Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Lendas e mitos indígenas em escultura

A arte de esculpir em madeira habita o universo da cultura das várias etnias indígenas do Acre. Os escultores indígenas, também agentes agroflorestais, aprenderam o oficio através dos cursos ministrados pela Ong Comissão Pró-Índio. Toda a arte de esculpir é feita em troncos de madeira reaproveitáveis.
As esculturas retratam personagens muitas vezes relacionados aos mitos de preservação do meio ambiente, como a Mãe da Seringueira, protetora da seringa, e os seres encantados que protegem a água.

onde fica
Para conhecer de perto o trabalho dos escultores indígenas é só fazer uma visita ao Sítio da Comissão Pró-Indio, em Rio Branco, lugar que abriga a Casa dos Autores Indígenas, onde as peças estão expostas. O sítio é agradável a qualquer turista de bom gosto.

Onde: Estrada Transacreana, km 09
por que ir
Cada sociedade indígena tem sua própria idéia a respeito do Universo, e muitos desses conhecimentos estão contidos nas lendas. Cada escultura revela os seres mitológicos da cultura indígena. As peças chegam a medir até dois metros de altura já foram expostas em espaços de vários estados do país, participaram de grandes exposições, e hoje percorrem o mundo.
quando ir
Agendar - Comissão Pró-Indio – (068) 3224-1426 – Rio Branco/AC.
quem vai
Geral.
quanto custa
Os preços variam. Chegam a custar em média R$ 400 reais.

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados