqui no Jardim Botanico aos sabados capiteneada pelo Marcos Palmeira, produtor de organicos, incluindo uma cachaça orgânico das boas.

dudavalle · Rio de Janeiro, RJ 3/9/2007 18:24
sua opinião: subir
joao xavi
 

ótima dica!
eu que sou vegetariano e ando sempre pela gloria ainda não conhecia essa feira, ja é um programa possivel pro próximo sabado :)

joao xavi · São João de Meriti, RJ 4/9/2007 00:15
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Helena, na hora que vi a chamada na página inicial, pensei "tomara que tenha fotos". Acho que feiras são lugares coloridos -literalmente- por natureza. Me fez lembrar também da idéia que tive faz tempo e ainda não pratiquei, de fazer uma colaboração sobre a Ecofeira, que rola aos sábados aqui em Floripa, na pracinha da Lagoa da Conceição. É um espírito parecido.

Sobre os preços (Guilherme, se passar por aqui, é pra ti também o recado): é mais caro produzir orgânicos. Pensem bem: em primeiro lugar, a escala. As grandes multinacionais monocultoras têm economia de escala, os produtores orgânicos, por mais que formem cooperativas, são menores e não recorrem a práticas que barateariam os produtos (como substituir a limpeza manual da lavoura pela aplicação de herbicidas etc.). Além disso, lembro de ter traduzido um material de uma ONG, uma vez, que tratava das usinas de irradiação de alimentos instaladas no Brasil. Pode parecer ficção científica, mas isso foi em 2000 e na época já existiam mais de 30 usinas por aqui... os caras usam feixes de raios gama pra aumentar a vida (???) útil dos vegetais.

Quando virem uma bandejinha de tomates com o adendo "longa vida", fujam! Eles não têm -ironia- nada mais com energia vital (ao eliminar os microorganismos que produzem a decomposição, são exterminados também os benéficos).

Enfim... a história é longa... mas as feiras orgânicas são ótimas.

Gostei de saber que essa existe.

Abraços,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 4/9/2007 12:07
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Eu poderia ter sido mais sucinto e dito só: OS TOMATES DE PLÁSTICO NÃO MORREM

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 4/9/2007 12:16
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Poxa, vocês me deixaram com água na boca com essa história de queijo de cabra, como perdi isso!
Duda, já ouvi falar nesta no Jardim Botânico. Mas não é toda semana, é? Se for, bota aqui no guia!
Obrer, sobre fotos, você deve ter ficado meio decepcionado e com razão. Cheguei já meio no fim, então não deu para ficar muito inspirada... Uma pena.
Aliás, ótimo aviso esse de longa vida. Parece coisa saudável, né... Abraços!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 4/9/2007 12:19
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Gostei das fotos, Helena, não disse o contrário.
Mas os tomates mereciam um clique também... Ali vi alface lisa, alface americana, chicória, alho-poró (ou porró), rabanetes e repolhos ao longe...

prosa poética vegetal

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 4/9/2007 12:29
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Xavi, passe lá sim, hein!
Obrer, então tá. Nem eu tinha observado tanta coisa! :)

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 4/9/2007 12:40
sua opinião: subir
Luiz Antonio Cavalheiro
 

já fui... e adorei!

Luiz Antonio Cavalheiro · Cordeiro, RJ 5/9/2007 22:27
sua opinião: subir
Nydia Bonetti
 

Alimentos sem agrotóxicos, ar puro, qualidade de vida, uso racional da água e da terra, preservação, reutilização, reciclagem, arquitetura bioclimática... ... Será que o ser humano está finalmente aprendendo? Ou será que aindo somos poucos?

Nydia Bonetti · Piracaia, SP 6/9/2007 13:09
sua opinião: subir
SandraVale
 

Helena, sou consumidora dos queijos de cabra! São maravilhosos!!!! Os pães (de outra barraquinha) são muito bons. O preço ainda é salgado, mas se mais pessoas consumirem quem sabe eles melhoram. Frequentem e comprem!

SandraVale · Rio de Janeiro, RJ 6/9/2007 15:04
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Gente, se o sucesso das verduras sem agrotóxicos for como o desta notinha, acredito que estamos num bom caminho: devagar e sempre!
Poxa, como não vi esse queijo de cabra!!! E olha que adoro...

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 6/9/2007 15:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Klaus Reis
 

Muito bom! Já conhecia, mas pra quem não conhece é bom ter um texto introdutório na rede com horário de funcionamento e tal. Legal o post.

Klaus Reis · Rio de Janeiro, RJ 28/12/2007 15:25
sua opinião: subir
sigodoy
 

5 tomates orgânicos por 3 reais? eu pago 8 reais no mercado. vale muito a pena o orgânico, imagina fazer aquela comidinha deliciosa e saber que não está colocando veveno pra dentro do organismo.

sigodoy · Rio de Janeiro, RJ 17/3/2009 13:25
sua opinião: subir
Lucia-Taruande
 

Olá,
Sou produtora de organico no sul de Minas Gerais,com a filosofia de produção familiar,ou seja,da minha familia para a sua familia.
Fazemos entregas no RJ.
Maiores informações,envie um e-mail para sitiotaruande@terra.com.br,teremos imenso prazer em responder.

Lucia-Taruande · Rio de Janeiro, RJ 29/6/2009 10:43
sua opinião: subir
paloma niskier
 

Tem site sim!!
http://www.feiraorganicadagloria.com.br/
boa matéria sobre a feira ;-))

paloma niskier · Rio de Janeiro, RJ 6/7/2009 01:46
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados