Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Mirante da Serra Negra

Eduardo Schotten
Mirante em primeiro plano. Ao fundo Guaraqueçba
1
EduardoS · Guaraqueçaba, PR
29/10/2007 · 73 · 2
 

O Mirante é um monumento abandonado e marcou a inauguração da estrada PR-405 em 1970, que ligou definitivamente Antonina a Guaraqueçaba. Antes, só podia se chegar de barco. Fica no alto de uma montanha de onde é possível avistar claramente a baía de Guaraqueçaba, a sede da cidade e as fazendas da região, além de toda a beleza das matas e montanhas.

*Possui 30 metros de altura e 127 degraus.
*Se tiver sorte encontrará um lagarto tomando banho de sol por perto, fique tranquilo, pois ele terá mais medo de você do que o contrário.
*Use a passarela sozinho, não acredite profundamente na sorte.
*Não deixe lixo, senão o lagarto irá atrás de você!

Um pouco de história...
A estrada teve sua construção iniciada no início da década de 50, e seria um trecho da futura BR-101, que por outros motivos acabou não sendo concretizada.
O Governador do Estado do Paraná da época, Sr. Paulo Pimentel, discursou rapidamente às 11hs da manhã do dia 20 de dezembro de 1970, no alto do Mirante, realizando os seguintes dizeres:
“ Com a inauguração desta pioneira estrada, esta rica região costeira se despede de século XVI para adentrar a moderna civilização do século XX”
(Pesquisa histórica: José Carlos Muniz)

Que "moderna civilização" tardia não? Já estávamos em 70.

Curiosidades...
A região da Serra Negra (entre PR e SP) foi a primeira região do Brasil onde foram encontradas lavras de Ouro, entre 1638 e 1654, mas não geraram grandiosas riquesas. A Coroa Portuguesa haveria de ficar realmente feliz só alguns séculos depois com Minas Gerais.

onde fica
O Mirante da Serra Negra fica a aproximadamente 74km de Antonina e a 25km de Guaraqueçaba.
por que ir
Se você está indo ou vindo pela estrada de terra que liga Antonina até a sede de Guaraqueçaba vale a pena dar uma paradinha, esticar as pernas, e contemplar a bela paisagem. Leve sua máquina fotográfica!!!!
quando ir
Prefira os dias de sol, e por ser um local abandonado, visitas noturnas não são muito recomendadas. E você vai fazer o que no escuro né?
website
www.guaraquecaba.gestour.com.br

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Nossa, dá pra fazer um ensaio fotográfico de mirantes abandonados pelo país. Aqui no caminho Rio-BH tem um que parece um disco voador, com vista igualmente linda... Valeu, Eduardo!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 26/10/2007 13:31
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

que lugar lindo... pena que está abandonado

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 29/10/2007 09:29
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados