Segundo a Wikipedia, a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades foi construÃda entre 1750 e 1756. No século XVIII portanto.
Hoje está muito bem conservada, e convida à visita até não religiosos, mesmo que seja apenas para apreciação estética.
Quando estive ali e fiz as fotografias, há pouco tempo, calhou de ser noite de casamento. Tive que encontrar ângulos que não comprometessem a privacidade das pessoas. Por isso a imagem do ambiente interno pode parecer enquadrada de jeito estranho.
Confesso: vivo há mais de 16 anos em Florianópolis, e nunca havia entrado nessa igreja. Me surpreendi com a iluminação noturna, e gostei do resultado das fotos em geral.
Não tenho muito mais a dizer, só ressalto que vale a visita.
No link abaixo, do site Panoramio, é possÃvel encontar mais imagens da igreja e também mapa com a localização.
__________
Também segundo a Wikipedia, Nossa Senhora das Necessidades é um tÃtulo consagrado à Virgem Maria, nossa velha conhecida.
Aqui, uma lista com outros nomes atribuÃdos a ela.
Alguns: Nossa Senhora da Boa Morte, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Cabeça (em referência ao lugar em que foi encontrada, o Pico da Cabeça, na Espanha), Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora do Leite, Nossa Senhora da Luz, do Bom Parto, do Bom Despacho e por aà vai. Em matéria de heterônimos, Fernando Pessoa perde.
Imagino que só o nome da igreja já atraia muitos fiéis. Ótimo esse estimulo de escrever no Guia do Overmundo para ir conhecer os lugares que ainda não visitamos nas nossas cidades. :)
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 24/4/2009 12:49
Pois é, necessidades todos temos. :)
A fotos estão lindas, mesmo. a opção por fotografar com a iluminação noturna deu outro sentido à arquitetura da igreja.
Quanto aos nomes dados à Virgem Maria, um padre uma vez me explicou que ela é a mãe de todos, e atende a cada um de acordo com a necessidade, daà a causa de tantos nomes que recebe dos fiéis. Em alguns casos, ela recebe o nome do lugar onde foi "vista" ou sentida (como N. Sra. de Fátima, da Penha, de Lourdes, do Caravaggio, etc). Em alguns casos a santa acaba batizando o lugar - como aconteceu em Aparecida.
Esse mesmo padre me disse são tantas Nossas Senhoras quantas são as dores dos fiéis. Achei poético.
É poético, mas romântico demais. Fui procurar em São Google e me deparei também com a Nossa Senhora da Alegria, a Nossa Senhora das Vitórias. É bom que haja uma Nossa Senhora das Necessidades, mas é igualmente bom que haja uma Nossa Senhora Desatadora de Nós, né não? :)
E esse nome da Nossa Senhora da Cabeça me lembrou uma igrejinha que visitei por aÃ, em Balneário da Penha, há muito muito tempo atrás. Reza a lenda que as moças que batiam com a cabeça três vezes na porta da igreja arrumavam casamento. :)
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!