Juazeiro do Norte é conhecida em todo o Brasil e mundo afora pela sua religiosidade e devoção ao Pe. CÃcero. Na esteira das manifestações religiosas o comércio da cidade ganhou impulso e dinamismo e hoje é o maior pólo de empregos e rentabilidade do interior do Ceará. Dizem que em Juazeiro há de tudo um pouco e qem lugar nenhum do mundo se pode encontrar tanta variedade e oferta.
O Mercado Central é um exemplo disso. Em toda as suas galerias o visitante tem a impressão de estar sendo bombardeado pelo chamado dos vendedores, oferecendo as mercadorias expostas. Antes mesmo de entrar, tem-se a sensação de estar em uma meca de vendas. Na parte externa do prédio, centenas de comerciantes que não encontraram espaço no interior do mercado armaram suas barracas. Um emaranhado de produtos transforma a passagem já estreita em um verdadeiro labirinto de onde não é fácil sair. De tão próximas e atravancadas, as barracas impedem a passagem de luz e a qualquer hora que se vá, tem-se a impressão de ser fim de tarde.
Conseguindo cruzar o labirinto, o visitante entra em outro muito maior e extenso: o próprio mercado. Ele possui térreo e piso superior divididos em galerias organizadas de acordo com os produtos à venda. No térreo, as bijuterias imperam. O que se vê de colares, brincos, adornos para o cabelo, anéis e o que houver para pendurar, balançar e decorar o próprio corpo não é brincadeira!! Depois, as parafernálias eletrônicas e brinquedos fazem o céu das crianças, que colocam os pais em estado de loucura a cada passo que dão. É comum ouvir “eu quero!â€, gritado a plenos pulmões. Ainda no térreo, diversos boxes oferecem refeições a preços módicos. O público alvo são os vendedores do mercado que não precisam se ausentar das bancadas para fazer as refeições. No cardápio o famoso prato feito com carnes de boi, bode ou galinha caipira. Além de frutas, verduras, carnes e peixes, que sempre fazem a festa dos que querem variar o cardápio..
No pavimento superior as confecções e artesanato em tecido transformam-se nas atrações. As roupas são bastante caracterÃsticas do nordeste: cores fortes e tecidos leves. Nos causa admiração também as peças artesanais confeccionadas por bordadeiras de toda a região. São trabalhos belÃssimos feitos a mão aplicados em panos de prato, toalhas de mesa, redes, blusas e em qualquer peça de tecido que o cliente quiser. Pode-se ainda observar as bordadeiras trabalhando no local, muitos ficam espantados com a velocidade e beleza dos desenhos ganhando forma e cor. Mas quem vier até o mercado depara-se com diversos produtos tÃpicos e únicos. As imagens de Pe. CÃcero, os produtos feito em couro e madeira, as fitinhas coloridas, brinquedos populares, Ãmãs de geladeiras, artesanato em geral, cÃtaras, imagens de vários santos e também das figuras mais conhecidas e aclamadas da região como as de Lampião, Luiz Gonzaga , Patativa do Assaré e Padim Padre CÃcero.
Por entre os corredores e vielas do Mercado, é quase impossÃvel deixar de notar as banquinhas de produtos que prometem curas milagrosas para uma gama enorme de males do corpo e do espÃrito. O mais famoso desses preparados é a Pomada Padre CÃcero (foto), vendida em pequenas latinhas metálicas (semelhantes à s de Vick) e recomendada para o combate de todo tipo de mal fÃsico.
Portanto, quem quiser se maravilhar com produtos tÃpicos do Nordeste e do Cariri Cearense não pode deixar de ir ao mercado, que como dizem por lá: se encontra de tudo e um pouco mais.
* desarranjo de senhora - estado emocional da mulher casada quando é mal servida na cama.
Candice, fui a Juazeiro do Norte muito menina e não lembro de nada. Esse mercado me lembrou um outro, mas só de térreo, que conheci no Nordeste mesmo, mas acho que em Fortaleza. Não lembro bem. Era um labirinto e sufocante - pra quem não está acostumado ao espaço apertado entre tantas barraquinhas.
Bom, gostaria de dar duas sugestões: 1) você não consegue uma ou duas fotos pra ilustrar o texto? Seria muito interessante ter uma idéia visual do lugar; 2) que tal incluir uns links de páginas que contem, por exemplo, um pouco da história de Pe. CÃcero, Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga e da própria cidade?
Abraços.
Tetê, tirei várias fotos e colocarei elas amanhã pela manhã, ok? Tenho certeza que você vai se localizar e amar as fotos! Estão bem a cara do que se passa no mercado.
beijos e obrigada pela sugestão, vou procurar os links também!!!!
Legais as fotos, Candice. Engraçado que imaginei o mercado mais "apertado" e me surpreendi com a terceira foto. Em Fortaleza, é diferente - e menor, porque só tem o térreo.
Mas o que seria "desarranjo de senhora"??? :-)
Beijos.
Candice,
Adoro estes mercados, tão "nossos" onde se encontra de tudo, mel, ervas, galinhas, bijuterias, artesantos, pomadas mágicas, verduras, remédio para desarranjo de senhoras (rssss) e muitas vezes, verdadeiras obras de arte. ADORO!
Este ainda tem o diferencial de ser na terra do "Padinho"...
Mais uma bela matéria. Parabéns!
Abçs
Salve candice Gonçalves Amiga.
Uma Matéria primorosa.
Verdadeira obra de ARTE.
parabéns por seu trabalho de tanta qualidade.
um Grande Abraço.
Que maravilha!
Candice, se continuar assim, serei convencida a me mudar para o Ceará, estado belÃssimo e riquÃssimo de tradições e cultura.
Ador esses mercados e já conheço o de Fortaleza (onde gastei uma fortuna, com blusas, toalhas de mesa, tapetes, potes, etc., etc.).
As fotos estão lindas...
beijos
Candice, se o colesterol ruim me permitisse uma buchada de bode... Rsrsrsrs!!
Continuo nessa maravilhosa tourné pelo Nordeste, que amo de paixão, levada por vc nossa Overguia Turistica.
Bjs querida
Eu de volta para o merecido voto.
beijos
Foi muito boa esta tua informação sobre este interessante Mercado Central de Juazeiro do Norte. Assim que houver uma oportunidade terei o imenso prazer em conhecer. Meus sinceros aplausos e abraços Amiga Candice.
Carlos Magno.
mto bom! outra ótima colaboração, candice!
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 26/10/2007 06:22Hum..adoro Mercados, quando viajo sempre quero saber, muitos com a sua simplicidade, outros prédios cheios de materiais franceses, belgas, italianos...mas o que vale na visita é o povo e teus jeitos, trejeitos...a fala, o carinho...Bacana. Parabens pelo texto. Voto.bj
Cintia Thome · São Paulo, SP 26/10/2007 06:55Foto beleza da Tereza Raquel, e texto tambem, votado
victorvapf · Belo Horizonte, MG 26/10/2007 08:42
Adoro mercadões populares Candice.
1000 vezes preferÃvel que um shopping.
Sorte de quem pode conhecer e conviver com o universo multicultural que ele esconde.
Parabéns, mais uma vez, por sua excelente cobertura!
Obs: esta eu tive a honra de fazer publicar.
Oi Candice!
Obrigado por me convidar!
Adoro feiras. Acho uma delÃcia para os sentidos: tantas cores, cheiros e sons!
Fiquei com vontade de conhecer.
Abraços
Na minha cidade não tem snif...snif...
Candice que delÃcia de reportagem!
Fique com "lumbriga", água na boca e nos olhos... ao iamginar em emio a tantas iguarias.
Adoro mercados, adoro o cheiro, o fudunço de gente. Olha, me trouxes gostosas e saudosas lembranças de todos os mercados que já conheci.
parabéns!
Beijos
Textos e fotos em concordância verbal. Rs.
Excelente, Candice!
Benny.
Adoro mercados! A alma do povo do lugar está impregnada neles.
Quero conhecer o seu! Parabéns pela descrição!
Candyce, é uma alusão a candy = doce, compreende agora? rss
Os mercados, todos eles tem o mesmo cheiro, uma mistura agradável de aromas, saboores, tipos de pessoas, culturas...
Ótimo!
abço.
Bela matéria. Bela divulgação.
E eu - que conheço de perto estas belezas - fico por aqui na maior saudade.
Parabéns.
Irmã Candice Gonçalves Querida.
Maior orgulho estar aqui para votar no seu trabalho.
Muito bem feito, está em bom lugar e merece toda exaltaição.
Você é uma Pessoa admirável com seus trabalhos admiráveis.
Temos de sempre prestigiar.
Avise-nos e receba um grande abraço.
Tetê: se os corredores parecem mais vazios, é porque as pessoas ficaram tÃmidas para a fotografia. Mesmo sem que eu dissesse coisa alguma, eles sabiam que era um tipo de entrevista, matéria, etc. Vale mesmo a pena conferir o mercado do Padim CÃcero. Beijos eobrigada pela participação e comentários.
Nydia: obrigada pela força e carinho. Adoro os teus recadinhos! Beijocas.
Azuir: Muito obrigada pelo seu carinho também! E continue mandando as suas publicações, meu caro poeta!
Saramar querida: o Ceará, apesar do que muitos pensam a respeito da seca e da pobreza, é um estado extremamente rico por sua cultura, belezas naturais e principalmente pela hospitalidade de seu povo!!! Venham nos visitar e deixar seus reias bem gastos aqui no Cariri também. Hehehehe. Beijocas. Muito agredecida pelas suas palavras.
LÃgia de nome lindo: te aguardopra uma deliciosa panelada - apesar do nosso colesterol ruim. hahahaha. beijos.
Meu amigo Carlos Magno: muito grata pela força e carinho! Volte sempre, meu poeta.
Gulherme: Grata pela tua participação, volte sempre!!!!
Cintia:você é mesmo devota do Padim CÃço/em>? Beijos pra você, querida! valeu demaispela participação!!!!
VictorVapt: a Raquel agaradece o elogio. Como ela é muito alta, todas as fotos que exigem braços mais longos, são invariavelmente dela. Minha amiga musa. Beijospra ti e valeu pelo comentário!
Marcos Paulo: você é um dos meus mais bravos colaboradores, sempre vindo me visitar, quer seja nas praças, exposições e agora no mercado. Quem sabe a visita um dia será aqui no Cariri!!!! O meu sincero agradecimento e te mando beijos e votos de um final de semana maravilhoso!!!!!!!
Cavalheiro: As feiras e mercados são mesmo maravilhosas!!! Te empresto o mercado da minha cidade, tá? Beijocas, querido.
Minha cara Branca: Mercados são sempre uma prazerosa surpresa, não? beijos, menina.
Benny: Valeu pelos recadinhos! ObrigadÃssima!
Roberta: obrigada pelo carinhoso recadinho. E como é o teu mercado?
Sérgio: mercados são sempre os melhores passeios. Gosto de conhecê-los em todas as cidades em que ando. Beijos. Valeu!!!
Amigo Rubênio: meu conterrâneo mais ilustre do overmundo, salve, salve! valeu pelo carinho, viu? beijos
Menina Candice, Cândida...o ceará é um dos poucos Estados brasileiros que eu não conheço, nunca tive oportunidades de visitá-lo, mas,obrigada por ter me apresentado de forma tão cultural e prazerosa.
Grande metéria.
Elizete
Grande Elizete: muito obrigada por sempre arrumar um tempinho pra dar uma passada por aqui. Seus escritos são sempre um prazer, querida. E venha ao Ceará quando quiser, viu? Abraços e beijos e um ótimo domingo!!!!
Candice Gonçalves · Crato, CE 28/10/2007 11:37
Sou dos tantos nordestinos
vagando mundo a fora
tirados pelo destino
puxado desde menino
e não consigo ir embora
abraço
andré
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!