Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Galeria Paulo Darzé

Galeria Paulo Darzé
Fachada da Galeria Paulo Darzé
1
priscila lolata · Salvador, BA
28/6/2008 · 84 · 1
 

Quando se fala em Salvador, provavelmente, ninguém pensa em arte contemporânea. Conhecer espaços onde o forte de sua programação é uma arte que quebra paradigmas da arte acadêmica e faz releituras e mais releituras do “Barroco” da Bahia, nem se imagina. Uma ida à Galeria Paulo Darzé pode ampliar as concepções sobre a arte soteropolitana.

Numa rua sem saída, uma transversal do Corredor da Vitória situa-se um espaço em sintonia com o mundo, onde se pode encontrar trabalhos de grandes nomes da arte contemporânea brasileira: a Galeria Paulo Darzé. E este ano ela está completando 25 anos de existência sem deixar seu aniversário passar em branco.

Nada de bolo, brigadeiro e refrigerante, mas sim uma das grandes representantes da arte contemporânea do Brasil, as obras do artista Tunga que estiveram expostas no início do ano na Paulo Darzé. E dando continuidade às comemorações, abriu recentemente uma exposição do fotografo baiano Mário Cravo Neto, “A flecha em repouso”.

Com uma arquitetura arrojada, própria para um espaço expositivo, a galeria é preparada para receber e recebe o que há de relevante na arte brasileira. É permanente as mostras do acervo. E para quem gosta, além de arte, de uma boa leitura sobre ela ou ter imagens de suas obras preferidas em casa, pode se deliciar na livraria que a galeria possui. É uma livraria pequena, mas muito bem dotada de títulos importantes e interessantes para o universo artístico.

Tunga, Antonio Dias, Farnese de Andrade, Daniel Senise e Siron Franco são alguns dos nomes de outros Estados que compõem o acervo. Da Bahia tem o já citado Mário Cravo Neto, Frans Krajcberg, Maxim Malhado, Gaio, Iuri Sarmento,Ieda Oliveira, dentre tantos outros.

A arte moderna também pode ser encontrada por lá: Carybé, Pierre Verger, Iberê Camargo e Mário Cravo Jr. Todas as obras para serem vistas e compradas. Em possíveis releituras do Barroco, um olhar contemporâneo sobre a Bahia, pode ajudar a compreender melhor subjetividades de signos e iconografias baianas e suas relações com o restante do Brasil.

onde fica
Rua Dr. Chrysippo de Aguiar 8 - Corredor da Vitória, Salvador - Bahia
por que ir
Para encontrar e conhecer bons trabalhos de arte moderna e arte contemporânea brasileira, principalmente da Bahia, num espaço arrojado.
quando ir
Horário de Funcionamento: segunda à sexta, das 9h às 19h e sábados das 9h às 13h.
quem vai
Artistas, professores e estudantes de arte, colecionadores de arte, enfim, apreciadores da arte de modo geral e curiosos.
quanto custa
Depende muito do que se quer adquirir.
website
www.paulodarzegaleira.com.br
contato
Tel: (71) 3267-0930
E-mail: paulodarze@terra.com.br

comentários feed

+ comentar
Luís Osete
 

este corredor da vitória é famoso...

adorei a dica. quando eu for em salvador, darei uma passada aí.

abraços,

Luís Osete · Juazeiro, BA 26/6/2008 23:17
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Exposição de Tunga zoom
Exposição de Tunga

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados