Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Guajará-Mirim-RO

Pakaas.net
Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
1
Dayan Saldanha · Guajará-Mirim, RO
12/12/2009 · 19 · 4
 

Primeira igreja de Guajará-Mirim, com sua construção inciada em 1923, pelo inesquecível Dom Rey ( O Bispo sem Batina), é uma réplica exata da igreja da cidade de Fauch, na França e durante muitos anos foi a catedral de toda prelazia de Guajará-mirim (que chegou a ter impressionantes 100 mil km² de área de abrangência). Muito bem conservada pela Diocese, atualmente, a "igrejinha" como os locais carinhosamente a chamam, tornou-se o centro oração litúrgica das Monjas Beneditinas, sempre aberto à visitação, inclusive para casamentos e batizados.

onde fica
Av XV de Novembro, s/n, Centro (ao lado da praça Mário Correia)
por que ir
Umas das primeiras construções de Guajará-Mirim, de antes da emancipação política da cidade. Tem grande valor histórico e os guajaramirenses guardam uma relação de carinho profnda com a tradicional "igrejinha"
quando ir
Qualquer período do ano.
quem vai
População em geral, para as missas e turistas, para fotos.
quanto custa
Grátis
website
www.dmgm.org.br

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

muito bom ter uma nova dica de Guajará-Mirim por aqui (estávamos sem novas dicas desde 2007) - valeu!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 13/12/2009 12:32
sua opinião: subir
Dayan Saldanha
 

Caro Hermano: grato pelo comentário. Guajará-Mirim completou em 2009, 80 anos de emancipação político-administrativa e sempre foi um celeiro cultural da região desde a época do Território do Guaporé. Quando do advento do Estado de Rondônia, as cidades do eixo da BR 364 se desenvolveram em tempo recorde, ficando Guajará-Mirim preservada dessa "colonização desenfreada". Temos muita história e estamos loucos pra contar...rs

Dayan Saldanha · Guajará-Mirim, RO 14/12/2009 19:50
sua opinião: subir
Walton Saraiva
 

Caro Dayan, fiquei muito feliz e emocionado ao ler a inserção que você fez. A igrejinha, realmente, é um marco na vida de todos os guajaramirenses que vivenciaram o dia-a-dia desse monuento histórico. Muitas lembran ças me transportaram para um tempo que gostaria que nunca acabasse. Parabéns. Você, como eu, filhos da terra, n os orgulhamos dessa história rica.

Walton Saraiva · Vila Velha, ES 21/10/2010 22:41
sua opinião: subir
Dayan Saldanha
 

Retificando a informação a respeito da construção da "igrejinha": a sua construção foi iniciada pelo saudoso Coronel da Guarda Nacional, Paulo Cordeiro da Cruz Saldanha, pioneiro da região que, entre outras ações, foi sócio de Percival Farquar na empresa Guaporé Rubber. A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi inaugurada em dezembro de 1924 pelo 1º Vigário de Guajará-Mirim, Padre Antônio Peixoto. Dom Rey só chegaria na cidade em janeiro de 1932.

Dayan Saldanha · Guajará-Mirim, RO 29/9/2013 10:26
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados