Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Internet grátis no calçadão

Tetê Oliveira
1
Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ
1/10/2007 · 145 · 6
 

O calçadão da Rua José de Alvarenga é um dos pontos comerciais mais movimentados de Duque de Caxias (Baixada Fluminense) – se não for o mais concorrido! E, desde o dia 3 de setembro, ganhou uma nova atração: o primeiro quiosque/módulo do projeto de inclusão digital "Internet na Praça".

O quiosque, que mede 6mx3m, dispõe de 10 computadores - com acesso à Internet, banda larga, e utilização do programa Linux Debian - e uma impressora. Existe ainda um computador para uso dos funcionários, para agilizar a prestação de serviços diversos ao público, ar condicionado e banheiros feminino e masculino.

Em dias de maior movimento, o espaço já recebeu até 185 pessoas, sendo que a maioria ainda busca a Internet para navegar pelo MSN e Orkut, enviar e receber e-mails, além de pesquisar para trabalhos escolares. Fora isso, as pessoas podem recorrer a serviços públicos online, como cadastramento de CPF, marcação de vistorias e realização de provas simuladas do Detran, impressão de currículos e segunda via de contas de água, luz e telefone, acompanhamento no andamento de processos trabalhistas, marcação de perícia e requerimento de benefícios do INSS.

O quiosque funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Menores de 15 anos devem ser acompanhados por um responsável. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Social de Duque de Caxias (Fundec). A previsão é de que sejam instalados mais 39 pontos de inclusão digital, em áreas públicas da cidade, nos próximos meses, inclusive com o reaproveitamento/adaptação dos computadores de máquinas caça-níqueis apreendidas no município. Tomara que não fique só na promessa!

onde fica
Rua Jose de Alvarenga, em frente ao número 137 - calçadão no Centro de Nilópolis. Perto do terminal rodoviário e do Shopping Center da cidade.
por que ir
Pra ter acesso gratuito à Internet e serviços diversos online.
Pra deixar de ser um excluído digital, apesar de o projeto não inclua a oferta de cursos.
quando ir
De segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h
quanto custa
0800

comentários feed

+ comentar
Rodrigo S.Levino
 

Excelente iniciativa do Governo, tomara que esse serviço se propague por todo o Estado. Parabéns, uma Boa matéria Também !!

Rodrigo S.Levino · Rio de Janeiro, RJ 28/9/2007 12:32
sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Estou na torcida também, Rodrigo!
Obrigada e abraço.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 28/9/2007 16:38
sua opinião: subir
apple
 

Concordo totalmente com o Rodrigo. Também espero que a iniciativa se propague bastante para que mais e mais pessoas tanto possam acessar a Internet quanto se familiarizem com a mesma, acabando por desejar acessá-la.

Seria bom ver a Internet compondo a rotina de todo brasileiro...

apple · Juiz de Fora, MG 30/9/2007 18:27
sua opinião: subir
Rosa Campello
 

parabéns ao governo do Rio de Janeiro!

Rosa Campello · Recife, PE 3/10/2007 10:10
sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Apple e Rosa, obrigada pela leitura e pelos comentários.
E que, em breve, essa idéia se torne uma realidade em todo o país!
Beijos.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 5/10/2007 23:56
sua opinião: subir
yugo0sato
 

Aki tem algumas informações bacanas sobre a FAETEC-RJ
http://cursandocursos.com/faetec-rj/

yugo0sato · Embu-Guaçu, SP 31/3/2011 07:52
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados