.Memorial Zumbi dos Palmares.

.joão xavi.
.Fachada do Memorial Zumbi dos Palmares.
1
joao xavi · São João de Meriti, RJ
21/3/2008 · 132 · 2
 

Estive pela primeira vez no Memorial Zumbi dos Palmares em uma ocasião muito especial. Essa visita aconteceu em meados de 2007, quando participei da Mostra de Cultura de Rua na cidade de Volta Redonda (Sul fluminense). Naquela situação o Memorial serviu como palco para um debate sobre o desenvolvimento da cultura jovem na região. A conversa recebeu um público participativo, a rapaziada se mostrou com sede de diálogo e pode trocar uma idéia com produtores culturais e músicos locais. O rapper carioca B Negão (que também havia participado da mesa) encerrou as atividades com um que levantou a galera. Debate e entretenimento na medida certa, a impressão do espaço não podia ter sido melhor.

Interessante é perceber que o Memorial Zumbi dos Palmares tem basicamente dois tipos de uso: esporadicamente abriga eventos como esse que descrevi no parágrafo acima; mas também atua como um espaço de memória centrado na figura de Zumbi dos Palmares. É interessante contextualizar a importância deste tipo de espaço em Volta Redonda, cidade que cresceu em torno da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), e que por muito tempo conviveu com a hierarquia da empresa extrapolando o espaço profissional e invadindo as relações sociais. Até hoje se escutam histórias de clubes freqüentados exclusivamente por negros ou brancos, isso numa cidade que se desenvolveu de fato dos anos quarenta em diante.

Foi com inspiração numa referência histórica dupla (a História do ícone de resistência negra, e este contexto de choque racial mais recente) que o arquiteto Selso dal Belo projetou o Memorial. A construção fica, literalmente, cravada no bairro Vila Santa Cecília, área central de Volta Redonda. Construído no formato arena, com um espaço central circulado por uma série de arquibancadas, o Memorial foi rapidamente adotado pelos skatistas locais. Mas com o passar dos anos, alegando aumento da violência no local, o espaço foi cercado por grades projetadas pelo arquiteto Ricardo Luiz Teixeira.

Quem passa pela Vila Santa Cecília inevitavelmente se depara com o Memorial e a imponente escultura de um Zumbi estilizado, gritando a liberdade de braços abertos (trabalho do artista Rogero Masson). Quem fica tentado a conhecer o espaço pode se surpreender com alguma exposição das que, de tempos em tempos, ocupam a galeria que fica escondidinha no sub-solo do Memorial. Fica aqui a dica de um espaço explorado quase que exclusivamente por iniciativas do poder público local, mas que, assim como a imagem de Zumbi, se encontra de braços abertos. Esperando ser ocupado pela juventude de Volta Redonda, sem distinção de raça, credo ou religião.

onde fica
O memorial fica bem no centro da Vila Santa Cecília, em frente a biblioteca Getúlio Vargas, ocupa o espaço de uma praça, sem número.
por que ir
Pra entrar em contato com quem anda pensando cultura na cidade de Volta Redonda, pois mesmo com o Memorial fechado, o espaço serve de ponto de encontro da rapaziada antenada.
quando ir
A programação varia bastante, vale a pena fazer contato com a prefeitura (adminsitradora do espaço) para consultar a data das atividades.
quem vai
Artistas de todos os tipos
Estudantes
Turistas
quanto custa
Toda a programação que acontece no Memorial é gratuita.
website
http://www.portalvr.com/

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Maravilha, João! O espaço parece ótimo. Se já conseguiu o mais difícil, que é atrair a garotada, não deve ser difícil incrementar a programação. Fica a torcida.

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 18/3/2008 12:51
sua opinião: subir
Gabriela Silveira
 

Seu texto foi o que precisava para achar uma matéria diferente e interessante no veículo de comunicação no qual trabalho! Obrigada

Gabriela Silveira · Taubaté, SP 11/6/2008 15:02
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados