Mercado do Artesanato

1
Tati Magalhães · Maceió, AL
4/3/2006 · 52 · 0
 

Dizem as más línguas que toda feirinha de artesanato é igual, e que sua maior utilidade é a possibilidade de turistas adquirirem lembrancinhas para todos os parentes e para a vizinhança por um preço mais acessível que em um Shopping Center. É lógico que a gente não comunga dessa opinião – que desconsidera tanto o talento de quem produz quanto a utilidade e a beleza daquilo que não recebe um selo de qualidade de uma empresa. Por isso mesmo, damos a dica de alguns lugares onde a produção artesanal, embora seja realmente semelhante a outros lugares, há uma boa variedade de coisas e a possibilidade de criar a partir delas. Um desses lugares é o Mercado do Artesanato, que fica no (ainda) mercado da produção, no Centro de Maceió.

onde fica
No Mercado da Produção, Centro de Maceió.
por que ir
Por não estar na rota das feiras que atraem os turistas, o Mercado do Artesanato é um lugar mais tranqüilo e com alguns produtos mais em conta do que nos demais locais que vendem produtos do gênero. E, além daquilo que sempre atrai os clientes – leia-se roupas e bordados diversos –, ainda conta com objetos como cestas de plantas, palhas para artesanato, bolsas de viagem e baús artesanais, cortinas de conchas e por aí vai... e pra gente não ser injusto: tem uma desvantagem, que é a localização. No prédio está tudo tranqüilo, mas nos arredores a limpeza não é lá essas coisas... mas há no mercado da produção como um todo uma certa poesia do caos: o colorido das torneiras e objetos de encanação pendurados nas barracas, as raízes que curam quaisquer males, os setores organizados desorganizadamente... uma presença viva e real do cotidianos dos alagoanos que lutam, sofrem e, ainda assim, estampam o sorriso entre um gole de cachaça e recolhem as mercadorias expostas nos trilhos quando o trem passa...
quando ir
Todos os dias da semana, com exceção do domingo, das 8h às 18h.
quem vai
O número de turistas é relativamente pequeno se comparado a outros locais que vendem artesanato. Por isso tem gente da cidade mesmo, que gosta de ver e comprar produtos diferenciados. Tem alguns artesãos e decoradores também, que se utilizam das peças como ponto de partida para outras criações.
quanto custa
A entrada é gratuita. Se for comprar alguma coisa, pechinche.

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados