Kitinete: bar e galeria underground

Divulgação
Detalhe de um dos ambientes do Kitinete, que tem também galeria para street art
1
Adriane · Curitiba, PR
27/6/2007 · 118 · 2
 

Kitinete é o mais novo bar de Curitiba. O nome não é só um charme. O lugar é bem pequeno e ganhou um jeito aconchegante, resultado de uma postura ousada por parte de sua proprietária, Márcia "Maçã" Toledo, velha conhecida dos amantes de bares em Curitiba, onde já teve vários endereços, sempre simpáticos e modernos.

Dessa vez, Márcia está sozinha na empreitada e coloca em prática, conta, uma idéia antiga. Nada de mesas e cadeiras como são os tantos bares que vemos por aí. Só sofás, mesinhas de centro (e de de canto), balcões que parecem tirados diretamente da casa da família da gente; quadros com temática religiosa e pequenos objetos de cerâmica e patinhos de borracha, que lembram residências. Não tem pista pra dança mas, neste caso, “ é só arredar o sofá, como nas festas que a gente fazia em casa”, ensina Márcia.
A intenção é pop e kitch, com seus coloridos exacerbados e traços tirados do mundo dos quadrinhos. Combinados com a pouca luz, feita por abajures e luzes direcionais, as paredes ganharam destaque especial. Em cada ambiente um artista foi convidado a deixar a sua marca. Atualmente estão pintadas criações de Claudio Reston e Renato Faccini; Sunder Raj, Tyler Littlejohn Johnson e Flávia Johnson e do artista de rua Marcel, mais conhecido como Maré.

O bar, que é também uma pequena galeria underground, está num casarão do século 18 (a Maçã é muito boa pra achar lugares bons pra bares, já deu pra notar).
Em cima, está o bar, propriamente, e mais dois ambientes decorados por artistas pop que fizeram belos grafites nas paredes. Descendo as escadas, tem a galeria, com grandes painéis para que os “artistas” que passarem pelo bar também deixem seu recado.

Tem ainda uma outra portinha, o quarto da kitinete que, segundo Maçã, não podia faltar. Lá está uma cama bem arrumadinha, com uma bancada com fotos de Elvis Presley, imagens religiosas e uma seqüência de fotos do filme Coffee and Cigarretes. “É uma brincadeira com o lounge. É o lugar para apreciadores de cerveja gelada, rock, jazz, easy listening, esquisitices musicais e do aconchego de uma casa. E de arte também! Pois o subsolo da Kitinete abriga a primeira galeria da cidade direcionada para a arte urbana (ou street art), com exposições mensais”, conta a dona. A primeira mostra é "Street Jam", com curadoria de Andrea May (de Salvador), que apresenta trabalhos de artistas de todo o Brasil.

onde fica
Rua Duque de Caxias, 175 - região do Largo da Ordem, em Curitiba
por que ir
São tantas as informações que a gente não pára de olhar para todo lado, pra ver algum detalhe novo. Tem até uns anõezinhos em cerâmica, no lado de fora de uma das janelas, que "olham" pra dentro, como que querendo participar da festa.
Achei um clima muito gostoso e propício pra um aquecimento antes da balada ou para uma noite mais sossegada, que não vá se prolongar madrugada adentro.
quando ir
segunda a sábado, das 18h às 2h
quem vai
Pessoal que gosta de cair na balada e de um ambiente gostoso, que desperte os sentidos.
website
http://www.fotolog.com/kitinete

comentários feed

+ comentar
Guilherme Mattoso
 

parece ser bem bacana o espaço, mas a falta de mesa... sei lá. bar tem que ter mesa! rsrsrsrs. a arte nas paredes é um barato!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 27/6/2007 12:33
sua opinião: subir
Adriane
 

é, digamos que é bem diferente. mas, viu guilherme, tem mesas, sim só que são mesinhas baixas próximo das poltronas. eu vejo como um espaço para o aquecimento pras baladas...

Adriane · Curitiba, PR 27/6/2007 14:16
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados