Mercado Distrital do Cruzeiro

Sérgio Rosa
1
Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG
29/9/2008 · 92 · 1
 

Em 2007 uma grande polêmica cercou o Mercado Distrital do Cruzeiro. Fechá-lo ou não? Com a possibilidade do cerramento das portas anunciado, os comerciantes se uniram, alertaram a comunidade freqüentadora do mercado e conseguiram adiar o fechamento do mercado. Ao menos por enquanto ele está a salvo. No mesmo período, outro tradicional mercado da cidade, o de Santa Tereza, enfrentava a decisão do seu futuro próximo.

Funcionando desde 1974 no bairro Cruzeiro, o mercado é o local mais tradicional da região. Ocupa grande área no coração do bairro e por isso quiseram transformá-lo em um grande estacionamento. O mercado oferece muito espaço e tranqüilidade para circular, comer, beber, comprar utensílios, conversar e simplesmente deixar o tempo passar.

As eleições se aproximam e, de acordo com Leonice, com 22 anos de mercado, dona da loja Utilidades da Leo, a memória ainda é fresca quando o assunto é o futuro da sua loja. Apesar disso, a vida dentro do mercado continua. A reforma anunciada para o próximo ano fez o local, de certa forma, parar no tempo. Até o fim do trabalho, nenhuma nova loja pode ser aberta. Por isso que, além de cuidar do seu negócio, Leo também passou a tomar conta de uma loja de biscoitos abandonada pelo dono. A idéia é: não deixar fechar nenhum estabelecimento para não enfraquecer o movimento e justificar outra tentativa de fechamento.

Gilmar vende imagens. Gilmar Santeiro vende imagens santas e sincréticas. Com 7 anos de mercado, as suas prateleiras não são de frutas, mas são coloridas como as de um autêntico hortifrutigranjeiro. A loja, embora transborde estátuas e bonecos, consegue se organizar em um espaço reduzido. Preços variam de acordo com tamanho e dedicação do artista.

Júnior dá o nome ao ponto de encontro mais fiel do mercado. A sua lanchonete é (re)pouso certo da vizinhança do bairro nos finais de semana. Tipo de local onde todo mundo se trata pelo primeiro nome entre gargalhadas e comentários em voz alta. Cinco minutos de balcão são suficientes para qualquer um te convidar para uma conversa. Assuntos? os proibidos: futebol e política. O bar que criou a única esquina do mercado é o ponto mais animado do Cruzeiro.

Eustáquio é o dono do Ponto de Venda e, como muitos, vende isso mesmo: um ponto de encontro. Se o nome da sua loja não diz nada, os seus 30 anos de Mercado do Cruzeiro garantem clientes fiéis. Simpatia Eustáquio não vende. Esse é o único produto que sai de graça das suas estantes. Fruta, ovo, leite, queijo, doces, verduras: você escolhe e ele atende.

onde fica
Rua Ouro Fino, 452, Cruzeiro
por que ir
O mercado inspira uma rotina agradável. Não tem música alta: o barulho vem das cozinhas abertas e das conversas animadas.
quando ir
Exceto segunda-feira.
quem vai
É o tipo de ambiente freqüentado por quem é bem exigente com produtos mas não faz tanta questão de luxo. Donas de casa fazendo compras. Aposentados tomando uma cerveja. E jovens também.
quanto custa
Ok. Costumam dizer que os preços do mercado não são os mais baratos. Também não são salgados a ponto de questionar o lado popular do local. Como todo bom mercado você tem que pesquisar e pechinchar.

comentários feed

+ comentar
Ailuj
 

Um beijo e meus votos

Ailuj · Niterói, RJ 3/10/2008 03:05
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Ok, era isso que vocês queriam, não é? zoom
Ok, era isso que vocês queriam, não é?
Eustáquio, 30 anos de mercado zoom
Eustáquio, 30 anos de mercado
Guloseimas zoom
Guloseimas
O Júnior é um sujeito animado. Assim como o seu buteco. zoom
O Júnior é um sujeito animado. Assim como o seu buteco.
Imagens de Gilmar zoom
Imagens de Gilmar
Logo na entrada, impossível resistir aos biscoitos da Delícias da Vovó. zoom
Logo na entrada, impossível resistir aos biscoitos da Delícias da Vovó.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados