Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Festa de Corpus Christi em Castelo (ES)

Divulgação - Prefeitura de Castelo
Detalhe da Festa de Corpus Christ em Castelo (ES)
1
Vitor Lopes · Vitória, ES
7/6/2007 · 121 · 3
 

A Festa de Corpus Christi em Castelo, município da região sul do Espírito Santo, é uma das mais tradicionais manifestações de artesãos do Estado. O ponto alto do encontro que sempre acontece no feriado que batiza o evento é a reunião dos tapetes fabricados ao longo de todo o ano pelos artistas da cidades e das regiões vizinhas.
Tradicionalmente grande incentivadora das atividades artistícas locais, a Igreja Católica incentiva e financia a construção dos tapetes decorativos com temáticas religiosas. Entre os temas apresentados nos quadros, estão a Santíssima Trindade, Maria, Escuta da Palavra, Ceia do Senhor, Ação de Graças, Ressureição e a Campanha da Fraternidade.
Os tapetes - confeccionados poucos dias antes da abertura oficial do evento - são colocados um ao lado do outro e ocupam toda a extensão da rua em frente à Igreja Matriz de Castelo.
Os artistas locais costumam usar a ocasião para protestar contra problemas sociais e corrupção através dos desenhos retratados nos topetes.

onde fica
A Festa de Corpus Christi acontece em diversos pontos da cidade de Castelo, Sul do Espírito Santo.
por que ir
Tradicional ponto de encontro de artesãos do sul do Espírito Santo, que investem parte da sua produção na confecção dos tapetes religiosos. Além disso, o evento reserva espaço para exposição de fotografia.
quando ir
Sempre no feriado de Corpus Christ.
quem vai
Religiosos, turistas, fotógrafos, moradores locais, universitários, secundaristas e artistas plásticos.
quanto custa
Todo o evento é gratuito
website
www.castelo.es.gov.br
contato
28 3542-8526

comentários feed

+ comentar
Guilherme Mattoso
 

fala vitor! pela foto dá pra imaginar o quão bonitos são os tapetes, mas acho que esse conteúdo ficaria melhor no agenda do site, o que acha?

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 4/6/2007 10:40
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Guilherme, no caso da festa de Corpus Christ acho que o Vitor acertou ao colocar no Guia: é uma festa tradicional e acontece todos os anos nessa data, como acorre em boa parte do Brasil.
Só acho que tem que acrescentar que além de artistas e artesãos, a participação da comunidade na confecção dos tapetes é a coisa mais legal de se ver. Velhos, crianças e adultos chegam a passar as noites frias de Castelo montando os tapetes com materiais bem inusitados, como pó de mármore, grãos, palha de café, flores, etc.

Ilhandarilha · Vitória, ES 6/6/2007 10:15
sua opinião: subir
Clério José Borges
 

Parabéns pela matéria e a foto está muito bonita.
Parabéns
Veja meus Vídeos no You Tube

www.youtube.com/clerioborges

Abraços

www.clerioborges.com.br

Clério José Borges · Serra, ES 27/4/2008 23:30
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados