Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Festa do 12

Joyce Farias - http://flickr.com/photos/joycefarias/399107093/
A rua das repúblicas em Ouro Preto
1
Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG
5/5/2007 · 128 · 7
 

Ouro Preto é uma das maiores cidades universitárias do país. A população cresce em 5 mil novos estudantes anualmente e são mais de 200 repúblicas para abrigá-los espalhadas pelas tradicionais ladeiras ouropretanas.

São muitas festas que acontecem pela cidade durante o ano inteiro. Boa parte delas dentro das repúblicas, apenas para convidados e ex-alunos. Uma delas, a Festa do 12, reúne milhares de pessoas na cidade mineira, sempre no mês de outubro.

O evento comemora a fundação da tradicionalíssima Escola de Minas e Metalúrgia da Universidade Federal de Ouro Preto. Essa escola possui uma relevante história política dentro do país. A Escola de Minas foi idealizada por Dom Pedro II e fundada, em 1876, pelo cientista Claude Henri Gorceix. Além de trabalhar na gestão de empresas mineradoras por todo o país, os muitos engenheiros que por lá se formaram assumiram cargos burocráticos, tanto em Minas Gerais quanto no governo federal.

Graças às colaborações desses ex-alunos, as repúblicas costumam contar com boas estruturas para acolher convidados e para realizar festas por dias e dias (o que acontece no carnaval).

A Festa de 12 era inicialmente uma confraternização de ex-alunos, organizada pelo centro acadêmico do curso de engenharia. Com o tempo, as repúblicas assumiram a organização do evento e não são mais só os ex-alunos que todo ano vão comemorar essa tradição na cidade (embora a maioria não esteja lá por saber o motivo da celebração).

Assim como no carnaval, as festas acontecem em locais diferentes simultaneamente. Enquanto são realizados alguns shows abertos para todo o público na Praça Tiradentes, dentro de cada república há as comemorações restritas aos moradores e seus convidados.

onde fica
Ladeiras e repúblicas da cidade.
por que ir
Pela farra. Se você quer conhecer a história da cidade (igrejas, museus, restaurantes) essa não é a melhor data. A Festa do 12 é para quem está a fim de confusão e barulho o dia inteiro.
quando ir
Anualmente no dia 12 de outubro. Em 2003, por causa de um congresso de medicina, a festa foi realizada na primeira semana de Outubro. Portanto, é sempre bom conferir se o evento vai acontecer no dia 12.
quem vai
Principalmente mineiros, cariocas e paulistas. Ex-alunos ou não.
quanto custa
A estadia em cada república, onde as festas realmente acontecem, varia de um lugar para outro. Como todas elas costumam ficar lotadas, é bom entrar em contato com antecedência.

comentários feed

+ comentar
Egeu Laus
 

Por curiosidade, Sergio. De carro aqui do Rio, quanto tempo até Ouro Preto?

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 2/5/2007 13:15
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Egeu. Do Rio até BH dá umas 6 horas de carro, né? de BH para Ouro Preto é mais ou menos 1 hora.

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 2/5/2007 13:36
sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Ahhhh... a tradicional, quase mítica, indubitavelmente ébria festa do 12! Convescote de qualidade!

Morro de pena cada vez que perco....

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 2/5/2007 20:28
sua opinião: subir
Marcus Assunção
 

Viva Ouro Preto. Um brinde.

Marcus Assunção · São João del Rei, MG 5/5/2007 14:53
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

morro de vontade de conhecer ouro preto. imagino que seja uma paraty king size com ladeiras

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 5/5/2007 20:34
sua opinião: subir
apple
 

Maior doideira aquela cidade...Para mim que já morei nessas repúblicas, só de falar em Ouro Preto a coisa já bate muito forte. Imagina você entrar em uma república dessas para morar com 15 pessoas que você nunca viu na sua vida...é como dar um tiro no escuro.

Bem, sobre as festas, achava legal. Lembro demais também do "Miss Bixo". Maior sacanagem com os novatos diziam alguns... Lembro que prepararam uma fantasia de homem (com direito a terno e bigode) quando foi o meu desfile e ainda assim descolei um cara lá. Daí, uma colega minha me chamou e perguntou qual era a do cara...se ele estava interessado mesmo com a fantasia de homem. ; )

Nossa! E a Festa do 12, hein? O pessoal "encachaçava" uma semana direto...alguns era até mais porque matavam aulas e começavam adiantado.

apple · Juiz de Fora, MG 13/5/2007 06:46
sua opinião: subir
Clarissa Carvalho.
 

Caracaaa adoro a festa do 12, estudo na UFOP - amo a cultura que absorvo. =]

Clarissa Carvalho. · Belo Horizonte, MG 12/6/2009 20:14
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados