Iguarias com sotaque

1
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ
16/2/2007 · 132 · 4
 

O título eu roubei do texto que pode ser lido no site da Alda Maria. Trata-se de uma cozinheira de mão cheia que não é portuguesa e nunca pisou na terrinha, mas aproveitou todas as dicas e receitas da avó lusitana para montar seu pequeno e delicioso negócio. "Alda Maria Doces Portugueses" funciona na casa da doceira, em Santa Teresa. Tem toda aquela variedade de iguarias que buscam o limite de todas as variações possíveis feitas a base de ovo e açúcar (orgânico, como ela gosta de deixar bem claro). São gastos cerca de 560 ovos por dia (!!!).

Acho que sempre vale confiar na opinião dos locais. E segundo o site de Alda Maria, "entre a sua clientela há um penca de portugueses que não sente a menor vergonha em preferir seus doces aos feitos naquele país". Não é falta de modéstia. Quer a prova? Leia esta história: "Em 2002 teve uma encomenda de 500 bem-casados para um casamento que ia acontecer em Portugal. A cliente disse que lá está difícil de encontrar o doce".

onde fica
Rua Almirante Alexandrino, 1116
Santa Teresa - Rio de Janeiro
(Perto da delegacia)
por que ir
Enquanto estive lá mal consegui conversar de tão entretida que estava com o Toucinho do Céu que escolhi. Antes do doce ser servido consegui dar uma olhada num curioso espaço batizado de "Museu do Doce", com livros de receita, fotos de família, materiais antigos de cozinha. Pouca coisa, mas muito bacana. A casa é um espetáculo também: centenária, mantém azulejos azuis e brancos na fachada.
quando ir
De terça a domingo, das 14h às 19h30.
quem vai
Moradores de Santa Teresa e felizardos que descobrem esse tesouro escondido. Quando tem o evento Santa Teresa de Portas Abertas deve ir muito turista, pois a casa consta no mapinha da programação.
quanto custa
Entre R$2 e R$6. As compotas devem ser mais caras.
website
http://www.aldadocesportugueses.com.br
contato
21 2232-1320 ou contato@aldadocesportugueses.com.br

comentários feed

+ comentar
Egeu Laus
 

Caramba, Helena! Você não vai acreditar: eu tenho um exemplar desse livro "Doces de Pelotas" que aparece no sitio!
Não tens uma foto da D. Alda não?

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 14/2/2007 13:40
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Pois é, Egeu... Não tirei, fui desarmada para lá, hehe. Vou ver se providencio.

Nem acredito que botei uma dica que você não conhece, hehe!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 14/2/2007 15:13
sua opinião: subir
Ana Cullen
 

Tá anotado na agenda! Próxima vez que for ao Rio quero voltar a Santa Tereza, não deu tempo de ver muita coisa, e o lanche da tarde vai ser de doces portugueses!
Engraçado você falar de Toucinho do Céu, não conhecia até essa última visita ao Rio e em quase todos os lugares eu via esse doce no cardápio, até que cedi no último dia e provei um lá na Cafeteria Colombo, não me arrependi! Muito bom mesmo!
Abraços!

Ana Cullen · Brasília, DF 14/2/2007 23:59
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

conheço e tb recomendo! AMO doces portugueses.

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 17/2/2007 14:11
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados