A Casa de Cultura Maloca da Nega, criada em setembro de 2006, é um espaço que, além de desenvolver oficinas populares em pequenos ofÃcios para ampliar a renda de comunidades, promove atividades artÃsticas como dança, iniciação vocal, poesias, artes plásticas, aulas de violão e oficinas de teatro.
Em abril deste ano, a primeira oficina voltada para o reaproveitamento de garrafas pet formou oito mulheres dos bairros Cadeia Velha, Baixada da Habitasa e II Distrito, que já confeccionam e vendem seus artesanatos.
O curso "A Cor do Som na Pele Negra" espera completar as 40 vagas distribuÃdas entre 10 crianças a partir de oito anos, 10 adolescentes, 10 adultos e 10 idosos, em que serão ministrados oficinas de percussão e canto popular, mostra de vÃdeos comentados e apresentação de show musical na conclusão do curso.
A casa também recebe crianças, aos sábados, para o projeto Sessões de Cinema Grátis, com a exibição de filmes infantis em parceria com a Filmoteca Acreana/Fundação Elias Mansour e Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Acre/ABDeC.
Segundo sua fundadora, a cantora Kelen Mendes, as ações da Maloca da Nega estão centradas em fortalecer as identidades indÃgena e negra e beneficiar diretamente a comunidade do entorno do bairro Cadeia Velha. Kelen trabalha atualmente no projeto "Amigos da Casa", que convida os empresários de Rio Branco a adotar um aluno por 25 reais mensais ou firmar parcerias para manter o local.
Oi, Helena! É a arquitetura tradicional das casas daqui e foi o principal motivo que fez a Kelen alugar a casa, toda de madeira e tábua corrida. A decoração é resultado das oficinas de arte. Uma graça!
Fabiana Mesquita · Rio Branco, AC 8/8/2007 18:07
Poxa....muito legal esse projeto ein?
Parabéns a Kelen, a todos os envolvidos e a você, por divulgar uma ação tão bacana!
Abraços,
Linda a iniciativa, viu? E a casa é bem bonitinha mesmo.
Clara Bóia · Blumenau, SC 9/8/2007 12:32Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!