Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Labirinto da literatura

Cláudio Tavares
Labirinto é a entrada para o espaço Mundo da Leitura
1
Guilherme Mergen · Passo Fundo, RS
23/10/2007 · 103 · 4
 

Logo na entrada, um labirinto colorido, construído através de paredes cobertas por pinturas, instiga crianças e adultos. É através dele que os visitantes são conduzidos a uma biblioteca no mínimo diferente. As histórias não partem apenas dos livros. Elas são apresentadas em pequenos vídeos, contadas pelas monitoras e até se transformam em joguinhos de computadores.

Aquelas estantes enormes, tradicionais nas bibliotecas, são substituídas por recursos mais atrativos, principalmente ao público infantil, como almofadas coloridas, pequenas cadeiras decoradas ou poltronas. Mas nada substitui o livro. Essa é a razão de existir do espaço. Descrevendo assim, o Centro de Referência e Multimeios – o Mundo da Leitura como é conhecido – até parece semelhante a um playground, mas sua missão é completamente distinta. O playground tem meramente o objetivo de recreação, enquanto o Mundo da Leitura busca a formação de novos leitores através de atividades muito parecidas com brincadeiras.

Quando me falaram do espaço – na ânsia de julgar o projeto sem ter tido contato – até duvidei de sua eficácia. Mas basta permanecer alguns minutos e acompanhar o comportamento, principalmente de crianças e adolescentes, para perceber o quanto à idéia representa um avanço para um país habitado por uma população majoritariamente afastada da literatura. O Mundo da Leitura, ligado às Jornadas de Literatura de Passo Fundo, no qual acompanhei e relatei um pouco da movimentação durante agosto ao Overmundo, é um dos projetos que impulsionou o município a ser reconhecido como Capital Nacional da Literatura.

Naquele colorido espaço, há mais de 20 mil livros, sem contar as histórias em quadrinhos, os vídeos de contos e os recursos propiciados pela informática. São inúmeros projetos desenvolvidos a partir do Mundo da Leitura para instigar a leitura aquelas populações até então desacreditadas nos livros – na maioria das vezes por falta de oportunidade. O projeto também empresta livro, visita comunidades e recebe escolas. O mais curioso e inovador lá dentro são as sacolas da literatura. Com 35 obras cada, elas são emprestadas para professores a fim de trabalharem com seus alunos em sala de aula.

E todas essas portas para a literatura estão abertas diariamente à população de todo país. O espaço está localizado junto à Universidade de Passo Fundo, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Para quem mora aqui, é só andar uns quilômetros. Aqueles mais distantes podem aproveitar uma viagem na região e conhecer o projeto. Agora, quem não mora por aqui e não tem planos de vir tão cedo, pode acompanhar o Mundo da Leitura na TV, produzido no Centro de Referência e Multimeios. O programa, estrelado pelo gato leitor Gali-Leu, sempre vai ar às quartas-feiras, às 10h, no Canal Futura.

onde fica
No Campus Central da Universidade de Passo Fundo, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
por que ir
Para conhecer os projetos de incentivo à leitura. Para aproximar crianças, adolescentes e adultos dos livros. Para simplesmente passar um dia em companhia de livros e suas histórias.
quando ir
Sem visita agendada, nas manhãs de segundas e sábados. Os outros dias são destinados à visitas agendadas.
quem vai
Principalmente crianças e adolescentes, acompanhados de adultos. As visitas podem ser realizadas por escolas, grupos de amigos, entre outras possibilidades.
quanto custa
Para participar dos projetos do Mundo da Leitura, o visitante não paga. Porém, caso queira adquirir livros, precisa pagar.
website
www.mundodaleitura.upf.br
contato
leitura@upf.br ou (54) 3316 - 8148

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Projeto legal para ser espelhado em outras universidades ou instituições... Só uma sugestão: colocar o link para suas matérias sobre a jornada, até porque você cita isso no texto. Abraço!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 19/10/2007 18:58
sua opinião: subir
Juliaura
 

Boa, Guilherme!

Juliaura · Porto Alegre, RS 23/10/2007 16:59
sua opinião: subir
Nydia Bonetti
 

Muito bom, Guilherme!

Nydia Bonetti · Campinas, SP 25/10/2007 09:49
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

fala xará! legal a dica!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 25/10/2007 14:35
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados