Memorial da Cultura Cearense

1
Verônica R. · Fortaleza, CE
9/10/2006 · 72 · 1
 

O Memorial da Cultura Cearense é um museu de natureza antropológica que realiza exposições de média e longa duração com foco nas manifestações e valores culturais do Estado. Essas exposições têm provocado a revalorização do artista popular, em especial do setor de artesanato, reconhecendo sua criatividade e iniciativas e a elevação da auto-estima do cearense, que se reconhece nas mostras. A concepção das exposições parte da investigação e análise de um tema específico e posterior coleta de acervo de imagem e de entrevistas orais.

A exposição “Vaqueiros” , estruturada no MCC, transita pelo ambiente natural do vaqueiro utilizando recursos cenográficos, fotos e objetos do uso cotidiano deste personagem símbolo do sertão cearense. Ao andar pelas instalações, o visitante ainda apreende um pouco da história do sertão a partir da ocupação do território pela pecuária.

Ainda no MCC, a mostra “As Admiráveis Belezas do Ceará ou O Desabusado Mundo da Cultura Popular”, descreve a fé do povo do Cariri. São peças de artistas cearenses que delineiam a religiosidade, a vida e até o clima dessa região. Painéis multifacetados e iluminação no ângulo exato garantem ao espectador uma verdadeira viagem ao Cariri.

O Memorial da Cultura Cearense, conta com dois salões para exposições de longa duração, e, outros dois salões para exposições temporárias de curta duração. Complementa o complexo um mini-auditório, com instalações apropriadas para concertos, tanto de música erudita como de música popular. No auditório são proferidas palestras, pequenas apresentações, debates, vídeos, tudo em função da exposição presente.

O MCC tem sua climatização, iluminação e equipamentos de segurança dentro dos padrões técnicos exigidos pela moderna museologia.

onde fica
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema.
Fortaleza - CE.
por que ir
Conhecer a cultura local e valorizar as raízes cearenses.
quando ir
As esposições do Memorial da Cultura Cearense são permanentes, ficando em cartaz durante todo o ano.
quanto custa
De terça a sábado: R$2 (inteir a) e R$1 (meia). Aos domingos, a entrada é gratuita.
website
http://www.dragaodomar.org.br
contato
(85) 3488.8600

comentários feed

+ comentar
Verônica R.
 

* Correção: exposições.

Verônica R. · Fortaleza, CE 18/11/2006 18:50
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados