A livraria Saraiva, segundo seu proprietário, Francisco Saraiva, é o ponto de encontro mais movimentado da Universidade Regional do Cariri – URCA. Fora os mais de mil tÃtulos à disposição em suas prateleiras, ela é palco de brigas amorosas, polÃticas, xavecos, desilusões, reuniões de turma ou para simplesmente tomar um cafezinho nas mesinhas agradáveis.
Conta seu Saraiva, que antes de ter a livraria era dono de um mercantil. Por amar a leitura resolveu fazer dos livros seu ganha pão. No começo foi difÃcil, vendia os livros nos corredores da universidade e quando conseguiu o espaço em que hoje trabalha, ele servia apenas de depósito para seus livros. “Não vinha um pé de gente por aquiâ€, relembra.
Esses momentos de solidão ficaram para trás. A livraria atende um público de milhares de estudantes dentro do campus do pimenta, possui tÃtulos que vão de economia à antropologia e o estudante pode fazer pedido do livro que não se encontra à disposição na prateleira, pelo preço de capa.
Além das iguarias literárias, a livraria possui uma lanchonete que oferece, salgados, sucos, refrigerantes, chocolates, trufas, bolachas, além de caneta, lápis, cartões, incenso e cd’s de artistas regionais, um deles o próprio Saraiva que tem um grupo de forró chamado Herdeiro do Rei - referindo-se ao Rei do Baião, o nosso vizinho Luiz Gonzaga.
O clima descontraÃdo, risonho e de camaradagem conquista ao primeiro olhar. Estar cercado por plantas também é outro consolo em tempos de calor acirrado, por isso muitos estudantes promovem por lá várias atividades, saraus, apresentações, performances, etc. Seu Saraiva, fazendo um retrospecto, diz que vive bem melhor agora e que nesses dezessete anos não se arrepende da troca, o que a gente muito agradece.
Demais candice,
Tudo a ver conosco aqui no overmundo.
Suas matérias continuam como sempre, descontraÃdas mas cheias de charme.
A propósito, mercantil, é banco?
Grande abraço!
Candice, que maravilha!
Fiquei olhando aquela primeira foto por algum tempo, namorando mesmo.
É o ambiente que me atrai, onde eu viveria feliz para sempre.
Adorei muito.
Se for possÃvel, envie ao Saraiva meus cumprimentos .
beijos
MP querido: muito obrigada pelo apoio de sempre! Adoro essas matérias relacionadas ao lazer e à leitura. beijocas!
Saramar, meu anjo: darei o recado ao Saraiva. é muito bacana ver tantos estudantes passando por lá diariamente. Inclusive a minha mãe, que é professora da Urca, sempre pára por lá pela leitura e pelo cafezinho. Beijos, querida!
É, muito bom ir conhecendo a região do Cariri, partindo de Crato, assim me anima mais a deixar o trampo remunerado...
Es tás se tornando uma roteirista de turismo Ãmpar, parabens,
pelo interesse na divulgação, um abraço, andre.
Candice, nesse passeio turÃstico à Crato não deixaria, jamais, de conhecer esta Livraria para tomar um cafézinho com pão de queijo enquanto lesse algum exemplar. Estou amando a viagem.
Tambem deixo um abraço para Saraiva e para vc um bjão.
Muito bom o teu trabalho, minha querida Candice e a foto está maravilhosa. Meus sinceros aplausos e beijos.
carlos Magno.
Candice:
Que pode haver de melhor: livros, café, pão de queijo, e o bate papo com os amigos... O céu!
Parabéns pela divulgação.
Abçs,
Nydia
Candyce, a menina jornalista e suas matérias impecáveis.
Bjo.
Quem disse? A Candice, ora...
Perdõe-me o bobo trocadilho...
Adorei a dica da "Saraiva" e do Saraiva.
Essa de dizer "tem pão de queijo, mas acabou" é ótima... TÃpica.
Bem bonitinha a livraria, lembrou-me o tempo de faculdade.
Bjos
Oi Candice!
Belo roteiro turÃstico. Ótima dica.
Bjs. Benny.
Olá Candice,
Muito boa a sua reportagem. Lembrou-me da época do Recife, quando lá fazia faculdade... lá também tem um ponto igualzinho a esse. Muito legal!!!
O Marcos te fez uma pergunta e vc não respondeu. MERCANTIL é banco?? Por acreditar que não é, gostaria que vc falasse o que era!!!
votado!!
bjo
Ou melhor Candice, gostaria que vc falasse o que é (Mercantil)!!!
bjo
Aqui no Crato, Mercantil é Supermercado!
não respondi antes, porque nem entendi a pergunta... achei que ele tivesse confundido de pessoa e de matéria...
Beijos a todos. Adoro a participação de vocês!!!!!
Candice, queria uma livraria assim só para mim.
Que delÃcia de livraria e que privilégio dos universitário.
Nossa, um eu. louca por consumir livros me endividava a perder de vista.
Lembrei-me do livreiro "Jonnes" dos corredores da UFS (Universidade Federal de Sergipe), muio simpático e muito bom vendedor. Eu vivia endividada, tanto que quando me mudei, ele faou, que havia perdido a sua "galinha de ovos de ouro". Espero que ele ali tenque ele tenha prosperado por ali tenha prosperado, virado livraria;
lembrei-me também do seu Itamar, outro bom vendedor em sua livraria "Itamar", daqui da Unesp, Campus/Bauru. Hoje extinta. Lá outro sufoco, dÃvidas e mais dÃvidas. E agora da Livraria verso e prosa, também aqui do Campus de Bauru, recem inaugurada, onde já começoa fazer as minha primeiras aquisições e dÃvidas.
Mas olha, boas lembranças mas nem de longe se parecem com a livraria "Saraiva" por ti apresentada.
Anei a reportagem.
Grande abraço!
Desculpe a demora Candice. Meu acesso á internet caiu drasticamente... Essa livraria deve ser mesmo bem legal. As fotos estão boas e as legendas são de uma inventividade sem igual. Principalmente a do "tem, mas acabou..."
Um abraço.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!