Acho que não preciso falar muito aqui da poesia ou do próprio Carlos Drummond de Andrade. As aulas de literatura das nossas escolas já foram encarregadas de fazer isso. Talvez o que vocês não saibam é que o poeta teve uma relação conturbada com a sua cidade natal, Itabira.
Saiu de lá muito novo e foi morar em Belo Horizonte e depois no Rio de Janeiro. Nunca mais voltou à cidade e de longe escreveu versos que contavam que Itabira era apenas uma memória contada por retratos pregados na parede. Isso foi o suficiente para causar uma impressão negativa em relação ao poeta na cidade. Essa relação só foi sendo consertada e explicada com o tempo.
Nos últimos anos a cidade resolveu "perdoar" o poeta (mesmo que ele não tivesse cometido crime nenhum). Além de aproveitar um tipo de turismo literário espalhado por referências ao poeta em toda a cidade, a prefeitura resolveu fazer uma homenagem à memória do poeta e construiu o Memorial Carlos Drummond de Andrade. Lá estão expostos originais, cartas e artigos pessoais de Drummond.
ótima colaboração!
Será q o autor é Itabirano?? :P
Mandou benzaço!!! Espero ainda ver falando sobre a fazenda do pontal, caminhos drummondianos, casa onde drummond nasceu, museu de Itabira entre outras localidas importantes relaciondas ao grande poeta.
Jão · Itabira, MG 7/11/2006 23:58Jão e Nanda, por que vocês mesmos não escrevem sobre as outras atrações de Itabira no Guia? O Overmundo é colaborativo, seus posts serão bem-vindos!
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 8/11/2006 17:30Uma coisa muito legal do memorial é ver os livros que estão expostos lá. Livros que o Drummond ganhou de outros amigos escritores e doou pra biblioteca pública de Itabira. Todos devidamente autografados.
Leopoldo Furtado · Itabira, MG 8/11/2006 18:54
Oh, Jão! O Sérgio escreve muito bem sobre todo o estado de Minas. Ele é a pessoa mais votada do overmundo! O pessoal, por aqui, adora os textos dele (incluindo eu).
De qualquer forma, não é justo sobrecarregá-lo com os temas que gostaríamos que ele escrevesse. Melhor deixá-lo 'a vontade.
Você é de Itabira, colega! Quem melhor do que você para escrever sobre a cidade? Escreve aí, vai... Estou aguardando...
Olá, sérgio.
Quando citei Drummond e Niemeyer, foi um tanto por intuíção, não tinha lido sua matéria ainda! Nem sabia do memorial!.
Tô aprendendo pra caramba!.
Mesmo vetado, obrigado.
Abraços.
Adorei,e com certeza numa ocasião propria irei conhecer Itabira e esse memorial.deixo mus votos.
clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 22/3/2008 10:56Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!