Mirante de Piranhas

Ratão Diniz / Imagens do Povo / IMA
1
Thiago Paulino · Aracaju, SE
17/7/2007 · 88 · 5
 

O Mirante Secular da aconchegante cidade de Piranhas (AL) foi construído no século XIX, como uma espécie de pequeno farol para orientar as embarcações a vapor que se arriscavam pelo Rio São Francisco.

Existem dois caminhos que levam ao mirante. Um pelo qual os visitantes podem chegar mais rápido de carro, o acesso é através de uma pequena estrada à direita antes da entrada da cidade histórica (essa estrada possui sinalizações de placas do mirante e do restaurante Flor de Cactus que fica no mesmo local). O outro que é preferido por aqueles que estão mais dispostos, parte de dentro da cidade e é preciso encarar os 364 degraus da íngreme escadaria que leva até o mirante. Apesar de um bom exercício, a segunda opção tem algumas vantagens memoráveis como poder observar a bela vista em diferentes ângulos e, se o visitante der sorte, poderá flagrar a animada Dulce “Meneguel” cantando e dançando alguma música de reisado ou qualquer outra do cancioneiro popular, numa energia única que esconde seus 68 anos.

Antes de subir pelas escadarias, dependo do dia da semana e horário, é possível escutar os acordes de alunos da Escola de Violão Altemar Dutra. Minha passagem pela cidade foi em um fim de tarde de uma quarta-feira e, andando pelas ruas de pedra em direção às escadarias do mirante, pude escutar vindo da casa antiga que abriga a escola de violão, os belos acordes dos metais de uma bandinha executando “Meu Erro”, de Herbert Viana. Também é possível perceber ecoando de algumas casas de Piranhas, a voz seresteiro Altemar Dutra. Canindé (SE), município vizinho, também possui um clube como o nome do cantor. Tantas homenagens não são sem motivo: Altemar Dutra costumava se refugiar na região para apreciar a beleza do Rio São Francisco e tocar seu violão em noites enluaradas.

A localidade de Piranhas data do século XVII, quando ainda era conhecida como Tapera, mas somente foi emancipada como vila em 1887. Uma história passada através de várias gerações é contada na região quando se tenta explicar a origem do nome do município: um caboclo pescou uma grande piranha em um riacho que hoje tem o mesmo nome do peixe; preparou e salgou a iguaria. Foi quando o se deu conta que havia esquecido seu cutelo (uma espécie de faquinha) no local da pesca pedindo a seu filho que fosse buscar o utensílio no porto da piranha. De tanto o pescador contar a história e associar o nome do peixe ao local, o antigo povoado ficou assim batizado.


onde fica
O Mirante Secular fica em Piranhas (AL), localizada a 291,4 km de Maceió. O acesso à parte histórica de Piranhas se dá pelo Rio São Francisco ou por meio das rodovias BR-361, BR - 423 e AL -220. Antes da entrada da parte histórica (ou Piranhas Velha, como também é conhecida) existe a entrada que dá acesso ao Mirante Secular.
por que ir
A vista do Rio São Francisco e da cidadezinha história incrustada em um vale. Lá de cima é possível avistar a antiga estação de trem que hoje abriga o Museu do Cangaço e outras construções seculares. Além do belo visual o visitante pode flagrar, dependendo da época do ano e do horário do dia, o balé aéreo dos bandos de aves migratórias que passam pela região.
quando ir
Qualquer época do ano.
quem vai
Turistas, visitantes, amantes de belas paisagens, casais enamorados.
quanto custa
O acesso custa zero real.
contato
Prefeitura Municipal de Piranhas -(82) 3214 1234
piranhasgovm@uol.com.br
Restaurante Flor de Cactus 3686 1106 / 3686 1365

comentários feed

+ comentar
Amanda Maia
 

Oi, Thiago!
Que delícia de lugar! Pretendo conhecer!
Abraço pra ti.

Amanda Maia · Salvador, BA 17/7/2007 15:55
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

bela vista, thiago!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 18/7/2007 08:23
sua opinião: subir
Thiago Paulino
 

Valeu pessoal... vale a pena também dar uma circulada na cidade. Um horário legal para apreciar o visual é no finalzinho da tarde, quando o Sol está bem morno.

Thiago Paulino · Aracaju, SE 18/7/2007 10:41
sua opinião: subir
Ana_e_Lauro_Alagoas
 

Valeu Thiago. Tivemos também o prazer de conhecer esse mirante. Brevemente postaremos nossa experiência. Pelos 364 degraus é mais emocionante, hehehehee.

Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL 5/7/2008 20:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Thiago Paulino
 

Quel legal Ana e Lauro..
Quanto mais novas experiências mais rico foca o nosso Overmundo.. e mais angulos de apreciação os leitores terão..
Não deixem de me avisar quando postarem a experiência..

Abraço.

Thiago Paulino · Aracaju, SE 9/7/2008 23:52
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados