Juquinha da Serra era um andarilho que vivia na Serra do Cipó. Figura folclórica da região, ele acabou tornando-se um ponto turÃstico local. Era comum vê-lo trocando as suas flores e plantas colhidas por qualquer coisa que os visitantes traziam: de pequenos utensÃlios até um prato de comida.
A sua identificação com a Serra era tal que em 1987, após a sua morte, prefeitos e população das cidades vizinhas resolveram homenageá-lo com uma estátua localizada em um dos pontos mais altos da paisagem.
A obra foi realizada pela artista VirgÃnia Ferreira e levou 8 meses para ser finalizada. Naturalmente, pela história, localização e perfil dos frequentadores, a estátua acabou ganhando contornos mÃsticos. A sua semelhança com algum personagem que estampa capa de discos do Led Zeppelin e do Jehtro Tull contribui para a aura esotérica.
Saiba mais sobre o Parque Nacional da Serra do Cipó.
Sérgio,
Verdadeiramente o Brasil não tem uma história sociológica dele. Por varias razões, tres das principais:
a) O inÃcio com os freis Tratados e coisas do Brasil, depois não tem mais. O que tem são registros do distante poder Real;
b) A História brasileira começa a ser escrita sómente já na metade do Sec. XIX, e por estrangeiros, com registros dos quais não entendiam;
c) A outra escrita é feita pela nobreza para a nobreza. O homem, o cidadão, a pessoa que faz a historia, sem pensar nela, ainda não foi contado, salvo meia duzia do Rio de Janeiro, normalmente musico compositores.
De modo que iniciativa assim, como a sua, é o inicio da historia real do Brasil.
um, abraço andre.
Sensacional!!!! Conheço um "andarilho" no sertão do Piauà ! Espero que vire "atração turÃstica" porque já está dando o que falar...Mora lá em Oeiras que dizem ser uma cidade encantadora!
Adorei!
Ôi Sergio
Bem lembrado o andarilho Juquinha da Serra.
Manda mais histórias pra gente da Serrado Cipó.
Cutuca alguns nativos. Deve ter muitos "causos" do arco da velha.
Um abraço
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!