Galeria Juvenal Antunes, o Gato Preto da boemia

Nattércia Damasceno
1
Fabiana Mesquita · Rio Branco, AC
22/12/2007 · 109 · 4
 

No Acre também existe um poeta de bronze, o Juvenal Antunes.

Um dos hóspedes mais conhecidos do famoso Hotel Madri, Juvenal nasceu em 1883, no Rio Grande do Norte, mas chegou ao Acre em 1912 para ser promotor público. Ficou conhecido no Estado por sua irreverência, anarquia e boemia e, por isso, foi homenageado com uma galeria de arte em seu nome, que funciona no prédio do antigo hotel e também abriga a sede da Fundação de Cultura Elias Mansour.

A estátua na frente da Galeria representa bem o poeta. O homem sentado, vestindo um robe de chambre e com uma caneca de cerveja na mão, parece ser capaz de poder pronunciar – se fosse real – a primeira frase de um de seus poemas: “Bendita sejas tu, preguiça amada, que não consentes que eu me ocupe em nada”. Essa era a figura singular que pregava o amor livre e ridicularizada os valores da sociedade da época.

O espaço foi criado com a intenção de reunir obras de vários artistas plásticos acreanos, com algumas exposições fixas e outras temporárias. Lá, podem-se encontrar obras de Danilo de S’Acre, Beth Lins, Ueliton Santana, Rodolfo Bader, Dalmir Ferreira, Darci Seles e outros artistas que expõem seus trabalhos na galeria utilizando as variadas técnicas, como óleo sobre tela, acrílico sobre eucatex, óleo sobre eucatex, nanquim sobre papel e outros.

A estátua em bronze de Juvenal Antunes, esculpida por Cristina Mota, é a anfitriã da galeria. Como segue o bom costume, antes de entrar não faça desfeita. Sente, proseie um pouco e tire a tradicional foto ao lado do poeta. Você só pode dizer que esteve lá se tiver esse registro para provar.

onde fica
Rua Senador Eduardo Assmar – 1291 – Calçadão da Gameleira.
quando ir
Segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 20 horas.
Sábado, domingo e feriados, das 15 às 19h30.
quem vai
Todos.
quanto custa
Não custa.
contato
3223-9688 – ramal 219 (agendamento de escolas).

comentários feed

+ comentar
Cintia Thome
 

Interessante. Belo brinde...não conhecia...tantos são perdidos Parabens pela colaboração. abç

Cintia Thome · São Paulo, SP 22/12/2007 07:51
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

em agosto estarei em rio branco e quero conhecer!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 29/5/2008 09:11
sua opinião: subir
farofeiro
 

Eita, que esse texto tá bom demais para matar as saudades de RB! Trate de escrever mais Fabi, porque as notícias do Acre nunca são demais!!! Beijo, minha amiga!

farofeiro · Belo Horizonte, MG 30/5/2008 17:36
sua opinião: subir
Fabiana Mesquita
 

Mas que saudade desse mineirinho farofeiro! Dá um pulinho aqui qualquer dia! Rio Branco está bem melhor no lazer, até reformaram o Parque Chico Mendes! E tem muitas novidades dos amigos...

Mattoso, tá chegando a hora de você vir, né? Não deixa de avisar, ok!

Beijos

Fabiana Mesquita · Rio Branco, AC 17/7/2008 14:37
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados