Lagoa Encantada

1
Jorgelherson · Ilhéus, BA
4/2/2007 · 155 · 6
 

A Lagoa Encantada está envolvida por uma Área de Proteção Ambiental. Além da paisagem formada por um espelho d'água de 6,4 km2 - cercado por fazendas e mata nativa, um espetáculo natural desperta a curiosidade e a imaginação: as ilhas flutuantes que se movem de uma margem à outra da lagoa, ao sabor dos ventos e da correnteza formada pelo ribeirões que a alimentam, como Lagoa Pequena e Serrapilheira. Conhecida no passado como "Lagoa de Ilhéus", guarda as mais interessantes lendas que fazem parte do folclore ilheense, devido à presença dessas ilhas flutuantes que parecem transformar-se em seres místicos, a exemplo do "lobisomen" e da "mula sem cabeça". O poeta Cyro de Mattos retrata a Lagoa como "encantada porque nela existe uma cidade submersa, com navios iluminados e até galos clarinetam na madrugada (...) ilhas se movem, o vento inventa uma música de harpa (...). Os moradores mais antigos dizem que a lua deita, sob ste capas, a noit encanta, quem pescar na logoa nunca mais retorna". Além desses mitos, a lagoa, na realidade, já abrigou peixes-boi que foram dizimados com arpões. Delicie-se com as histórias e lendas contadas pelos moradores da região.

onde fica
No distrito de Castelo Novo, a 34 Km. ao norte da sede do Rio Almada, encontra-se a Lagoa Encantada. Dois caminhos levam à Lagoa Encantada, que fica a 34 quilômetros de Ilhéus: a estrada de barro em direção às praias do norte ou a viagem de barco pelo Rio Almada (Existe um acesso na Rodovia Ilhéus-Itacaré, km 14, ém frente à entrada do Jóia do Atlântico, o restante do percurso é de barro). A Lagoa é um espelho de água que fascina o visitante com uma paisagem entrecortada por cursos e fazendas.
por que ir
Próximo a Lagoa Encantada encontramos as caldeiras do rio Caldeiras e do rio Apepique, onde existem duas quedas d'água de até seis metros de altura. Essas cascatas formam buraco nas rochas de até 4 metros de profundidade. Ali os visitantes podem tomar banho e defrutar da paisagem encantadora do local. Os adeptos do canyoning podem praticar o rapel na Cachoeira do Apepique.
quando ir
O ano todo, de preferência no verão.
quem vai
Quem quiser, é muito bom.
quanto custa
O passeio em agências de turismo, com duração de 6 a 8 horas fica em torno de R$ 30,00 a R$ 50,00 por pessoa, incluindo o transporte de carro, passeios de barco e cachoeiras. Inclui também algumas frutas para você se deliciar.

comentários feed

+ comentar
Ilhandarilha
 

Estive ai em 2003. Fiquei realmente encantada com o lugar. Mas a estrada era uma coisa!!! Quase ficamos sem carro na volta. Melhorou?

Ilhandarilha · Vitória, ES 2/2/2007 21:43
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Jorgelherson
 

Às vezes a prefeitura manda passar um trator para melhorar a estrada, mas ainda é de barro e um pouco precária. Quando chove, não passa ninguém. A dica é ir de barco, mais tranquilo, sem preocupações e ainda conhece o Rio Almada.

Jorgelherson · Ilhéus, BA 3/2/2007 12:58
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Carlos ETC
 

Que legal, Jorge!
Bela dica!

Carlos ETC · Salvador, BA 6/2/2007 23:46
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Aepan
 

Lindas imagens...
Airton
Estrela-RS

Aepan · Estrela, RS 19/8/2008 15:07
sua opinião: subir
Diacui Pataxo
 

Eu morei em Areias por quase 1 ano e meio, Jorge. Acredito que a região da APA da Lagoa Encantada é uma das reservas não só florestais mas também morais da região sul da Bahia, ainda que esteja localizada ao norte de Ilhéus.
No momento estou preocupada com a pouca informação que tenho sobre a construção de um aeroporto internacional por ali. Já não basta a construção do Porto Internacional do Malhado, sem estudos de impactos ambientais, que gerou o alagamento da zona norte e uma desertificação na praia que era a principal da cidade?
Vale lembrar que Castelo Novo, Lagoa Encantada e região eram terras indígenas, cujos índios foram levados embora dali por um dos sobreviventes da greve dos escravos do Rio do Engenho e a fauna e a flora deste lugar, hoje, necessitam de uma atenção especial do IBAMA e das universidades locais.
A Lagoa é turismo ecológico, é trilha, é viagem de barco e de lancha, é cachoeira e mico, anta e jacaré, é mata atlântica! Só nós mesmos para proteger essas riquezas.
forte abraço

Diacui Pataxo · Ilhéus, BA 16/9/2008 20:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
maria.ba
 

Qual a agências de turismo que faz este passeio de ilhéus para lagoa encantada porque pretendo fazer este passeio mais não sei com fazer e qual valor cobrado por pessoas e se tem direito de mergulhar na cachoeira e qual o horario de saida de ilheus e quanto tempo fica la na lagoa encantada e horario de volta para ilheus . Quero muito fazer este passeio dinovo ja fiz antes mais foi em 1995 muito tempo. Agradeco quem poder me dar estas infornaçoes. meu contato e : soteroplitana@gmail.com.
grata

maria.ba · Salvador, BA 23/1/2011 13:23
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados